domingo, 28 de outubro de 2018

APOL 5: RI e Elites


Todas certas...

Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais 
“Essa teoria surge no contexto da Guerra Fria, pelos escritos de Waltz. Parte-se do pressuposto de que a realidade é dada, existe como uma anarquia, sempre foi e sempre será o oposto da ideia de construção da realidade. Segundo o seu principal autor, as relações internacionais são salpicadas por partículas de governos e mescladas por elementos de comunidade que estão atuando em um sistema anárquico” (Adaptado).

Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 7), p. 162-163.
A qual teoria se refere a citação acima?
A
Neorrealismo
B
Neoliberalismo
C
Realismo ofensivo
D
Construtivismo
E
Teoria pós moderna

Questão 2/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A preocupação teórica com as instituições – uma das marcas da filosofia política moderna desde os contratualistas (sobretudo Hobbes e Locke), passando pelos Federalistas americanos (James Madison, Alexander Hamilton e Joh Ray) e dominando as pesquisas em Ciência Política até meados da década de 1940 – foi deixada de lado mediante o que se convencionou chamar de revolução comportamentalista. A partir desse movimento, a discussão em torno do desenho constitucional em relação à forma de Estado (unitário ou federado) e ao sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) foi ofuscada pela preocupação com o comportamento de indivíduos e grupos sociais. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 8).
Tendo como base os conteúdos da disciplina Elites e Poder, examine as afirmativas abaixo, que tratam dos desdobramentos do comportamentalismo mencionados na contextualização acima, e depois assinale a alternativa que contém uma análise correta.
I. A revolução comportamentalista foi uma maneira de recolocar o foco da análise sobre os atores, tanto governamentais quanto das demais camadas sociais.
II. Entre os anos 1940 e 1970, grande parte dos estudiosos se dedicou à formação das preferências individuais ou coletivas.
III. Os comportamentalistas se concentram nas instituições formais de governo, tais como as regras que organizam as eleições (se majoritária ou proporcional)
IV. A ênfase da revolução comportamentalista recaiu sobre o número de partidos de um dado país e a organização do trabalho interno ao poder legislativo (regras de comissões e de maioria, por exemplo).
A
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Questão 3/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:

A conclusão desse grande projeto chamado EurElites indica que no final do século XX os parlamentos dos países europeus têm sido habitados por um perfil bastante delimitado: indivíduos de classe média, com ampla presença de diplomas universitários (e, em particular, em cursos de humanidades), egressos de ocupações de colarinho branco (profissionais liberais) ou no funcionalismo público (professores, acima de tudo) e com significativa experiência política local e partidária. Esse padrão, além do mais, estaria aproximando as bancadas das agremiações de diferentes matizes ideológicos, borrando as diferenças sociais que marcaram os partidos políticos do início do século XX. Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 8, adaptado).
Partindo dos conteúdos da disciplina Elites e Poder, examine as afirmativas abaixo, que tratam do Projeto EurElite mencionado na contextualização acima, e depois assinale a alternativa que contém uma análise correta.
I. Os partidos de esquerda deixaram de recrutar seus quadros nas classes trabalhadoras e os partidos de direita deixaram de selecionar seus representantes entre os empresários.
II. Desde meados dos anos 1970, as bases sociais do recrutamento dos partidos de diferentes posições ideológicas, à esquerda ou à direita, convergiram para as camadas médias da sociedade, processo que recebe o nome de convergência.
III. Para os pesquisadores do EurElites, o fenômeno da convergência estaria ocorrendo, com ritmo e intensidade particulares, na maioria dos países de democracia consolidada da Europa.
IV. A principal razão para a convergência estaria na estabilidade do sistema partidário desses países e a sua dependência cada vez maior dos recursos do Estado, como cargos públicos e financiamento público das atividades eleitorais e organizacionais.
A
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
C
Apenas a afirmativa II está correta
D
Todas as afirmativas estão corretas

E
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas

Questão 4/5 - Teoria das Relações Internacionais 
“Para o neorrealismo, os sistemas internacionais são anárquicos e descentralizados e por conta disso, a política internacional tem sido chamada de política na ausência de governo. Deste modo, característica proeminente das relações internacionais é a falta de ordem. Waltz destaca que os sistemas internacionais são formados pela cooperação entre unidades egoístas, que buscam sua sobrevivência e segurança. A estrutura é definida pela disposição de suas partes e pelos princípios dessa disposição, apenas as mudanças nas disposições representa uma mudança estrutura”. (Adaptado).
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 7), p. 167.
A descrição acima refere-se a qual princípio do neorrealismo?
A
Princípio das Funções das unidades
B
Princípio ordenador sistêmico
C
Princípio das Capacidades relativas
D
Princípio da ajuda mútua
E
Princípio da reciprocidade

Questão 5/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
A redescoberta das instituições é uma reação crítica ao comportamentalismo e à resistência dessa teoria em analisar as regras que organizam a política em uma dada comunidade. Segundo os seus formuladores, as regras são responsáveis por definir as preferências dos atores e, portanto, são cruciais para entender os resultados políticos. Com base em autores da área econômica, como Anthony Downs e Mancur Olson, esse movimento afirma que a racionalidade egoísta (isto é, a busca por maximizar os benefícios individuais) se baseia no desenho institucional para traçar a estratégia que melhor sirva aos interesses dos atores políticos. Esse paradigma ficou conhecido como neoinstitucionalismo de escolha racional por combinar os pressupostos institucionalistas (o arranjo das regras que eleitorais e de tomada de decisões políticas) com a racionalidade estritamente instrumental dos atores políticos-chave. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 8).
Partindo dos conteúdos da disciplina Elites e Poder, examine as afirmativas abaixo, que tratam do neoinstitucionalismo de escolha racional (a corrente teórica discutida na contextualização acima), e depois assinale a alternativa que contém uma análise correta.
I. A redescoberta das instituições representou uma verdadeira revolução na Ciência Política, pois estabeleceu um marco teórico que veio a se tornar amplamente utilizado pelos pesquisadores norte-americanos.
PORQUE
II. A adesão ao neoinstitucionalismo de escolha racional por uma geração de estudiosos ocasionou um verdadeiro abandono da opção pelo estudo das elites políticas, especialmente nos Estados Unidos, origem do paradigma e seu centro irradiador.
A
A primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta
B
As duas afirmativas estão corretas, e a segunda contém elementos
que complementam a primeira
C
A primeira afirmativa está incorreta e a segunda está correta
D
As duas afirmativas estão incorretas
E
As duas afirmativas estão corretas, porém elas abordam assuntos
que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas

5 comentários:

Anônimo disse...

Se acertou apenas duas, pode solicitar refazer a apol outra vez.

Anônimo disse...

as respostas estão corretas?

Unknown disse...

Muito bom esta de parabéns o Blog ele me ajuda muito

Anônimo disse...

Que a sua semana seja abençoada!

123ket disse...

Onde fica As respostas?