domingo, 19 de junho de 2016

EAD: dicas de como se sair bem estudando em casa....

Como mudou os pesos das provas vou corrigir aqui neste texto mesmo, como tenho estudado agora ficou ainda mais fácil (alterado em 08-11-2017)
Algumas pessoas me perguntaram: Estudar em casa é difícil? como conciliar estudos e redes sociais? Como você se organiza, afinal de contas você trabalha o dia todo. 

Resolvi dividir com vocês como estou conduzindo os estudos a partir de casa e como não me enrolar com as matérias e conseguir cumprir com os prazos para conseguir o melhor aproveitamento possível, afinal de contas estudar a partir de casa não significa facilidades. Separo no máximo duas horas diárias para estudar e neste momento nada de "redes sociais" e nem de celular....Segredinho: "O hábito cria o monge" no começo é mais difícil depois se torna parte do todo....


Em três palavras, eu diria que para conseguir estudar de casa é necessário: DISCIPLINA, DISCIPLINA e DISCIPLINA, desculpe se estou parafraseando Chico Xavier.

Para contextualizar, na faculdade em que estudo (UNINTER) cada Unidade é divida em 4 atividades, a saber:
  1. APOL (atividade pedagógica on-line), esse trabalho vale 10% da sua nota, ele é feito a partir de casa, mas podemos abri-lo imprimi-lo e depois responder no AVA (ambiente Virtual) e a nota sai na hora e a nota será computada para as duas e ou mais matérias dessa unidade.
  2. Portfólio, trata-se de um trabalho em formato geralmente de artigo, flyer, slide, que vale 20% da nota, este trabalho deve ser apresentado no POLO para o seu tutor que também te orienta na condução do mesmo, essa nota também será computada para as matérias da unidade estudada a apresentação vale 10% da nota.
  3. Estudo de caso é apresentado um problema e de acordo com leituras indicadas no texto vamos responder ou melhor dar uma solução eu costumo fazer em 01 dia e depois o releio no dia de ir no Polo fazer a prova ela vale 10% da nota.
  4. Duas provas objetivas, pois cada unidade/período temos duas matérias até o momento parece que pra frente em alguns momentos serão três matérias. Essas provas valem 30% da nota cada e a nota é computada de forma individual para a matéria referida.
  5. Prova discursiva, cada matéria tem a sua prova e ainda pode escolher duas questões em 5 opções, isso facilita, essa prova representa 20% da sua nota.
Não pense que estudar EaD seja uma tarefa simples....não é! 

Vamos ao que interessa! Dividir com vocês de que forma estou conduzindo os estudos e tem dado certo, lembre-se tem que fazer isso em 8 semanas:
  1. Eu imprimo a minha APOL e leio com cuidado, pois as respostas para as perguntas estarão nos livros didáticos e nas videoaulas que iremos assistir, importante essa pré-leitura para não perdermos tempo, pois quando estiver estudando e aparecer o tema nos textos, vamos nos lembrar, e aproveitar para responder a questão, ou seja (matando dois coelhos com uma cajadada só)...(1 dia nessa tarefa)
  2. Leio o que será necessário para a construção do trabalho denominado "portfólio", pois caso tenha entrevista, visita a escola, questionário eu já os preparo para não ficar para a ultima hora, faço isso em uns três dias consecutivos (2 dias nessa tarefa)
  3. Geralmente em um dia, ou seja duas horas faço o meu estudo de caso.
  4. Leio o livro todo marcando o que acho importante nele, ou seja NÃO faço uma leitura dinâmica eu estudo o bichinho e somente depois que li o livro é que vou assistir as videoaulas da matéria e vou anotando o que a professora fala que é muito importante, ou seja faço um resumo. Caso não dê tempo de terminar a aula anoto no meu resumo em que aula e slide parei para depois continuar (1 semana)
  5. Leio o livro da próxima matéria e repito o ritual do item 02, lembrando que já vou parando caso tenha questões da minha APOL, geralmente faço isso durante três semanas, estudando de uma a duas horas diárias de segunda a sexta. Também pego um pouco nos fins de semana. (1 semana)
  6. Depois leio os livros novamente e percebo que a leitura fica óbvia e o aprendizado vai se consolidando. Tem um escritor que diz que "o aprendizado é tudo aquilo que fica depois que o esquecimento faz o seu trabalho"...então é isso! (2 semanas nessa tarefa de releitura)
  7. Caso não tenha conseguido responder toda a minha APOL, vou terminar de fazer isso e depois responder as questões no meu AVA, para que eu já saiba a minha nota para ir me orientando, preciso tirar pelo menos 80, ou seja 8 pontos para ficar tranquila. (de 1 a 2 dias)
  8. Depois é hora de ir no POLO fazer as provas que são realizadas sem consulta e com prazo predeterminado. Achou que porque era a distancia seria moleza, sem essa de que bastou pagar que passa (meu marido brinca comigo, paga antes de ir fazer a prova que a nota tá no papo) ah coitado! Faço o estudo de caso e em seguida as provas objetivas pois caso eu não saia muito bem dá tempo de estudar mais um pouco antes de ir fazer a prova discursiva que vale 20% da nota. Não faço todas as provas em um mesmo dia, prefiro primeiro fazer as objetivas e depois fazer a discursiva. (3 dias)
  9. Terminei todas as provas ufa! é hora de concentrar no PORTFÓLIO, para essa atividade tenho deixado a construção do texto para a ultima semana (antes gastava mais tempo hoje em no máximo 2 dias faço o portfólio), lembrando que caso o trabalho envolva outras pessoas seja na forma de entrevistas e ou visitas, já fiz agora é somente montar o texto e marcar para ir no POLO apresentar.
Ufa terminei, foram 8 semanas que não precisei me matar de estudar, passei por todas as matérias de uma forma bem responsável, afinal de contas não estou aqui para brincadeiras. O curso ser EaD está longe de significar facilidades, mas com bastante disciplina tudo se torna bem tranquilo e prazeroso. Espero ter ajudado, não fiz isso na minha primeira unidade e fui ficando um pouco perdida. Chegou na segunda me organizei colocando prazos e o resultado foi demais, pois se eu quisesse não precisaria nem ter feito o portfólio, pois minha nota já somava 70 em uma das matérias e 76 na outra, ou seja organizar deu muito certo e não me matei de estudar....Bons estudos! Espero ter ajudado! Bora para a próxima unidade! Deu até tempo de vir aqui no blog dividir experiências com vocês...

8 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante o teu modo de estudar e já vou por em pratica algumas ideias.
Eliana

Oscilange disse...

Eliana, obrigada por passar por aqui....que bom ter ajudado.

Anônimo disse...

comecei na uninter a 5 meses nao estava achando soluçao vou tentar seu metodo.

Oscilange disse...

Terminei o primeiro ano e te falo que deu super certo...não morro de estudar e consigo tirar notas inclusive boas...umas 03 vezes no ano que passou que se eu quisesse não precisaria nem de fazer o portfólio...só me enrolei na primeira UTA. Se precisar de ajuda estou aqui!

Anônimo disse...

ameiii a forma que voce estuda!!
vou tentar fazer igual pois estou muito perdida...obrigada!!!

Oscilange disse...

Estou no segundo ano já e te falo dá certo e agora o portfólio vale 20 pontos as minhas notas inclusive melhoraram....até hoje sigo o mesmo ritual, imprimo minha dou uma lida e bora seguir o planejamento....abraços

Projetos e Práticas disse...

Amei as dicas para estudo, vou começar a aplicá-las na minha forma de estudo. Esto muito perdida, acho que isso vai me ajudar. Obrigada por compartilhar!

Anônimo disse...

Oii pode me dar dicas, estou super perdida, muito nervosa, a ponto de desistir pois não consigo guardar oque estudo na cabeça.. Por favor.. Muito obrigada..