Duas estão erradas, quem souber e puder ajudar...
A 8 a correta é a letra A
A 10 a correta é a letra D
Questão 1/10 - Cultura e Linguagem
O que significa afirmar que todos os eventos, objetos e pessoas possuem representações sociais, segundo a disciplina de Cultura e Linguagem?
A Todos esses fatores estão marcados por um circuito que faz funcionar
expectativas em relação ao sujeito social.
B A percepção do mundo é ilusória e aquilo que vemos nem sempre é real,
gerando o desencantamento do mundo.
C Para os elementos como eventos, pessoas e objetos poderem existir, é
preciso que sejam demarcados por uma linguagem universal.
D Há uma articulação entre os eventos, fatores e pessoas com a ideia de
modernidade liquida, na qual tudo é fluido.
E A definição dos conceitos necessariamente depende de seu contexto
histórico e como ele foi definido ao longo do tempo.
Questão 2/10 - Cultura e Linguagem
Sobre as teorias da representação, analise as afirmações abaixo:
I – Na perspectiva reflexiva, o sentido é pensado como repousado, ou pertencente ao objeto, pessoa ou evento. A linguagem funciona como um reflexo do sentido verdadeiro que já estaria dado no mundo.
II – A perspectiva intencional afirma que o mais importante na representação dos sentidos é a intenção do falante. Assim, as palavras significam o que o autor pretende que elas signifiquem.
III – A abordagem construtivista afirma que nem as coisas, nem as intenções individuais podem fixar os significados, pois o mundo não possui significado em si mesmo, somos nós que construímos e compartilhamos sentidos, colocando o sistema simbólico em funcionamento.
A Somente a I está correta.
B Somente a II está correta.
C Somente a III está correta.
D As l, II e III estão corretas.
E As II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Cultura e Linguagem
De acordo com a disciplina de Cultura e Linguagem, como se dá a relação entre língua e cultura?
A Por meio dos códigos compartilhados pelas comunidades humanas.
B Pela ruptura na compreensão idiomática.
C Pela educação nas escolas.
D Pela compreensão de palavras que são comuns a todos os povos.
E Pela capacidade oral do interlocutor.
Questão 4/10 - Cultura e Linguagem
Por que podemos dizer que a linguagem se torna o paradigma central de avaliação e estudo da cultura?
A Porque a educação é a principal forma de transmissão da linguagem e,
portanto, trazer a importância da linguagem é enfatizar a importância da educação.
B Porque a linguagem, enquanto potencial para ser única entre as sociedades,
permite que os estudiosos compreendam o desenvolvimento humano a partir da cultura.
C Porque a maior parte dos problemas sociais se expressa na linguagem; assim, a
linguagem nos mostra os desvios de conduta existentes em cada cultura.
D Porque a linguagem, enquanto forma de expressão limitada, precisa ser compreendida
a partir de outro ponto de vista, no caso, a cultura.
E Porque a linguagem buscar compreender o sistema simbólico em seu todo, tendo como fundamento o estudo da vida das representações sociais no seio da sociedade.
Questão 5/10 - Cultura e Linguagem
De acordo com a aula 1, “a cultura é todo um modo de vida que produz sentido para aqueles que vivem na sociedade. Esse processo, que se materializa em práticas sociais, instituições e modos de produção está intimamente atrelado ao que podemos chamar de linguagem”. Nesse sentido, qual a definição dada ao conceito de linguagem?
A Diz respeito à língua nacional que os povos falam.
B Diz respeito à materialização da língua das sociedades.
C Diz respeito ao processo simbólico que produz o reconhecimento dos sujeitos.
D Diz respeito somente às instituições sociais materializadas em seus modos de produção.
E Diz respeito às diferenças entre as formas de comunicação entre os povos de
diferentes países.
Questão 6/10 - Cultura e Linguagem
O que é a semiótica?
A É a percepção parcial da realidade.
B É a ciência que estuda a vida dos signos na sociedade.
C É a ciência que faz parte dos estudos sobre a visão.
D É a ciência que estuda o misticismo.
E É a forma como cada indivíduo enxerga seu mundo.
Questão 7/10 - Cultura e Linguagem
Analise as informações abaixo:
I- Para Foucault, o discurso não é um pensamento revestido por signos que buscam representar o mundo de determinada maneira. Ele é uma prática que cria a realidade, recorta os objetos, estabelece o que é verdadeiro, produz saber e, com isso, se reveste de poder e autoridade.
II- De acordo com Foucault, a definição de um sentido pode se dar da mesma forma em qualquer momento da história. No caso da loucura, por exemplo, mesmo depois que o saber médico se apropriou do termo, a sociedade seguiu compreendendo a loucura como um saber a mais.
III- Segundo Foucault, A relação entre discurso e saber/poder estabelece o “regime de verdade” de determinadas épocas, fazendo com que alguns tipos de discurso tenham mais poder e reconhecimento para falar sobre o mundo.
A Somente a I e a II estão corretas.
B Somente a I e a III estão corretas.
C Somente a II e a III estão corretas.
D A I, a II e a III estão corretas.
E Somente a III está correta.
Questão 8/10 - Cultura e Linguagem
Analise a frase a seguir: “o que motiva a produção da cultura é a angústia ante o inesperado”. O que Freud quis dizer?
A Os homens produzem novos ritmos de trabalho, de vida, de lazer etc. como uma
proteção ao descontrole do mundo natural.
B A produção de cultura por parte dos homens se dá como forma de dar conta de sentimentos que a sociedade repele, que são naturais.
C A produção de angústia, segundo Freud, só é possível a partir do sofrimento daquele que produz. Ou seja, sem sofrimento não há cultura.
D A cultura só pode ser produzida quando há algum cuidado daquele que a produz.
Quando não há preparo prévio, não há cultura.
E A angústia na produção de cultura se dá a partir da pressão social para se produzir cultura.
Questão 9/10 - Cultura e Linguagem
Segundo Saussure (1975): “a ideia de valor, assim determinada, nos mostra que é uma grande ilusão considerar um termo simplesmente como a união de um certo som com um certo conceito”. Como exemplo, ele traz que em inglês, carneiro é chamado de “sheep”, enquanto a carne de carneiro é chamada de “mutton”; em francês, “mouton” é usada tanto para carneiro quanto para a carne de carneiro. O que essa análise de Saussure quer dizer?
A A ideia de valor faz com que consideremos a língua como um sistema de diferenças.
B A língua inglesa é mais avançada que a língua francesa.
C A língua francesa pressupõe que todo carneiro será abatido, por isso unifica a palavra.
D As línguas podem avançar em direção à unificação de uma terminologia.
E A união do significante com o significado é apenas uma ilusão, não é real.
Questão 10/10 - Cultura e Linguagem
Qual a importância dos códigos culturais para uma dada sociedade, de acordo com a disciplina de Cultura e Linguagem?
A Eles protegem os segredos políticos e estratégicos de uma nação.
B Eles permitem o uso de sentidos sem que haja associação com letras ou sons.
C Eles impedem a comunicação entre as pessoas.
D A relação que os sons, as letras e os conceitos estabelecem entre si.
E A forma como diferentes pessoas interpretam uma mesma situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário