sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

APOL: Etica e Fundamentos Filosóficos



Acertei 9, não sei qual a errada...ajudem aí, valeu!

Questão 1/10 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir:

“Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré-história e a história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 14.

Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho no que diz respeito ao surgimento da ética, é correto afirmar que: (pagina 60 do livro)
A

A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana.
B

A ética surgiu no período contemporâneo para possibilitar o convívio em sociedade em ambientes competitivos.
C
A ética surgiu no período medieval quando a questão religiosa passou a o ocupar o centro das reflexões filosóficas.
D

A ética surgiu na modernidade quando a razão foi declarada senhora do homem e do mundo.
E

A ética surgiu na Roma Antiga na qual o homem já era considerado a medida de todas as coisas.

Questão 2/10 - Ética e Educação
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Sérgio (Titãs). Epitáfio. A melhor banda de todos os tempos da última semana. Abril Music. 50 min. 2001 (Faixa 6)..
De acordo com as aulas e o livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a música “Epitáfio” faz uma reflexão...
A
ética sobre as escolhas morais.
B
moral sobre a existência.
C
existencialista sobre a vida.
D
cultural sobre a vida e  a morte.
E
o cotidiano das pessoas e os valores transcendentes

Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Está(ão) correta(s):
A
apenas as afirmativas II e III .
B
apenas as afirmativas I e II.
C
apenas as afirmativas I e III.
D
apenas a afirmativa III.
E
apenas a afirmativa I.

Questão 4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005, p. 47-48.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, leia as afirmativas a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Está(ão) correta(s):
A
as afirmativas I e II apenas.
B
a afirmativa II apenas.
C
as afirmativas I e III apenas.
D
a afirmativa III apenas.
E
as afirmativas II e III apenas.




Questão 5/10 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir:
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2° (http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016).
A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da disciplina, Ética, Educação e Trabalho, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de ser humano ético e responsável.
A
ser individual que se realiza sozinhos no mundo.
B
“ser-no-mundo” que exige passividade frente aos outros.
C
exprime a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
D
ser social que só se realiza no convívio com os outros.
E
exprime a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.

Questão 6/10 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir:
“De fato, a melhor definição de valor é exatamente esta: valor é uma relação de não-indiferença entre o homem e os elementos com que ele se defronta. Eis porque o valor pode ser positivo ou negativo. Na relação de não-indiferença temos a atitude de valoração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Ética, Educação e cidadania. (http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf) Acesso em: 15/  fev. 2016.
Considerando a citação anterior e o conteúdo apresentado no livro-base Ética, educação e trabalho sobre a proposta de educar em valores, assinale a alterativa correta:
A

A educação pode ser entendida como uma preparação para a escolha adequada dos valores.
B

A educação é antes de tudo transmissão de conhecimentos e os valores precisam ser ensinados em casa.
C

A educação precisa ancorar-se na proposta axiológica pós-moderna para que possa ter bons resultados atualmente.
D

A educação em valores pressupõe o domínio de princípios filosóficos claros e de práticas pedagógicas direcionadas para estudantes e suas famílias.
E

A educação em valores precisa envolver toda a comunidade escolar para que apoie todas as iniciativas da Escola.


Questão 7/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora, assinale a sequência correta:
A
F – V – F – V
B
V – F – V – F
C
V – V – F – F
D
F – F – V – V
E
F – V – V – F

Questão 8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o excerto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009, p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:
A
2 – 1 – 2 – 1.
B
2 – 1 – 2 – 2.
C
1 – 1 – 2 – 1.
D
2 – 2 – 1 – 1.
E
2 – 2 – 2 – 1.
Questão 9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia a citação a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) ou F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
F – V – V.
B
V – F – V.
C
F – V – F.
D
V – V – F.
E
V – F – F.

Questão 10/10 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mas a ética de Kant é eminentemente uma ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do dever externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é aí definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, pode-se dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, leia as afirmativas a seguir:

I. A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas.
III. A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Estão corretas apenas:
A
as afirmativas I e II.
B
as afirmativas I e IV.
C
as afirmativas II e III.
D
as afirmativas II e IV.
E
as afirmativas III e IV.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
A questão 10 a resposta correta é a letra A.

Oscilange disse...

Elisabeth, obrigada...

webarteam disse...

Showwwww