Todas estão certas...tirei 100
Questão
1/10
Leia o
texto a seguir:
“Em se
tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma mudança
significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite alterar o
modelo tradicional de ensino, o qual muitas vezes tem no livro e em 12
exercícios padronizados seu principal recurso didático. ”
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª
a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em:
28/07/2016.
De acordo
com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla
a relevância da ludicidade frente ao processo de ensino e aprendizagem da
matemática juntamente ao educando:
A
|
Memorização
|
|
B
|
Passividade
|
|
C
|
Atitudes
mais ativas e positivas
|
|
D
|
Agressividade
|
|
E
|
Impotência
|
Questão
2/10
Leia o
texto a seguir:
“O objetivo do nosso trabalho como professor é
proporcionar ao aluno condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu
próprio conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os seus
erros e consegue redefinir estratégias para superar os obstáculos p/ sua
aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas diferenciados contribuem para o
aluno adquirir capacidades de investigação voltadas p/ a descoberta, pois o
professor deixa de ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor
entrevistado – Questionário, 11/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:
A
|
O
professor e sua prática são essenciais no processo da utilização do lúdico
para aulas de matemática.
|
|
B
|
O
professor é indiferente a esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por
meio da brincadeira.
|
|
C
|
O
professor é apenas um mediador, não possui relevância.
|
|
D
|
O
recurso didático pedagógica substitui a presença do professor.
|
|
E
|
Apenas
os jogos matemáticos são importantes para aprender as quatro operações.
|
Questão
3/10
Leia o texto a seguir:
“[...] é muito mais fácil e eficiente aprender por
meio de jogos, e isto é válido para todas as faixas etárias. Desde a infância
até a fase adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o
envolvimento desperta o interesse do aprendizado, que se torna sujeito ativo do
processo. ” (LOPES, Maria da Glória, 2000, p. 23).
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar,
fazer, jogar. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em:
28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla a importância do jogo no processo de
aprendizagem da matemática para o educando:
A
|
Reafirmar
a ideia de incapacidade.
|
|
B
|
Diminuir
bloqueios.
|
|
C
|
Auxilia-lo
no processo de memorização.
|
|
D
|
Proporcionar
apatia entre os alunos e educadores.
|
|
E
|
Proporcionar
timidez entre o grupo de alunos.
|
Questão
4/10
Leia o texto a seguir:
“Acredito que o lúdico mostre a matemática de forma
menos abstrata atendendo à necessidade de muitos alunos de se envolver com a
aprendizagem matemática. Mas, o estudo das formalidades matemáticas (suas
representações) também deve ser desenvolvido apoiado nos resultados das
atividades lúdicas. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário,
10/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla a relevância da escolha do material lúdico
a ser utilizado pelo professor:
A
|
Grau de
desenvolvimento do aluno, faixa etária e interesse.
|
|
B
|
Apenas
o interesse do aluno.
|
|
C
|
Apenas
o interesse do professor.
|
|
D
|
A faixa
etária e o desenvolvimento do aluno.
|
|
E
|
O
interesse e faixa etária do aluno.
|
Questão
5/10
“Em relação ao uso desta ferramenta (lúdico/jogos)
como meio de promover melhor aproveitamento nas aulas o professor concorda que
sua utilidade é fundamental para uma boa aquisição cognitiva dos conteúdos
matemáticos, uma vez que é mais fácil de ser assimilada pelos alunos, além de
tirar o peso de muitas aulas expositivas. ”
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que indica uma das posturas do professor ao se trabalhar
com o lúdico e jogos no ensino da matemática:
A
|
Perceber
a importância apenas do jogo, excluindo sua responsabilidade metodológica.
|
|
B
|
Centrar-se
na necessidade do aluno, não pensando coletivamente.
|
|
C
|
Sensibilidade
para mediar o processo, porém, não centralizando sua metodologia ou
desenvolvimento das atividades.
|
|
D
|
Sensibilidade
para desenvolver as atividades, bem como ciência da metodologia aplicada.
|
|
E
|
Apenas
centrar-se no aluno.
|
Questão
6/10
Leia o texto a seguir:
“Historicamente a matemática é concebida como algo
pronto, acabado e fragmentado, encarada enquanto ciência, como um conhecimento
exato, infalível, preciso, sem relação com o mundo físico e social, exposta nas
salas de aula e nos livros didáticos de uma forma linear e descontextualizada.”
DONIN, Marilandi Vitória. A contextualização da matemática
no ensino das quatro operações fundamentais. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/a-contextualizacao-da-matematica-no-ensino-das-quatro-operacoes-fundamentais/48493/#ixzz4FkrDaCUk
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla as operações matemáticas:
A
|
Adição
e subtração.
|
|
B
|
Subtração,
divisão e multiplicação.
|
|
C
|
Soma e
multiplicação.
|
|
D
|
Adição,
subtração, divisão e multiplicação.
|
|
E
|
Adição,
soma, divisão e multiplicação.
|
Questão
7/10
Leia o texto a seguir:
“O aluno tendo seu próprio gerenciamento do saber
relacionar o conteúdo proporcionado pelos jogos educativos, irá se
descentralizar de práticas arcaicas de ensino onde se predomina a memorização
que é comum no ensino tradicional. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla os aspectos relevantes dos jogos, segundo
os PCN (2000), em relação aos educandos:
A
|
Desinteresse
pela disciplina.
|
|
B
|
Não
provoca nenhuma espécie de desafio.
|
|
C
|
Interesse
e prazer pela disciplina.
|
|
D
|
Conflito
entre os educandos.
|
|
E
|
Isolamento
social e incapacidade.
|
Questão
8/10
“[...]é preciso que haja, por parte do professor,
além de seus objetos com a sistematização dos jogos e brincadeiras, um ambiente
favorável criado em sala de aula que venha ser caracterizado pela proposição,
pela investigação e pela exploração de diferentes situações-problema por parte
dos alunos. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla uma das importantes habilidades
desenvolvidas ao utilizar materiais concretos para o ensino da matemática:
A
|
Apenas
a transmissão de conhecimento.
|
|
B
|
Atribuir
conhecimento ao educando.
|
|
C
|
Evolução
do pensamento.
|
|
D
|
Retração
do pensamento.
|
|
E
|
Retração
de ideias e estratégias.
|
Questão
9/10
Leia o texto a seguir:
“... por meio da troca de pontos de vista com
outras pessoas que a criança progressivamente descentra-se, isto é, ela passa a
pensar por uma perspectiva e, gradualmente, a coordenar seu próprio modo de ver
com outras opiniões. Isso não vale apenas na infância, mas em qualquer fase da
vida.” (SMOLE, 2007, p. 13)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado
em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla parte do pensamento de Borin (2007) e
Macedo (2000) sobre a adoção de jogos no ensino da matemática perante os
educandos:
A
|
O jogo
é apenas um recurso inválido para a matemática.
|
|
B
|
O jogo
serve apenas de diversão, não gerando estímulo de raciocínio.
|
|
C
|
O jogo
não é um bom recurso, pois apenas desenvolve conflitos entre os educandos.
|
|
D
|
O jogo
é um bom estímulo, porém, não é adequado ao ensino da matemática.
|
|
E
|
O jogo
é um meio de diversão que acaba propiciando o estímulo do raciocínio.
|
Questão
10/10
Leia o texto a seguir:
“[...] a utilização do jogo como mediador do
conhecimento matemático ganha importância nos discursos dos educadores e dentro
da prática pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do
sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces
teóricos e metodológicos no campo da educação matemática – Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2010. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado
em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar,
assinale a alternativa que contempla uma das características da utilização de
materiais concretos no ensino de matemática:
A
|
As
aulas tornam-se mais dinâmicas e participativas.
|
|
B
|
As
aulas são consideradas sem fundo pedagógico e metodológico.
|
|
C
|
As
aulas tornam-se ociosas e sem direcionamento.
|
|
D
|
As
aulas perdem o sentido matemático.
|
|
E
|
As
aulas deixam as características de escola.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário