sábado, 13 de julho de 2024

APOL 01 -- Cultura e Linguagem

Duas estão erradas, quem souber e puder ajudar... 

A 8 a correta é a letra A

A 10 a correta é a letra D

Questão 1/10 - Cultura e Linguagem 

O que significa afirmar que todos os eventos, objetos e pessoas possuem representações sociais, segundo a disciplina de Cultura e Linguagem?

A Todos esses fatores estão marcados por um circuito que faz funcionar 

expectativas em relação ao sujeito social.

B A percepção do mundo é ilusória e aquilo que vemos nem sempre é real, 

gerando o desencantamento do mundo.

C Para os elementos como eventos, pessoas e objetos poderem existir, é 

preciso que sejam demarcados por uma linguagem universal.

D Há uma articulação entre os eventos, fatores e pessoas com a ideia de 

modernidade liquida, na qual tudo é fluido.

E A definição dos conceitos necessariamente depende de seu contexto 

histórico e como ele foi definido ao longo do tempo.


Questão 2/10 - Cultura e Linguagem 

Sobre as teorias da representação, analise as afirmações abaixo:

I – Na perspectiva reflexiva, o sentido é pensado como repousado, ou pertencente ao objeto, pessoa ou evento. A linguagem funciona como um reflexo do sentido verdadeiro que já estaria dado no mundo.

II – A perspectiva intencional afirma que o mais importante na representação dos sentidos é a intenção do falante. Assim, as palavras significam o que o autor pretende que elas signifiquem.

III – A abordagem construtivista afirma que nem as coisas, nem as intenções individuais podem fixar os significados, pois o mundo não possui significado em si mesmo, somos nós que construímos e compartilhamos sentidos, colocando o sistema simbólico em funcionamento.

A Somente a I está correta.

B Somente a II está correta.

C Somente a III está correta.

D As l, II e III estão corretas.

E As II e III estão corretas.


Questão 3/10 - Cultura e Linguagem 

De acordo com a disciplina de Cultura e Linguagem, como se dá a relação entre língua e cultura?

A Por meio dos códigos compartilhados pelas comunidades humanas.

B Pela ruptura na compreensão idiomática.

C Pela educação nas escolas.

D Pela compreensão de palavras que são comuns a todos os povos.

E Pela capacidade oral do interlocutor.


Questão 4/10 - Cultura e Linguagem 

Por que podemos dizer que a linguagem se torna o paradigma central de avaliação e estudo da cultura?

A Porque a educação é a principal forma de transmissão da linguagem e, 

portanto, trazer a importância da linguagem é enfatizar a importância da educação.

B Porque a linguagem, enquanto potencial para ser única entre as sociedades, 

permite que os estudiosos compreendam o desenvolvimento humano a partir da cultura.

C Porque a maior parte dos problemas sociais se expressa na linguagem; assim, a

 linguagem nos mostra os desvios de conduta existentes em cada cultura.

D Porque a linguagem, enquanto forma de expressão limitada, precisa ser compreendida 

a partir de outro ponto de vista, no caso, a cultura.

E Porque a linguagem buscar compreender o sistema simbólico em seu todo, tendo como fundamento o estudo da vida das representações sociais no seio da sociedade.


Questão 5/10 - Cultura e Linguagem 

De acordo com a aula 1, “a cultura é todo um modo de vida que produz sentido para aqueles que vivem na sociedade. Esse processo, que se materializa em práticas sociais, instituições e modos de produção está intimamente atrelado ao que podemos chamar de linguagem”. Nesse sentido, qual a definição dada ao conceito de linguagem?

A Diz respeito à língua nacional que os povos falam.

B Diz respeito à materialização da língua das sociedades.

C Diz respeito ao processo simbólico que produz o reconhecimento dos sujeitos.

D Diz respeito somente às instituições sociais materializadas em seus modos de produção.

E Diz respeito às diferenças entre as formas de comunicação entre os povos de 

diferentes países.


Questão 6/10 - Cultura e Linguagem 

O que é a semiótica?

A É a percepção parcial da realidade.

B É a ciência que estuda a vida dos signos na sociedade.

C É a ciência que faz parte dos estudos sobre a visão.

D É a ciência que estuda o misticismo.

E É a forma como cada indivíduo enxerga seu mundo.


Questão 7/10 - Cultura e Linguagem 

Analise as informações abaixo:

I- Para Foucault, o discurso não é um pensamento revestido por signos que buscam representar o mundo de determinada maneira. Ele é uma prática que cria a realidade, recorta os objetos, estabelece o que é verdadeiro, produz saber e, com isso, se reveste de poder e autoridade.

II- De acordo com Foucault, a definição de um sentido pode se dar da mesma forma em qualquer momento da história. No caso da loucura, por exemplo, mesmo depois que o saber médico se apropriou do termo, a sociedade seguiu compreendendo a loucura como um saber a mais.

III- Segundo Foucault, A relação entre discurso e saber/poder estabelece o “regime de verdade” de determinadas épocas, fazendo com que alguns tipos de discurso tenham mais poder e reconhecimento para falar sobre o mundo.

A Somente a I e a II estão corretas.

B Somente a I e a III estão corretas.

C Somente a II e a III estão corretas.

D A I, a II e a III estão corretas.

E Somente a III está correta.


Questão 8/10 - Cultura e Linguagem 

Analise a frase a seguir: “o que motiva a produção da cultura é a angústia ante o inesperado”. O que Freud quis dizer?

A Os homens produzem novos ritmos de trabalho, de vida, de lazer etc. como uma 

proteção ao descontrole do mundo natural.

B A produção de cultura por parte dos homens se dá como forma de dar conta de sentimentos que a sociedade repele, que são naturais.

C A produção de angústia, segundo Freud, só é possível a partir do sofrimento daquele que produz. Ou seja, sem sofrimento não há cultura.

D A cultura só pode ser produzida quando há algum cuidado daquele que a produz. 

Quando não há preparo prévio, não há cultura.

E A angústia na produção de cultura se dá a partir da pressão social para se produzir cultura.


Questão 9/10 - Cultura e Linguagem 

Segundo Saussure (1975): “a ideia de valor, assim determinada, nos mostra que é uma grande ilusão considerar um termo simplesmente como a união de um certo som com um certo conceito”. Como exemplo, ele traz que em inglês, carneiro é chamado de “sheep”, enquanto a carne de carneiro é chamada de “mutton”; em francês, “mouton” é usada tanto para carneiro quanto para a carne de carneiro. O que essa análise de Saussure quer dizer?

A A ideia de valor faz com que consideremos a língua como um sistema de diferenças.

B A língua inglesa é mais avançada que a língua francesa.

C A língua francesa pressupõe que todo carneiro será abatido, por isso unifica a palavra.

D As línguas podem avançar em direção à unificação de uma terminologia.

E A união do significante com o significado é apenas uma ilusão, não é real.


Questão 10/10 - Cultura e Linguagem

Qual a importância dos códigos culturais para uma dada sociedade, de acordo com a disciplina de Cultura e Linguagem?

A Eles protegem os segredos políticos e estratégicos de uma nação.

B Eles permitem o uso de sentidos sem que haja associação com letras ou sons.

C Eles impedem a comunicação entre as pessoas.

D A relação que os sons, as letras e os conceitos estabelecem entre si.

E A forma como diferentes pessoas interpretam uma mesma situação.


Nenhum comentário: