Tirei 60 (tristinha), errei duas e não sei quais....Quem quiser ajudar os colegas que ainda não fizeram.
Questão
1/5 - Educação Patrimonial
Atente
para o excerto abaixo:
“[...] o empenho sistemático e duradouro da
educação patrimonial torna-se eficiente se for capaz de promover a formação e a
informação acerca do processo de construção de identidades plurais e de
propiciar o desenvolvimento de reflexões em torno do significado coletivo da
história e das políticas de preservação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio
Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.37.
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do
livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no
Brasil sobre a função social da propriedade urbana, leia as afirmativas a
seguir:
I. O tombamento é um recurso jurídico que valoriza a função comercial da propriedade privada e prejudica a preservação dos bens públicos.
II. Os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado.
III. O tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel.
IV. O Estatuto Paisagístico ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas, em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos.
I. O tombamento é um recurso jurídico que valoriza a função comercial da propriedade privada e prejudica a preservação dos bens públicos.
II. Os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado.
III. O tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel.
IV. O Estatuto Paisagístico ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas, em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I, III,
IV
|
|
B
|
I, II,
III
|
|
C
|
II e
III.
|
|
D
|
II, III
e IV
|
|
E
|
III e
IV.
|
Questão
2/5 - Educação Patrimonial
Considere
o excerto abaixo:
“A ação pedagógica no campo patrimonial figura
também como um instrumento de desenvolvimento individual e coletivo, propulsora
do diálogo entre a sociedade e os órgãos dedicados à identificação, proteção e
promoção dos bens culturais. Mas a eficácia dessa ação somente se consolida na
medida em que proporciona o intercâmbio de conhecimentos acumulados pela
comunidade, pelos especialistas e pelas instituições devotadas à defesa do
patrimônio, como, por exemplo, secretarias de cultura, centros de pesquisas e
universidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,
ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio
Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.38.
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do
livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no
Brasil relacionados aos princípios e às diretrizes do IPHAN com relação à
educação patrimonial, leia as afirmativas a seguir:
I. Quando idealizados, os princípios e diretrizes do IPHAN voltados para a educação patrimonial foram guiados pelo processo ambiental e pela preservação patrimonial.
II. A aproximação entre processo educacional e preservação patrimonial se efetivou nos anos 1970, justamente quando ocorreu a convergência entre o IPHAN e o extinto CNRC (Centro Nacional de Referência Cultural).
III. O extinto CNRC, órgão federal considerado pela imprensa brasileira como o responsável pela defesa da cultura nacional, foi dirigido pelo designer pernambucano Aloísio de Magalhães.
IV. Se as pesquisas realizadas no CNRC não deram resultados imediatos, as mesmas deram frutos que foram colhidos ao longo da década de 1980.
I. Quando idealizados, os princípios e diretrizes do IPHAN voltados para a educação patrimonial foram guiados pelo processo ambiental e pela preservação patrimonial.
II. A aproximação entre processo educacional e preservação patrimonial se efetivou nos anos 1970, justamente quando ocorreu a convergência entre o IPHAN e o extinto CNRC (Centro Nacional de Referência Cultural).
III. O extinto CNRC, órgão federal considerado pela imprensa brasileira como o responsável pela defesa da cultura nacional, foi dirigido pelo designer pernambucano Aloísio de Magalhães.
IV. Se as pesquisas realizadas no CNRC não deram resultados imediatos, as mesmas deram frutos que foram colhidos ao longo da década de 1980.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I e II.
|
|
B
|
I e IV.
|
|
C
|
I, III,
IV.
|
|
D
|
I, II,
IV.
|
|
E
|
II,
III, IV.
|
Questão
3/5 - Educação Patrimonial
Leia o
fragmento de texto abaixo:
“Nada substitui o objeto real como fonte de
informação sobre a rede de relações sociais e o contexto histórico em que foi
produzido, utilizado e dotado de significado pela sociedade que o criou. Todo
um complexo sistema de relações e conexões está contido em um simples objeto de
uso cotidiano, uma edificação, um conjunto de habitações, uma cidade, uma
paisagem, uma manifestação popular, festiva ou religiosa, ou até mesmo em um
pequeno fragmento de cerâmica originário de um sítio arqueológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina,
MONTEIRO Adriane Q., Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
p.9.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos
abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de
preservação no Brasil sobre o Programa de Cidades Históricas, leia as
afirmativas a seguir:
I. No decorrer dos anos 1970, o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas.
II. O objetivo da implantação deste Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico.
III. Em 1979 surgem as duas facetas da política patrimonial: o tangível (patrimônio cultural) e o excepcional (patrimônio natural).
IV. Nos anos 1960, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista.
V. Nos anos 1960, o conceito patrimônio cultural já era um consenso, embora, além do IPHAN, mais instituições permeassem a questão patrimonial.
I. No decorrer dos anos 1970, o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas.
II. O objetivo da implantação deste Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico.
III. Em 1979 surgem as duas facetas da política patrimonial: o tangível (patrimônio cultural) e o excepcional (patrimônio natural).
IV. Nos anos 1960, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista.
V. Nos anos 1960, o conceito patrimônio cultural já era um consenso, embora, além do IPHAN, mais instituições permeassem a questão patrimonial.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I, II,
III.
|
|
B
|
I, III,
IV.
|
|
C
|
I, II,
IV.
|
|
D
|
II,
III, V.
|
|
E
|
III,
IV, V.
|
Questão
4/5 - Educação Patrimonial
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“[...] a ideia de preservar o patrimônio imaterial
não surgiu das práticas preservacionistas da sociedade ocidental, associadas à
cultura material, mas nos países do Oriente e do chamado ‘Terceiro Mundo’.
Sobre o registro do patrimônio imaterial, Sant’ Anna afirma: “não é um
instrumento de tutela análogo ao tombamento, [...] que pode também ser
complementar a este. [...]. O objetivo é manter o registro da memória desses
bens culturais e de sua trajetória no tempo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SANTA’ANNA, Márcia. A face imaterial do
patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In:
ABREU, R.; CHAGAS, M. (Orgs.). Memória e patrimônio. Ensaios
contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 52.
Preservar o patrimônio cultural na sua
materialidade e imaterialidade é uma tarefa dinâmica, construída dia a dia
durante as ações de educação patrimonial. Considerando o texto acima e os
conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de
preservação no Brasil, no que diz respeito às condições que facilitam essa
ideia, leia as afirmativas a seguir:
I. Os monumentos, compreendidos como documentos,
nos permitem olhar com maior cuidado para os bens materiais e imateriais.
II. Quando uma obra de arte não interessa mais - seja o busto de uma personalidade histórica ou um monumento -, ocorre uma perda de sentido simbólico, que também é uma forma de percepção social.
III. É possível demonstrar a independência entre os termos preservação e valorização dos bens tombados com a elaboração de novos significados socioculturais do patrimônio.
IV. No final dos anos 1960, a legislação destacava, como objetos de preservação, monumentos construídos pelo ser humano ou moldados pela natureza.
V. Quando Mário de Andrade elaborou o anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram desconsiderados os conjuntos mais diversificados, incluindo os formados por bens de valor arqueológico, etnográfico e bibliográfico.
II. Quando uma obra de arte não interessa mais - seja o busto de uma personalidade histórica ou um monumento -, ocorre uma perda de sentido simbólico, que também é uma forma de percepção social.
III. É possível demonstrar a independência entre os termos preservação e valorização dos bens tombados com a elaboração de novos significados socioculturais do patrimônio.
IV. No final dos anos 1960, a legislação destacava, como objetos de preservação, monumentos construídos pelo ser humano ou moldados pela natureza.
V. Quando Mário de Andrade elaborou o anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram desconsiderados os conjuntos mais diversificados, incluindo os formados por bens de valor arqueológico, etnográfico e bibliográfico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I, III,
IV e V.
|
|
B
|
I, II e
IV.
|
|
C
|
II, III
e V.
|
|
D
|
II, IV
e V.
|
|
E
|
III, IV
e V.
|
Questão
5/5 - Educação Patrimonial
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional [...] é o documento de identidade da nação brasileira. A
subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer outra
coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, R. M.F.de. Rodrigo e o
IPHAN. Rio de Janeiro: Minc- Sphan- Pró-Memória, 1987.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados
no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no
Brasil sobre o que é Educação Patrimonial e as formas de aplicá-la no
cotidiano das estruturas formais e não-formais do ensino e da aprendizagem, é
correto afirmar que:
|
A
|
Um dos resultados do diálogo entre cultura e
educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela
economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório
desdobramento no Brasil.
|
|
B
|
O conhecimento, a valorização e a proteção do
patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas
formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na
escola e em outros espaços da formação da cidadania.
|
|
C
|
A constituição vigente, a de 1988, adverte que a
preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa
responsabilidade.
|
|
D
|
Os bens culturais limitam as pessoas aos seus
pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
|
|
E
|
A definição abrangente de patrimônio nega que
nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus
significados.
|
Um comentário:
Justo o que eu procurava sobre plaqueta de identificação. Obrigada!
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