sábado, 7 de outubro de 2017

APOL: Pratica Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia


Todas as questões estão certas....

Questão 1/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque, qualquer que seja a TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros –, conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, G. da S.; BOENO, R. K. de S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL, 2012. <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885>. Acesso em 12 maio 2017.

Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
A
Dimensão educacional-laboral; dimensão político-governamental; dimensão socioeconômica.
B
Dimensão político-laboral; dimensão estrutural; dimensão sociocultural.
C
Dimensão econômico-laboral; dimensão político-estrutural; dimensão mundial.
D
Dimensão político-laboral; dimensão econômico-institucional; dimensão estrutural.
E
Dimensão econômico-laboral; dimensão político-governamental; dimensão sociocultural.

Questão 2/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Não basta ter apenas um ensino informático e mesmo a informática como ferramenta de ensino. A nosso ver, para se ter um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a história da informática na educação brasileira, percebe-se a utilização da informática em duas perspectivas: institucional e construcionista. A perspectiva construcionista é baseada na teoria de qual autor?
A
Vygotski.
B
Paulo Freire.
C
Wallon.
D
Piaget.
E
Skinner.

Questão 3/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.

De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
A
O aluno ativo no processo de ensino e de aprendizagem.
B
O professor passivo no processo de ensinar.
C
O professor mediador da aprendizagem.
D
O aluno passivo ao receber o conhecimento.
E
O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa.


Questão 4/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituem que a educação para este século alicerça-se em quatro pilares. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que os quatro pilares da educação são:
A
Aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conhecer.
B
Aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a ter e aprender a ser.
C
Aprender a dividir, aprender a conviver com os outros, aprender a conhecer, aprender a ter.
D
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a compreender os outros, aprender a ter.
E
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.


Questão 5/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
“Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é única prática, e o professor profissional não é o seu único praticante”.

Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010. p. 26.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre educação e tecnologia, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.

I.   (  ) A educação pode acontecer em diferentes espaços: em casa, na rua, na igreja, na escola.

II.  (  ) Por meio da educação, a cultura de uma sociedade é difundida.
III. (  ) Tecnologia e educação são ferramentas que podem oportunizar ao sujeito a construção do conhecimento.

IV.  (  ) É preciso considerar que a educação acontece somente no espaço da escola.

V.   (  ) Algumas pessoas deixam de ser atingidas pela educação por morarem em pequenas cidades.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – V – V – F
B
F – V – V – F – V
C
V – V – V – F – F
D
V – V – F – F – V
E
F – F – V – V – F

10 comentários:

Ricardo Guimarães disse...

OI VC NAO TEM O ESTUDO DE CASO DESTA MATERIA E OBJETIVA E DISCURSUVA


Oscilange disse...

a prova objetiva eu não anotei essa uta estou meio corrida a discursiva vou fazer amanhã. O estudo de caso eu fiz, mas não guardei copia, mas vou ver o assunto e te falo mais ou menos o que fiz.

Oscilange disse...

O estudo de caso é sobre como promover um maior conhecimento em termos de conteúdo e como aproximar os alunos aos professores utilizando a tecnologia.
Falei sobre o professor entender tecnologias para além do laboratório de informática, pois o professor precisará se aliar as tecnologias pois elas vieram para ficar. O professor precisará sair da sua zona de conforto e aprender a utilizar as ferramentas para interagir com os seus alunos e promover a aprendizagem que é o objetivo a ser atingido. Também falei que essa tarefa não é fácil e que ainda não sabemos como ela dará frutos, então o professor terá que tentar, errar e tentar de novo até descobrir uma forma de produzir conhecimento utilizando as ferramentas e que os alunos usam as tecnologias apenas para se divertir e isso é um problema. Também ressaltei que mais do que nunca o professor deve ser o mediador da aprendizagem, ou seja ele não é o sabe tudo mas é o condutor. O professor deve saber que ferramentas eles (os alunos) usam e como usam para introduzir aprendizagem aí. ou seja as tecnologias são dinâmicas então nao vamos conseguir ensinar na base do quadro e giz...
Espero ter ajudado.

marcio disse...

Parabéns pelo trabalho, sempre passo por aqui antes de fazer minhas provas, poderia dar um direcional sobre as questões da prova discursiva? Obrigado.

Oscilange disse...

A objetiva caiu muito sobre tecnologias dependentes(as que dependem de componentes eletrônicos para funcionar) e independentes (não dependem tipo cartaz, quadro de giz) e a objetiva as perguntas eram sobre como o professor deve utilizar as tecnologias com os alunos, quais os desafios e sobre software e sites abertos e fechados..

Unknown disse...

Gostei muito desse blog

Unknown disse...

Obrigado por me ajudar nas respostas

Unknown disse...

Gostei muito

Unknown disse...

Oie você ja tem oque cai na prova objetiva?

Unknown disse...

Muito bom o material