quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

APOL: História Contemporânea

Tirei 80...minha ultima APOL de história...terminando o curso.
Farei um post em breve sobre a conclusão, deixa eu apresentar o TCC. uhuhuh
A questão 4 a opção correta é a C

Questão 1/5 - História Contemporânea
O texto abaixo é um fragmento de um depoimento de Primo Levi, sobrevivente de um campo de concentração nazista. Leia: 

“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram e os que viram a face dos Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVI, Primo apud. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 11. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre os campos de concentração nazista, assinale a alternativa correta:
A
Os campos de concentração foram criados pelo regime nazista com
o objetivo de conter as populações de regiões anexadas que não
aceitaram o domínio de Hitler.
B
Eram incluídos entre os prisioneiros dos campos de concentração:
judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos, doentes mentais,
grupos religiosos e opositores políticos, indivíduos que, de acordo com
Hitler, deveriam ser eliminados para o aperfeiçoamento da raça ariana. 
C
No final da guerra, preocupado com a preservação do território alemão,
Hitler optou por libertar os prisioneiros dos campos de concentração,
de forma que fosse possível concentrar as forças armadas na defesa de
suas fronteiras.
D
A “solução final” constituiu na expulsão massiva de prisioneiros dos
campos de concentração do território alemão, o que acabou por expor
as condições às quais os judeus eram submetidos para o restante do mundo.
E
A maior parte dos campos de concentração foram criados por Hitler antes
do início da Segunda Guerra Mundial, pois, com o desenvolvimento dos
conflitos, os nazistas concentraram seus esforços na elaboração de
estratégias militares.

                Questão 2/5 - História Contemporânea
Leia o trecho a seguir:
“A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: c’est une revolte [é uma revolta]; e Liancourt corrigiu-o: Non, Sire, c’est une révolution [Não, Sir, é uma revolução]. [...] O rei, ao declarar que a investida contra a Bastilha era uma revolta, reafirmou o seu poder e os vários meios à sua disposição para fazer face à conspiração e ao desafio à autoridade; Liancourt replicou que o que tinha acontecido era irrevogável e além do poder de um rei”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998. p. 38. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, o processo conhecido como “Revolução Francesa” foi de grande impacto para a sociedade europeia, gerando transformações profundas nas estruturas social, política e econômica, o que explica a utilização do termo “revolução”. Assinale a alternativa que exemplifica essa transformação:
A
A revolução francesa tornou o voto universal, independente de
sexo e renda.
B
O processo revolucionário acabou com privilégios da nobreza e
do clero.
C
A França manteve por décadas o regime monárquico, mas tornou-o
parlamentarista, sendo o rei submetido ao parlamento.
D
A condição econômica dos setores mais pobres foi transformada
radicalmente, dando-lhes melhores condições.
E
A parcela mais rica da sociedade foi obrigada a deixar a França e
abrir mão de seus bens.

Questão 3/5 - História Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Quase ao mesmo tempo em que os soviéticos conseguiam deter os nazistas, a atenção do mundo voltou-se para a região do Pacífico. Na manhã de 7 de dezembro, um domingo, os soldados e habitantes da base aeronaval dos Estados Unidos, situada em Pearl Harbor, no Havaí, foram atacados por levas de Zeros, o caça-bombardeiro japonês, que levantaram voo de seis porta-aviões. Mais de 2400 soldados americanos morreram e vários navios de guerra foram afundados ou ficaram seriamente avariados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOTA, Pedro. Segunda Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 372. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre o ataque à base aeronaval de Pearl Harbor, em 1941, assinale a alternativa correta:
A
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor representou a primeira
grande derrota dos aliados, uma vez que a partir de então os japoneses
passavam a utilizar armas atômicas em suas ofensivas.
B
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor contribuiu para o fortalecimento
dos alemães, em função do impacto da destruição de importantes
equipamentos bélicos norte-americanos.
C
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor determinou a entrada dos
Estados Unidos na Guerra, fortalecendo os aliados na luta contra os
países do Eixo.
D
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor foi fundamental para a
efetivação dos projetos imperialistas do Japão, pois permitiu que
os japoneses obtivessem o controle do Pacífico.
E
O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor neutralizou a frota naval
norte-americana, impedindo a continuidade da participação dos Estados
Unidos no conflito. 

Questão 4/5 - História Contemporânea
Considere a afirmação a seguir:
“O trabalho industrial – e principalmente o trabalho numa fábrica mecanizada – impõe uma regularidade, uma rotina e uma monotonia totalmente diferente dos ritmos pré-industriais de trabalho, – que dependem da variação das estações do tempo, da multiplicidade de tarefas em ocupações não afetadas pela divisão racional do trabalho, pelos caprichos de outros seres humanos ou de animais, e até mesmo pelo desejo de se divertir em vez de trabalhar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWN, E. J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1983. p. 80. 
A partir da afirmação acima e dos conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as seguintes afirmativas sobre as transformações sociais decorrentes da Revolução Industrial:

I. As fábricas modificaram a forma de produção manufatureira, de forma que os trabalhadores perderam ainda mais sua autonomia com relação ao sistema produtivo e aos ritmos de trabalho.
II. A mecanização do trabalho estabeleceu uma maior especialização de tarefas, o que contribuiu para aproximar os trabalhadores do controle do sistema de produção.
III. Os operários que foram empregados nas primeiras fábricas eram homens provenientes de diversos grupos sociais: camponeses expulsos do campo, comerciantes remediados, moradores das cidades sem profissão definida, soldados licenciados.
IV. Nas fábricas, o cotidiano dos trabalhadores era marcado por intensas jornadas de trabalho, baixos salários e pela utilização de mão de obra infantil. 
Estão corretas apenas as afirmativas
A
I e II
B
I e III
C
I e IV
D
II e III
E
III e IV

Questão 5/5 - História Contemporânea
Leia o seguinte excerto:
“A II Guerra Mundial termina. As principais potências imperialistas (França e Inglaterra) saíram completamente arrasadas da guerra, tornando insustentável a manutenção de seus vastos territórios coloniais. Foi durante essa época que se iniciou o movimento de descolonização afro-asiática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURSZTYN, Marcel; PERSEGONA, Marcelo. A grande transformação ambiental: uma cronologia da dialética homem-natureza. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. p. 1945. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre o processo de descolonização afro-asiática:

I. Em comum, as independências africanas tiveram o suporte ideológico do liberalismo econômico e a adoção de regimes democráticos que garantiram a estabilidade política dos novos países.
II. A Índia foi uma das primeiras possessões coloniais a alcançar sua independência, a partir do movimento de desobediência civil liderado por Mahatma Gandhi.
III. Nos processos de descolonização da Ásia, assim como na África, verificou-se o predomínio de negociações pacíficas entre os países e suas antigas metrópoles, sustentadas por acordos de paz sustentados pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.
IV. Estados Unidos e União Soviética, interessados em fazer crescer suas áreas de influência no contexto pós-Segunda Guerra, interferiram no processo de independência de diversos países. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
A
I e II
B
II e III
C
II e IV
D
III e IV
E
I e IV

4 comentários:

Jose da Silva disse...

Por favor, como foram as provas de Política Comparada? Poderia descrever elas e seus temas? Obrigado e muita paz.

Anônimo disse...

Oi! Faço RI também e gostaria de saber qual é seu método de estudo para a faculdade EaD. Usa bastante o livro? Ou só vídeo-aula e apostila?

Oscilange disse...

sim uso bastante os livros e nas aulas quando não dá para assistir leio o que tem antes de cada vídeo que é sempre importante.

CUCCIOLO disse...

A questão 4 esta errada. A alternativa correta é a I e IV.