Questão
1/5 - Historiografia Contemporânea
Atente
para a seguinte citação:
“[...] os historiadores dessa chamada quarta
geração [dos Annales] distanciaram-se em parte da geração anterior, no entanto
não se desprenderam do ideal principal pregado pelos primeiros Annales, que foi
a busca pela compreensão de leis anônimas que regessem as 'práticas
coletivas'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MATOS, Júlia Silveira, Tendência e
Debates: da Escola dos Annales à História Nova. Historiae, Rio Grande do
Sul, n. 1, vol. 1, 2010. p. 113-130. p. 116.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base
Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas
pós-modernas sobre o foco de análise da Escola dos Annales, assinale a
alternativa correta:
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A
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A Escola dos Annales estava focada em desenvolver
métodos que tornassem possíveis a análise dos discursos dos grandes homens do
passado e de seus feitos, organizados e elencados coletivamente.
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B
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A ênfase em experiências individuais levava os
historiadores dos Annales a buscarem fontes estatísticas e quantitativas para
abordar o passado, principalmente a Antiguidade.
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C
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O destaque do anonimato das leis históricas não
apagou o apego da Escola dos Annales a grandes personalidades do passado,
principalmente reis e generais.
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D
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A Escola dos Annales abandonou o foco em
indivíduos e eventos isolados, preferindo analisar a dimensão histórica
coletiva e social.
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E
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A historiografia dos Annales além do foco em
grandes personagens do passado, também tratou de temas como guerras,
batalhas, diplomacia e legislação.
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Questão
2/5 - Historiografia Contemporânea
Considere
a citação a seguir:
“Tratava-se [...] de evocar os passos de uma
historiografia que, havia muito, vinha revogando a superfície dos
acontecimentos em proveito das estruturas de longa duração. No interior das
ciências sociais, defendia Braudel, nem tanto a etnologia, mas a história fora
a protagonista nessa tarefa de revogação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Henrique Estrada.
Lévi-Strauss, Braudel e o tempo dos historiadores. Revista Brasileira de
História. São Paulo, v. 29, n. 57, p. 165-186, 2009. p. 166. <
http://www.scielo.br/pdf/rbh/v29n57/a07v2957.pdf>. Acesso em 04 mar. 2017.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base
Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas
pós-modernas sobre as diferentes temporalidades históricas assinaladas por
Braudel, é correto afirmar que:
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A
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Para Braudel, a cada uma das temporalidades
correspondia uma dimensão social, e estas estavam separadas hermeneuticamente
e socialmente e por isso deveriam ser pensadas como desconexas.
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B
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Os fenômenos de longa, média e curta duração
estão articulados e se relacionam entre si, e algumas dimensões sociais são
mais bem analisadas em determinadas durações.
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C
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As três durações identificadas por Braudel estão
associadas a três grandes correntes historiográficas que foram influentes na
formação do historiador francês.
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D
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Embora tenha refletido e escrito sobre as três
durações, as análises históricas de Braudel detiveram-se sobretudo na
curtíssima duração, focando nos grandes feitos dos homens do passado.
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E
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Dentre as durações elencadas por Braudel, a
longuíssima se coloca como a mais importante, sendo as demais irrelevantes
para análise histórica.
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Questão
3/5 - Historiografia Contemporânea
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Estudos Sociais diluiriam o conteúdo de História
nas disciplinas de Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira
(OSPB). Os conteúdos curriculares foram direcionados a um sistema de
‘propaganda oficial’ [...] Impôs-se, assim, um ensino diretivo e acrítico, no
qual a História aparecia como uma sucessão linear de fatos considerados
significativos, predominantemente figuras políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em COLEHO, João Paulo Pereira, COELHO,
Marcos Pereira, BERTOLLETI, Vanessa Alves. Uma análise histórica do ensino de
história no Brasil: regime militar (1968-1972) e conservadorismo pedagógico. IX
Congresso Nacional de Educação - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia,
Curitiba, PUCPR, 2009, p. 11047. Acesso na íntegra em
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2631_1897.pdf. Acesso
em 03 mar. 2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do
livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às
perspectivas pós-modernas sobre o ensino de História no período da ditadura
civil-militar no Brasil, assinale a alternativa correta:
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A
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A disciplina História era abordada de maneira
científica e reflexiva, de forma a dar ferramentas para que alunos e alunas
pudessem intervir na sua realidade social.
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B
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O ensino de História era amplamente influenciado
pela Escola dos Annales, sendo Marc Bloch e Michel de Certeau os principais
nomes desta corrente.
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C
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A influência marxista se disseminou nas escolas a
partir da obrigatoriedade institucional de utilizar Edward Palmer Thompson e
sua metodologia de pesquisa.
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D
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Foi o período no qual a micro-história floresceu
nas escolas, sob a influência crescente de Carlo Ginzburg.
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E
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A disciplina História foi fundida com outras
áreas de humanas gerando a área de “Estudos Sociais”. O ensino de história
assumiu uma característica tradicional e nacionalista, celebrando fatos,
heróis e grandes personagens.
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Questão
4/5 - Historiografia Contemporânea
Atente
para a seguinte citação:
“Burckhardt [está filiado] ao humanismo clássico
alemão, dando aos estudos da história da historiografia uma base mais ampla,
que permite a interseção com outras áreas do conhecimento, sobretudo, a
filosofia e a literatura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: CALDAS, Pedro Spinola Pereira. A crítica
conservadora de Jacob Burckhardt: uma leitura política da história da cultura. História
& Perspectivas, Uberlândia, n. 40, p. 303-310, jan. /jun. 2009. p.
308-309.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base
Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas
pós-modernas sobre as áreas de contribuição de Jacob Burckhardt para a
historiografia, assinale a alternativa correta:
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A
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A contribuição de Jacob Burckhardt para a
historiografia foca-se no estudo das esculturas renascentistas polonesas.
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B
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A obra de Burckhardt contribuiu para o
entendimento do estudo das moedas florentinas da Antiguidade.
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C
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A obra historiográfica de Burckhardt é associada
sobretudo à filosofia da história e à história da arte.
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D
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Ao separar a cultura da política, Burckhardt
estabelece os critérios principais de análise da política, pensando esta como
superestrutura da sociedade.
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E
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O estudo histórico da filosofia teve seu
desenvolvimento atrasado pela forte influência de Burckhardt na
historiografia, uma vez que ele considerava a filosofia indigna da atenção do
historiador.
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Questão
5/5 - Historiografia Contemporânea
Atente
para a seguinte passagem:
“Uma fonte classificada de direta era um escrito ou
relato de alguma testemunha presencial de um fato, de um protagonista, de uma
documentação, às vezes, que emanava diretamente do ato em estudo. Uma fonte
indireta era uma fonte mediada ou mediatizada, uma informação baseada, por sua
vez, em outras informações não testemunhais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: CASTANHA, André Paulo. As fontes e a
problemática da pesquisa em história da educação. 7a Jornada da História em
Educação, Unicamp, Campinas, 2007. < https://goo.gl/uamfYL>. Acesso
em 04 mar. 2017.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do
livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às
perspectivas pós-modernas sobre a forma de estudo das fontes pelo
positivismo, assinale a alternativa correta:
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A
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O positivismo focava suas análises nas fontes de
base arqueológica, uma vez que considerava que objetos eram mais passíveis de
serem analisados cientificamente.
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B
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Por sua capacidade intrínseca de revelar o
aspecto subjetivo da prática histórica, a história oral foi amplamente
difundida pela escola positivista.
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C
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O positivismo concentrou-se em estudar o passado
através as fontes escritas; para atestar sua cientificidade e legitimidade,
preferiam-se aquelas de caráter oficial.
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D
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A revolução representada pelo positivismo
ressaltava a pluralidade de documentos possíveis para a análise histórica,
desde que abordassem aspectos econômicos.
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E
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O positivismo defendia a análise de dados
quantitativos, principalmente para os períodos medievais e antigos, pela
confiabilidade e legitimidade dos registros estatísticos destas sociedades.
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