quinta-feira, 25 de agosto de 2016

05. As Quatro Operações da Matematica - Interdiciplinaridade II



Todas estão certas...tirei 100

Questão 1/10
Leia o texto a seguir:

“Em se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite alterar o modelo tradicional de ensino, o qual muitas vezes tem no livro e em 12 exercícios padronizados seu principal recurso didático. ”
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016. 
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a relevância da ludicidade frente ao processo de ensino e aprendizagem da matemática juntamente ao educando:
A
Memorização
B
Passividade
C
Atitudes mais ativas e positivas
D
Agressividade
E
Impotência

Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
“O objetivo do nosso trabalho como professor é proporcionar ao aluno condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu próprio conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os seus erros e consegue redefinir estratégias para superar os obstáculos p/ sua aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas diferenciados contribuem para o aluno adquirir capacidades de investigação voltadas p/ a descoberta, pois o professor deixa de ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 11/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.

De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:
A
O professor e sua prática são essenciais no processo da utilização do lúdico para aulas de matemática.
B
O professor é indiferente a esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por meio da brincadeira.
C
O professor é apenas um mediador, não possui relevância.
D
O recurso didático pedagógica substitui a presença do professor.
E
Apenas os jogos matemáticos são importantes para aprender as quatro operações.

Questão 3/10
 Leia o texto a seguir:
“[...] é muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isto é válido para todas as faixas etárias. Desde a infância até a fase adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interesse do aprendizado, que se torna sujeito ativo do processo. ” (LOPES, Maria da Glória, 2000, p. 23).
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do jogo no processo de aprendizagem da matemática para o educando:
A
Reafirmar a ideia de incapacidade.
B
Diminuir bloqueios.
C
Auxilia-lo no processo de memorização.
D
Proporcionar apatia entre os alunos e educadores.
E
Proporcionar timidez entre o grupo de alunos.

Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
“Acredito que o lúdico mostre a matemática de forma menos abstrata atendendo à necessidade de muitos alunos de se envolver com a aprendizagem matemática. Mas, o estudo das formalidades matemáticas (suas representações) também deve ser desenvolvido apoiado nos resultados das atividades lúdicas. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 10/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a relevância da escolha do material lúdico a ser utilizado pelo professor:
A
Grau de desenvolvimento do aluno, faixa etária e interesse.
B
Apenas o interesse do aluno.
C
Apenas o interesse do professor.
D
A faixa etária e o desenvolvimento do aluno.
E
O interesse e faixa etária do aluno.

Questão 5/10
“Em relação ao uso desta ferramenta (lúdico/jogos) como meio de promover melhor aproveitamento nas aulas o professor concorda que sua utilidade é fundamental para uma boa aquisição cognitiva dos conteúdos matemáticos, uma vez que é mais fácil de ser assimilada pelos alunos, além de tirar o peso de muitas aulas expositivas. ”
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que indica uma das posturas do professor ao se trabalhar com o lúdico e jogos no ensino da matemática:
A
Perceber a importância apenas do jogo, excluindo sua responsabilidade metodológica.
B
Centrar-se na necessidade do aluno, não pensando coletivamente.
C
Sensibilidade para mediar o processo, porém, não centralizando sua metodologia ou desenvolvimento das atividades.
D
Sensibilidade para desenvolver as atividades, bem como ciência da metodologia aplicada.
E
Apenas centrar-se no aluno.

Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
“Historicamente a matemática é concebida como algo pronto, acabado e fragmentado, encarada enquanto ciência, como um conhecimento exato, infalível, preciso, sem relação com o mundo físico e social, exposta nas salas de aula e nos livros didáticos de uma forma linear e descontextualizada.”
DONIN, Marilandi Vitória. A contextualização da matemática no ensino das quatro operações fundamentais. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-contextualizacao-da-matematica-no-ensino-das-quatro-operacoes-fundamentais/48493/#ixzz4FkrDaCUk  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla as operações matemáticas:
A
Adição e subtração.
B
Subtração, divisão e multiplicação.
C
Soma e multiplicação.
D
Adição, subtração, divisão e multiplicação.
E
Adição, soma, divisão e multiplicação.


Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
“O aluno tendo seu próprio gerenciamento do saber relacionar o conteúdo proporcionado pelos jogos educativos, irá se descentralizar de práticas arcaicas de ensino onde se predomina a memorização que é comum no ensino tradicional. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla os aspectos relevantes dos jogos, segundo os PCN (2000), em relação aos educandos:
A
Desinteresse pela disciplina.
B
Não provoca nenhuma espécie de desafio.
C
Interesse e prazer pela disciplina.
D
Conflito entre os educandos.
E
Isolamento social e incapacidade.

Questão 8/10
“[...]é preciso que haja, por parte do professor, além de seus objetos com a sistematização dos jogos e brincadeiras, um ambiente favorável criado em sala de aula que venha ser caracterizado pela proposição, pela investigação e pela exploração de diferentes situações-problema por parte dos alunos. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das importantes habilidades desenvolvidas ao utilizar materiais concretos para o ensino da matemática:
A
Apenas a transmissão de conhecimento.
B
Atribuir conhecimento ao educando.
C
Evolução do pensamento.
D
Retração do pensamento.
E
Retração de ideias e estratégias.

Questão 9/10
Leia o texto a seguir:
“... por meio da troca de pontos de vista com outras pessoas que a criança progressivamente descentra-se, isto é, ela passa a pensar por uma perspectiva e, gradualmente, a coordenar seu próprio modo de ver com outras opiniões. Isso não vale apenas na infância, mas em qualquer fase da vida.” (SMOLE, 2007, p. 13)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla parte do pensamento de Borin (2007) e Macedo (2000) sobre a adoção de jogos no ensino da matemática perante os educandos:
A
O jogo é apenas um recurso inválido para a matemática.
B
O jogo serve apenas de diversão, não gerando estímulo de raciocínio.
C
O jogo não é um bom recurso, pois apenas desenvolve conflitos entre os educandos.
D
O jogo é um bom estímulo, porém, não é adequado ao ensino da matemática.
E
O jogo é um meio de diversão que acaba propiciando o estímulo do raciocínio.
Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
“[...] a utilização do jogo como mediador do conhecimento matemático ganha importância nos discursos dos educadores e dentro da prática pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das características da utilização de materiais concretos no ensino de matemática:
A
As aulas tornam-se mais dinâmicas e participativas.
B
As aulas são consideradas sem fundo pedagógico e metodológico.
C
As aulas tornam-se ociosas e sem direcionamento.
D
As aulas perdem o sentido matemático.
E
As aulas deixam as características de escola.

Nenhum comentário: