quarta-feira, 17 de agosto de 2016

APOL: História da Arte e Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História

Pessoal, abaixo temos a prova do Flavio ele precisa de ajuda, caso alguém saiba as respostas e puder ajudar cola aí nos comentários o nro da questão e a resposta..Valeu!!

Questão 1/10
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Para que isso ocorra, faz-se necessário que os envolvidos no processo educativo percebam-se como agentes e não espectadores do processo, em que a autonomia possa ser exercida com sua real finalidade, ou seja, elaboração conjunta de práticas educacionais que visem a melhores condições para uma formação de qualidade das crianças e dos jovens que fazem parte do processo escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CAETANO, Maria Raquel. Gestão democrática e a formação do sujeito integral: estratégias para a sala de aula. Revista Intersaberes, vol.11, n.22, p. 175 – 196, jan.- abr. 2016, p.178.
Uma das formas de contribuir para que os indivíduos sejam agentes autônomos é garantir que tenham voz ativa, como no caso da História Oral. Considerando isso e o artigo-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental,  assinale a alternativa correta: 
A
A existência de condições que assegurem e estimulem a participação oral dos indivíduos presentes no espaço escolar é uma preocupação secundária, pois já é efetiva no modelo tradicional de ensino. 
B
A forma mais adequada para o processo de ensino é aquela na qual quem possui o direito de fala é o professor, sendo que é ele quem detém o conhecimento a ser transmitido.
C
Além de dar voz aos mais diferentes agentes, a História Oral também pode favorecer o diálogo entre as diferentes disciplinas escolares através de projetos coletivos. 
D
A História Oral acarreta consequências como o desrespeito à autoridade do professor e ao sistema de ensino como um todo.
E
Para o funcionamento adequado da prática da História Oral é necessário que existam espaço destinados ao relato de cada grupo específico, como os grêmios estudantis para os alunos. 

Questão 2/10
Leia o excerto a seguir:
“As fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
A
A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para atender à demanda das especificidades dessas fontes. 
B
As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade de novas abordagens. 
C
No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores.  
D
Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de metodologias adequadas.
E
A existência de uma metodologia em específico foi considerada como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como ilustrações.

Questão 3/10
Observe a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem detidamente, ela está disponível em: Fotografia de lâmpadas criadas por Thomas Edison, Estados Unidos (1879) [http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1172&sid=9. Acesso em: 11 jun. 16].
A criação da energia elétrica no século XIX foi um marco significativo para a sociedade da época e um fato fundamental para o desenvolvimento das máquinas fotográficas. Sobre essa invenção, com base no artigo Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) No século XIX, a diferença entre a técnica e a magia era pouco definida, o que podia conferir à eletricidade um caráter mágico.
( ) A eletricidade foi desmistificada desde sua criação, por causa do predomínio do pensamento racionalista no século XIX.
( ) A criação da fotografia causou grande comoção nos artistas do período, os quais consideravam que a pintura ficaria em segundo plano, em comparação à qualidade técnica daquela.
( ) Depois do surgimento da fotografia, a tradicional pintura de retratos foi extinta.
Agora assinale a sequência correta: 
A – V – V – F – F
B -  F – V – F – F
C - F – F – V – V
D - V – V – F – V
E - V – F – V – F
Questão 4/10
Leia o excerto a seguir:
“Embora os críticos saibam percorrer a história literária (e são muito fortes no século XVII inglês), eles parecem presumir que os textos sempre afetaram a sensibilidade dos leitores de uma mesma maneira. Mas um habitante seiscentista de Londres vivia num universo mental diferente do de um professor americano do século XX. A própria leitura se transformou ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DARTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.128.
De acordo com o texto-base O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual, a História dos livros e da leitura é uma das temáticas mais recentes dentro da área. Quanto a isso leia as afirmativas a seguir:
I – Por vários séculos a leitura foi um domínio seleto, hábito restrito a uma parcela da sociedade.
II – O acesso à leitura é o mesmo em qualquer sociedade, independente do contexto histórico ou do espaço.
III – Atualmente a leitura bem como a escrita, por mais disseminadas que sejam ainda abarcam uma parte da população.
IV – Hoje em o analfabetismo está em processo de erradicação mundial, sendo que países como o Brasil já tem uma população totalmente alfabetizada.
Agora assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
A – Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
B – Apenas as alternativas I e II estão corretas
C – Apenas as alternativas II e IV estão corretas
D -  Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
E -  Apenas as alternativas I e III estão corretas
Questão 5/10
Analise a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=477&evento=3>. Acesso em: 05 jun. 2016.
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, a charge acima foi produzida e divulgada pouco antes da Revolução Francesa, no século XVIII. Sobre a relação entre as imagens e o período mencionado, leia as afirmativas a seguir:
I – As imagens tiveram um papel específico no processo de derrubada da Monarquia Francesa, como instrumento de ação política.
II – Como a maior parte da população francesa já era alfabetizada, as imagens serviam como mera ilustração aos textos escritos nos panfletos.
III – A utilização das imagens nesse episódio apresentou elementos que despertaram a atenção de historiadores da arte da época.
IV – O movimento contrarrevolucionário, que defendia a permanência da Monarquia instituída no poder, também utilizou as imagens como forma de luta.
Agora assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A – Apenas as alternativas II e III estão corretas
B - Apenas as alternativas II,  III e IV estão corretas
C - Apenas as alternativas I e IV estão corretas
D - Apenas as alternativas I,  III e IV estão corretas
E - Apenas as alternativas III e IV estão corretas
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
O trecho acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a alternativa correta:
A
A arte moderna brasileira foi inspirada por tendências estrangeiras, por isso seu início se deu tardiamente, na década de 1950. 
B
Durante a 1ª Guerra Mundial, em meados da década de 1910, surge o movimento modernista no Brasil como uma forma de expressão desse período.
C
Nas décadas de 30 e 40 a arte moderna consolida seu espaço, com o apoio do governo Vargas que se utilizou da arte e da cultura para manter a unidade social. 
D
O modernismo brasileiro restringiu-se à literatura, deixando de fora as artes plásticas e a música, por exemplo. 
E
Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento propriamente dito. 

Questão 7/10
Analise o fragmento de texto a seguir:
“As imagens acompanham o processo de hominização e de socialização do homem desde a pré-história, elas perpassam a vida e a organização social, ordenando a relação entre os homens e desses com o visível e o invisível. A confecção de máscaras mortuárias e a produção de lápides, desde a Antiguidade, apontam para a relação entre imagem e morte, bem como para a necessidade do homem de afirmar e de prolongar a vida frente à perspectiva de sua finitude”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Charles (Org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 10.
Ao longo do tempo, as imagens foram utilizadas para diversos fins e interpretadas de maneiras variadas. Em relação a esse processo e a fotografia, tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I – Uma das ideias mais criticadas por diversos campos do conhecimento é a de que o que está impresso na fotografia é a realidade pura.
II – A história da fotografia é por vezes confundida com as várias abordagens sobre a imagem fotográfica, feitas ao decorrer do desenvolvimento do pensamento ocidental.
III – A fotografia foi interpretada em todos os contextos como a materialização da realidade tal como ela é.
IV – A definição da história da fotografia pode ser resumida aos avanços técnicos das máquinas fotográficas e dos equipamentos.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
A – Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
B - Apenas as alternativas II e III estão corretas
C - Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
D - Apenas as alternativas I, e IV estão corretas
E- Apenas as alternativas III e IV estão corretas
Questão 8/10
Leia a passagem a seguir:
“Um dos fatores preponderantes da ‘nova’ sociedade é a tecnologia da informação. Essa crescente evolução dos elementos tecnológicos na sociedade capitalista tem revolucionado significativamente o modo de viver, pensar, agir e comunicar, alterando radicalmente a estrutura da sociedade baseada nos moldes tradicionais de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Alzira Karla Araújo da; CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho; LIMA, Izabel França de .O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Rev. Interam. Bibliot. Medellín, Colômbia, v. 33, n. 1, enero-junio de 2010, p. 215.
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, a consolidação da comunicação através dos meios eletrônicos e em consequência a popularização da imagem virtual na década de 1980 é um dos aspectos que convergiram para a consolidação do campo da Cultura Visual, outro aspecto que pode ser apontado é:
A
a noção cada vez mais perceptível de que a dimensão visual tem exercido um domínio significativo na contemporaneidade.
B
o declínio de outras áreas do conhecimento, como as ciências exatas e as engenharias, reflexo do desenvolvimento econômico da sociedade.
C
a preocupação das autoridades governamentais com o aumento da quantidade de imagens em circulação.
D
o crescente interesse da população em geral por assuntos relacionados ao tema que estimula os setores comerciais ligados a publicações do gênero. 
E
a facilidade de análise dos materiais compostos por imagens em comparação às fontes escritas. 

Questão 9/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Se nos basearmos no dito popular ‘uma imagem vale mais que mil palavras’, somente aí já teremos temas para pesquisa por muito tempo. Cada imagem pode ser interpretada de uma maneira diferente, através de pressupostos diferentes, visando elucidar sua recepção na sociedade, analisando as conexões entre o contexto e a imagem, analisando as representações que evocam e todo o universo artístico que as rodeiam”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Thiago da Silva. A imagem como fonte histórica: enigmas e abordagens. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v. 25, n. 2, jul./dez. 2012, p. 445.

Sobre a utilização das imagens na área da História, de acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, leia as afirmativas a seguir:

I – As imagens e os documentos escritos foram validados como fontes históricas ao mesmo tempo, pelos historiadores no século XIX.
II – Atualmente a História em sua maior parte ainda continua a utilizar a imagem como foi utilizada durante muito tempo, na função de ilustração.
III – Na utilização da imagem como suporte para o documento escrito, está serve como confirmação do que é divulgado e/ou como reforço estético.
IV – Hoje em dia, a função da imagem na pesquisa histórica é de servir como ilustração, em contraposição a utilização como fonte nos séculos passados.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A – Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
B - Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D - Apenas as afirmativas II e III estão corretas
E - Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Questão 10/10
Analise a imagem a seguir:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=358&evento=5>. Acesso em: 05 jun. 2016.

O mapa acima faz parte do período do Renascimento. Quanto a isso, tendo como base o texto-base Ciência e Arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, leia as afirmativas a seguir:
I - Durante esse período há um aumento significativo na quantidade de imagens, tanto contemporâneas quanto antigas, presentes na sociedade.
II - O Renascimento propiciou as bases necessárias para o desenvolvimento da Revolução Científica, como no que se refere à representação do espaço, por exemplo.
III - Exemplares de cartografia ou de anatomia demonstram o surgimento de novos usos para as imagens.
IV – Identifica-se que no Renascimento houve uma considerável diminuição na utilização de imagens em geral, o que pode ser atribuído ao desenvolvimento da escrita.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas: 
A - Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
B - Apenas as alternativas II e IV estão corretas
C - Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
D - Apenas as alternativas I e III estão corretas
E Apenas as alternativas II e III estão corretas

10 comentários:

Unknown disse...

a resposta da 7

Oscilange disse...

Juliana, qual é a resposta da 7?

Unknown disse...

EU NAO ACHEI VC CONSEGUIU VC ESTA RESPONDENDO A APOL
ENTRA NO MEU FACE PRA NOS TROCAR IDEIAS DA MATERIA


Unknown disse...

DA 7 E B

Unknown disse...

Juliana de Souza Bom dia.
Você conseguiu fazer todas as questões?

Unknown disse...

Preciso da Resposta da 8 please !!!!
Juliana me salva !!!

Unknown disse...

qual e resposta da questão 8

Unknown disse...

qual e a respostas da questão 8?e a questão 7?

Oscilange disse...

Pessoal, não sabemos as respostas...quem souber alguma posta aí para ajudar...valeu!

Regina disse...

Bom dia!
Por favor, alguém tem a resposta da questão 9?

Obrigada!