Farei um post em breve sobre a conclusão, deixa eu apresentar o TCC. uhuhuh
A questão 4 a opção correta é a C
Questão 1/5 - História Contemporânea
O texto
abaixo é um fragmento de um depoimento de Primo Levi, sobrevivente de um campo
de concentração nazista. Leia:
“Nós, que
sobrevivemos aos campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia
incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes
escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos.
Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala.
Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o
fundo. Os que tocaram e os que viram a face dos Górgonas, não voltaram, ou
voltaram sem palavras”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVI, Primo apud.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São
Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 11.
De acordo
com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico,
sobre os campos de concentração nazista, assinale a alternativa correta:
|
A
|
Os campos de concentração foram criados pelo regime nazista com
o objetivo de conter as populações de regiões anexadas que não
aceitaram o domínio de Hitler.
|
|
B
|
Eram incluídos entre os prisioneiros dos campos de concentração:
judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos, doentes mentais,
grupos religiosos e opositores políticos, indivíduos que, de acordo
com
Hitler, deveriam ser eliminados para o aperfeiçoamento da raça
ariana.
|
|
C
|
No final da guerra, preocupado com a preservação do território alemão,
Hitler optou por libertar os prisioneiros dos campos de concentração,
de forma que fosse possível concentrar as forças armadas na defesa de
suas fronteiras.
|
|
D
|
A “solução final” constituiu na expulsão massiva de prisioneiros dos
campos de concentração do território alemão, o que acabou por expor
as condições às quais os judeus eram submetidos para o restante do
mundo.
|
|
E
|
A maior parte dos campos de concentração foram criados por Hitler
antes
do início da Segunda Guerra Mundial, pois, com o desenvolvimento dos
conflitos, os nazistas concentraram seus esforços na elaboração de
estratégias militares.
|
Questão 2/5 - História Contemporânea
Leia o trecho a seguir:
“A data
foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque
de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de
uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque
popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito
lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: c’est une revolte
[é uma revolta]; e Liancourt corrigiu-o: Non, Sire, c’est une révolution
[Não, Sir, é uma revolução]. [...] O rei, ao declarar que a investida contra a
Bastilha era uma revolta, reafirmou o seu poder e os vários meios à sua
disposição para fazer face à conspiração e ao desafio à autoridade; Liancourt
replicou que o que tinha acontecido era irrevogável e além do poder de um
rei”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, Hannah. Da
Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília,
1998. p. 38.
De acordo
com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico,
o processo conhecido como “Revolução Francesa” foi de grande impacto para a
sociedade europeia, gerando transformações profundas nas estruturas social,
política e econômica, o que explica a utilização do termo “revolução”. Assinale
a alternativa que exemplifica essa transformação:
|
A
|
A revolução francesa tornou o voto universal, independente de
sexo e renda.
|
|
B
|
O processo revolucionário acabou com privilégios da nobreza e
do clero.
|
|
C
|
A França manteve por décadas o regime monárquico, mas tornou-o
parlamentarista, sendo o rei submetido ao parlamento.
|
|
D
|
A condição econômica dos setores mais pobres foi transformada
radicalmente, dando-lhes melhores condições.
|
|
E
|
A parcela mais rica da sociedade foi obrigada a deixar a França e
abrir mão de seus bens.
|
Questão 3/5 - História Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Quase ao
mesmo tempo em que os soviéticos conseguiam deter os nazistas, a atenção do
mundo voltou-se para a região do Pacífico. Na manhã de 7 de dezembro, um
domingo, os soldados e habitantes da base aeronaval dos Estados Unidos, situada
em Pearl Harbor, no Havaí, foram atacados por levas de Zeros, o
caça-bombardeiro japonês, que levantaram voo de seis porta-aviões. Mais de 2400
soldados americanos morreram e vários navios de guerra foram afundados ou
ficaram seriamente avariados”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOTA, Pedro. Segunda
Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras.
São Paulo: Contexto, 2006. p. 372.
A partir
do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa
até nossos dias: um olhar histórico, sobre o ataque à base aeronaval de
Pearl Harbor, em 1941, assinale a alternativa correta:
|
A
|
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor representou a primeira
grande derrota dos aliados, uma vez que a partir de então os japoneses
passavam a utilizar armas atômicas em suas ofensivas.
|
|
B
|
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor contribuiu para o
fortalecimento
dos alemães, em função do impacto da destruição de importantes
equipamentos bélicos norte-americanos.
|
|
C
|
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor determinou a entrada dos
Estados Unidos na Guerra, fortalecendo os aliados na luta contra os
países do Eixo.
|
|
D
|
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor foi fundamental para a
efetivação dos projetos imperialistas do Japão, pois permitiu que
os japoneses obtivessem o controle do Pacífico.
|
|
E
|
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor neutralizou a frota naval
norte-americana, impedindo a continuidade da participação dos Estados
Unidos no conflito.
|
Questão 4/5 - História Contemporânea
Considere a afirmação a seguir:
“O
trabalho industrial – e principalmente o trabalho numa fábrica mecanizada –
impõe uma regularidade, uma rotina e uma monotonia totalmente diferente dos
ritmos pré-industriais de trabalho, – que dependem da variação das estações do
tempo, da multiplicidade de tarefas em ocupações não afetadas pela divisão
racional do trabalho, pelos caprichos de outros seres humanos ou de animais, e
até mesmo pelo desejo de se divertir em vez de trabalhar”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWN, E. J. Da
Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 3. ed. Rio de Janeiro:
Editora Forense-Universitária, 1983. p. 80.
A partir da afirmação acima e dos
conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias:
um olhar histórico, analise as seguintes afirmativas sobre as
transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial:
I. As fábricas modificaram a forma de produção manufatureira, de forma que os trabalhadores perderam ainda mais sua autonomia com relação ao sistema produtivo e aos ritmos de trabalho.
II. A mecanização do trabalho estabeleceu uma maior especialização de tarefas, o que contribuiu para aproximar os trabalhadores do controle do sistema de produção.
III. Os operários que foram empregados nas primeiras fábricas eram homens provenientes de diversos grupos sociais: camponeses expulsos do campo, comerciantes remediados, moradores das cidades sem profissão definida, soldados licenciados.
IV. Nas fábricas, o cotidiano dos trabalhadores era marcado por intensas jornadas de trabalho, baixos salários e pela utilização de mão de obra infantil.
I. As fábricas modificaram a forma de produção manufatureira, de forma que os trabalhadores perderam ainda mais sua autonomia com relação ao sistema produtivo e aos ritmos de trabalho.
II. A mecanização do trabalho estabeleceu uma maior especialização de tarefas, o que contribuiu para aproximar os trabalhadores do controle do sistema de produção.
III. Os operários que foram empregados nas primeiras fábricas eram homens provenientes de diversos grupos sociais: camponeses expulsos do campo, comerciantes remediados, moradores das cidades sem profissão definida, soldados licenciados.
IV. Nas fábricas, o cotidiano dos trabalhadores era marcado por intensas jornadas de trabalho, baixos salários e pela utilização de mão de obra infantil.
Estão
corretas apenas as afirmativas
|
A
|
I e II
|
|
B
|
I e III
|
|
C
|
I e IV
|
|
D
|
II e III
|
|
E
|
III e IV
|
Questão 5/5 - História Contemporânea
Leia o seguinte excerto:
“A II
Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e
Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a
manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se
iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURSZTYN, Marcel;
PERSEGONA, Marcelo. A grande transformação ambiental: uma cronologia da
dialética homem-natureza. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. p. 1945.
A partir do texto e dos conteúdos
trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar
histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de
descolonização afro-asiática:
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países.
I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
|
A
|
I e II
|
|
B
|
II e III
|
|
C
|
II e IV
|
|
D
|
III e IV
|
|
E
|
I e IV
|
4 comentários:
Por favor, como foram as provas de Política Comparada? Poderia descrever elas e seus temas? Obrigado e muita paz.
Oi! Faço RI também e gostaria de saber qual é seu método de estudo para a faculdade EaD. Usa bastante o livro? Ou só vídeo-aula e apostila?
sim uso bastante os livros e nas aulas quando não dá para assistir leio o que tem antes de cada vídeo que é sempre importante.
A questão 4 esta errada. A alternativa correta é a I e IV.
Postar um comentário