Tirei 100
Questão 1/10 - Desenvolvimento Humano
A reação de sorriso do bebê onde não há um investimento libidinal é conhecida por:
A estágio de desenvolvimento pré-objetal
B estágio desenvolvimento objetal libidinoso
C estágio de desenvolvimento sexual complexo
D estágio de desenvolvimento pré-sexual
Questão 2/10 - Desenvolvimento Humano
Quando Piaget diz: "a criança abandona o pensamento fantasioso, mas ainda necessita muito da realidade para conseguir realizar elaborações mentais", ele está se referindo a qual estagio do desenvolvimento?
A operações concretas
B operações formais
C sensório-motor
D pré-operatório
Questão 3/10 - Desenvolvimento Humano
Piaget, Vygotsky e Wallon foram importantes mestres, estudiosos e pesquisadores que desenvolveram teorias psicogenéticas interacionistas, que até hoje norteiam e embasam estudos sobre o desenvolvimento humano. Sobre estes autores, é correto afirmar que:
I) Piaget tinha uma perspectiva naturalista com enfoque biológico. Afirmava que o ser humano tinha possibilidade de evolução ao se adaptar ao meio ambiente, em um processo contínuo de assimilação e acomodação interna, buscando equilíbrio com o meio.
II) Vygotsky tinha uma perspectiva histórico-social, afirma que a aprendizagem ocorre pela interação da criança com o meio, mediadas pela linguagem, e só então, acontece o desenvolvimento.
III) Para Wallon, a inteligência e a afetividade proporcionam o desenvolvimento do ser humano de maneira global, afetiva, individual, concreto e social.
IV) Para Piaget e Vygotsky, destacam a emoção como fundamental para o desenvolvimento da inteligência. Já Wallon, defende que o desenvolvimento ocorre em decorrência da maturidade orgânica, biológica.
Estão corretas as alternativas:
A I e II
B I, II e IV
C I, II e III
D I, III e IV
Questão 4/10 - Desenvolvimento Humano
Os estudos de Harry Harlow sobre privação maternal em macacos demonstraram:
A as reações agressivas do bebê
B a falta de impulso sexuais no adolescente
C a importância do conforto e amor nas primeiras etapas do desenvolvimento humano
D a importância da alfabetização para a criança
Questão 5/10 - Desenvolvimento Humano
Segundo Lakomy, o processo chamado de "acomodação" acontece quando :
A a criança aceita o ambiente ao seu redor
B a criança reorganiza sua estrutura mental, incorporando novas experiências
C a criança se concentra no processo de sucção
D a criança se recusa a aceitar o meio onde vive
Questão 6/10 - Desenvolvimento Humano
Quando falamos de Teoria Interacionista sob uma perspectiva histórico-social, estamos falando de:
A Vygotsky
B Piaget
C Wallon
D nenhum deles
Questão 7/10 - Desenvolvimento Humano
Segundo Piaget, o estágio no qual o recém-nascido não consegue diferenciar o mundo de si mesmo é denominado de:
A operatório concreto
B pré-operatório
C sensório-motor
D nenhuma das respostas
Questão 8/10 - Desenvolvimento Humano
Henri Wallon afirmava que as crianças evoluem em diferentes domínios ou campos funcionais. Sobre isso, delimitou o conceito de alternância funcional. O que caracteriza a alternância funcional, segundo Wallon?
A Os diferentes domínios (motor, afetivo e cognitivo) se desenvolvem simultaneamente,
de forma síncrona e contínua ao longo da vida.
B Nem todos os domínios se desenvolvem juntos, igualmente, de forma linear, mas sim se alternam várias vezes. Em uns momentos prevalecem desenvolvimentos no domínio motor, em outros os afetivos, em outros momentos os cognitivos.
C O desenvolvimento é global e os diferentes domínios têm um processo contínuo de amadurecimento e são independentes um do outro. Por exemplo: o desenvolvimento
emocional não impede o desenvolvimento cognitivo.
D Para que um domínio se desenvolva é necessário que o outro já tenha sido concluído, de forma que: primeiro precisa ser concluído o domínio afetivo para que possa ser iniciado o desenvolvimento cognitivo. Cada um tem uma fase, não se alternam e não
se integram.
Questão 9/10 - Desenvolvimento Humano
Segundo Spitz (2004, p. 187), as relações entre mãe e bebê, permeadas por vocalizações e balbucios, se passam:
A num domínio irracional e sem coerência conceitual
B num domínio totalmente racional para ambos
C num domínio totalmente racional só para a mãe
D nenhuma das alternativas
Questão 10/10 - Desenvolvimento Humano
As três fases da fala elaboradas por Vygotsky são:
A social, egocêntrica, interior
B discursiva e interativa
C analítica e progressista
D analítica e interativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário