quarta-feira, 7 de junho de 2017

OBJETIVA: Educação Patrimonial

Questão 1: Sobre políticas de preservação no Brasil, marque a correta
A carta de Atenas 1º documento trazia consigo a perspectiva de valorização de locais de patrimônio que sensibilizasse a toso os povos e países


Questão 2: Leia as afirmativas sobre os encontros e documentos produzidos na América Latina a respeito do patrimônio
I o seminário na República Dominicana considerou os monumentos da cultura popular
II em 1967 em Quito foi despertado o interesse da iniciativa privada na preservação
IV a Carta de Quito abordou o turismo na exploração do acervo cultural visando o desenvolvimento local

Questão 3: Sobre o acesso Universal aos bens e serviços
 II a acessibilidade garante o exercício da cidadania
IV boa parte da população brasileira é formada por pessoas portadoras de alguma deficiência o planejamento urbano deve oferecer mobilidade e preservar áreas de interesse cultural.

Questão 4: Preservação do patrimônio no Brasil
I Monumenta tinha o objetivo de ultrapassar a política patrimonialista vigente
II ainda na década de 1990 repercutia as críticas ao IPHAN por ter promovido a preservação da tradição branca, católica e colonial
IV em 1937 o poder de intervenção do estado na lei 25 para transformar um imóvel privado em bem social por meio de tombamento compulsório.

Questão 5: Sobre democratização da cultura assinale a correta
R: Os museus atuam como mediadores culturais e são ótimo termômetro para pensarmos a qualidade da educação patrimonial desenvolvida em uma sociedade

Questão 6: Sobre Preservação Patrimonial e sua relação com as cidades
R: atuando como pontes para a manutenção da comunicação simbólica, os museus desempenham uma missão

Questão 7: Sobre o PAC
II o PAC é composto por ações estratégicas para as áreas sociais, urbana, logística, energética
III Lançado em 2009 o PAC cidades históricas é uma ação voltada para a infraestrutura social e urbana de municípios que possuem sítios protegidos.

Questão 8: Analise as afirmativas relativas a educação patrimonial
I um dos primeiros e mais marcantes projetos do MEC foi o Interação, que jogo angariou interlocução ao longo de sua existencia (1981-1986)
II o projeto interação se dava em parceria com poderes estaduais, municipais e instituições envolvidas em processo educacionais.
IV em 1982 foram aplicados mais de 80 projetos em localidades diferentes.

Questão 9: Sobre pessoas deficientes e acessibilidade
II promover estratégicas de acesso ao cenário cultural é consolidar o direito universal à cultura e a educação
IV o PNC prevê uma serie de metas para a inclusão, entre elas a 29, para que pessoas com deficiência sejam incorporadas aos lugares de memória.
I a ONU em homenagem ao 58º aniversário da declaração dos direitos humanos, homologou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Questão 10: Sobre economia criativa
I a economia criativa desde os 1ºs anos do sec XXI é um tema destaque apontado como opção para inclusão
III a economia criativa é vista como solução para apresentar à sociedade os recursos intangíveis e infinitos da criatividade.
IV os setores da economia criativa foram definidos pela UNESCO

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