sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Prova objetiva: Fundamentos socioculturais da educação....

Amigos, prova difícil a objetiva de fundamentos socioculturais...tirei 70 depois de m
uito pensar, segue mais ou menos o que caiu na minha. Segunda vou fazer a objetiva de Teorias e na terça a discursiva das duas...

1) Definição de Relativismo cultural, nessa questão na frase do enunciado do exercício dá para fazer a questão.

2) Marcar de acordo com a divisão social do trabalho "solidariedade orgânica" (1) e "solidariedade mecânica" essa questão demorei para lembrar, mas acertei

Solidariedade mecânica: simples, funções sociais semelhantes, não há significativa divisão social do trabalho, sociedades economicamente simples.
Solidariedade orgânica: sociedades complexas, funções sociais especializadas e interdependentes, divisão social do trabalho complexa, economia complexa.

3) Essa errei...marcar a correta de acordo com os elementos da conceituação de educação para Libâneo em uma critica a Durkheim, ou seja em que consiste a educação para Libâneo. acho que resposta está na pagina 38 e 39 do livro.

4) Sobre o multiculturalismo na escola é correto afirmar que: pag 88 do livro

5) Frase que apresenta a perspectiva de Durkheim sobre a educação: errei resposta na pagina 29

6)  Visão de Marx sobre educação e sociedade as respostas tem a ver com infraestrutura e superestrutura conceitos primordiais para entender as criticas de Marx. Abaixo um texto retirado link do site abaixo.
http://cafecomsociologia.com/2016/02/infraestrutura-e-superestrutura-em-marx.html

Há dois conceitos importantes para a compreensão de todo o pensamento de Karl Marx: infraestrutura e superestrutura.
Ao se dedicar em compreender a organização da sociedade capitalista e sua estrutura social, Marx percebeu que a sociedade estava dividida em infraestrutura e superestrutura.
Para Marx, a infraestrutura trata-se das forças de produção, compostas pelo conjunto formado pela matéria-prima, pelos meios de produção e pelos próprios trabalhadores (onde se dá as relações de produção: empregados-empregados, patrões-empregados). Trata-se da base econômica da sociedade, onde se dão, segundo Marx, as relações de trabalho, estas marcadas pela exploração da força de trabalho no interior do processo de acumulação capitalista.
A superestrutura é fruto de estratégias dos grupos dominantes para a consolidação e perpetuação de seu domínio. Trata-se da estrutura jurídico-política e a estrutura ideológica (Estado, Religião, Artes, meios de comunicação, etc.).
7) As 4 funcionalidades da teoria de Dukheim:  pag 34 essa errei
Função acadêmica, distributiva, econômica e política.

8)  Como a escola vista como operadora da cultura pode contribuir para mudanças culturais mais positivas. Pelo enunciado fica fácil de resolver.

9) Texto de Gramsci e pede para marcar a questão sobre a relação entre educação e hegemonia, facil a letra era a B

10) Identifique a ideia central da escola na visão de Marx, a escola tem o papel de disseminar consensos hegemônicos para que a classe dominante perpetue seu poder...fácil

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