terça-feira, 4 de outubro de 2016

Objetiva de intediciplinares II



 Pessoal, segue a minha prova, fui olhando por matérias e fiz todas certas.

Questão 1/10
O termo comunidade tem sido freqüentemente utilizado por sociólogos para caracterizar uma forma fundamental de agrupamento primário. Embora haja uma ampla variedade na compreensão do conceito, ora opondo-o à sociedade (Tönnies), ora limitando-o a grupos pequenos (Chinoy), ora opondo espontaneidade à construção racional (Mac Iver), a maioria dos autores se refere a uma idéia de todo que Weber denomina ‘sentimento de nós’.


Para este autor, comunidade se refere “a uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social(...) repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).

Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8


Segundo Weber, qual é o sentido de comunidade?
A

É uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
B
É uma aão social quando e na medida em que a atitude na conjuntura social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de participação(afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.”
C
É uma intervenção social proporcionada pelo estado a favor dos interesses dos indivíduos.
D
É uma relação comunitária desenvolvida por projetos efetuados por determinados lideres que buscam ações apenas relacionadas com interesses motivados por setores da sociedade.
E
É uma relação social quando e na medida em que a atitude dos indivíduos desemboca em tarefas corriqueiras e produção intelectual e cultural de seus adeptos.

Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em meio a todas as novas tecnologias uma metodologia muito interessante é a Webquest (WQ). Esse termo foi concebido pelo professor Bernie Dodge em 1995, mesmo ano em que o Brasil teve acesso comercial a internet. A proposta metodológica é a de uma atividade orientada e investigativa de maneira que o assunto abordado seja apresentado de forma criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DA EDUCAÇÃO V. 7 Nº 1, Julho, 2009, p.2
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814
De acordo com as aulas e slides apresentados, assinale a alternativa que apresenta a metodologia em que se baseia uma webquest.
A
Aprender fazendo, pensando, avaliando, participando e transformando;
B
Aprender pelo condicionamento e repetição;
C
Aprender por meio de tecnologias audiovisuas;
D
Aprender ouvindo, analisando e repetindo;
E
Aprender fazendo, reconstruindo e inovando.

Questão 3/10
Leia o enunciado a seguir:
“A aprendizagem deve despertar o interesse, estimulando a curiosidade e a criatividade. Logo, o interesse relacionado à atividade lúdica na escola tem-se mostrado cada vez maior por parte de pesquisadores e, principalmente, de professores que buscam alternativas para o processo ensino-aprendizagem”.
Fonte: PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ rdpsi/v17n2/v17n2a06.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2016.
Sobre a gincana como instrumento de aprendizagem, analise as proposições a seguir e assinale a correta:
A
A gincana associa a aprendizagem com a diversão, a alegria, o prazer que o participante pode conquistar envolvendo-se em alguma equipe.
B
elaboração da gincana deve seguir uma dimensão superficial das possibilidades educacionais, buscando apenas o divertimento dos alunos.
C
O desenvolvimento das atividades tem como finalidade tornar os alunos mais competitivos e egocêntricos.  
D
O planejamento de gincanas escolares deve ser realizado somente pelo professor de educação física, visto que ele tem perfil para esse tipo de evento. 
E
As provas físicas, musicais e culturais não devem dialogar com o meio sóciocultural no qual os alunos estão inseridos.

Questão 4/10
Analise as afirmativas:
I. As questões discursivas permitem que você expresse pensamentos, raciocínios e integração de conhecimentos e tendem a exigir níveis mais elaborados de raciocínio
PORQUE
II. Apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso em que nosso papel é construir a resposta, com originalidade, mas de maneira coerente com o conteúdo abordado no decorrer da disciplina
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
A
As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
B
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
D
As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
E
As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.

Questão 5/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, uma regra do jogo das caixinhas.
A
Cada equipe deve receber a metade de um conjunto de caixinhas.
B
O professor só é responsável apenas por marcar o tempo do jogo.
C
Na sala deve existir apenas uma equipe.
D
O professor deve marcar o tempo e conferir os pontos das equipes.
E
A equipe vencedora será a que encaixar corretamente menos caixinhas.

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A racionalidade moderna apresentou a possibilidade de ordenar, compreender e desvendar toda a realidade por intermédio da razão. Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva. Isto fez com que alguns pensadores começassem a ter cautela ao analisar os resultados inferidos pelos filósofos dos séculos passados.
Silva, Ailton José da, A idéia de poder em Foucault: O Estado e a arte de governar, Revista Eletrônica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable)?et????a, São João del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010, p.2


O que se vê na contemporaneidade?
A

Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
B
Entretanto, o que se vê na antiguidade é que o mundo, a sociedade, as filosofias e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral.
C
Entretanto, o que se vê na sociedade é que o mundo, a família, a economia e o direito não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
D
Entretanto, o que se vê na religião é que o poder, a sociedade, as teorias e os pensamentos não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
E
Entretanto, o que se vê é um conjunto de poderes e alternativas que se relacionam com o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.

Questão 7/10
O século XVI é marcado pela expansão da escravidão negra, de características altamente mercantil, promovida pela colonização europeia, as Igrejas Católicas e Protestantes foram coniventes enquanto instituição. No mesmo contexto, defesas do direito à liberdade dos negros foram presentes dentro da religião, mas de maneira pessoal e isolada (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 4).
Conforme a leitura do texto-base identifique a alternativa que se adequa ideia do novo anúncio do Evangelho:
A
O Evangelho é restrito ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar apenas ligado aos fatores culturais.
B
O ato permanente da liturgia do século XX é conformar-se, a imposição é necessária para implantar um projeto.
C
Na atualidade, sobretudo no contexto da sociedade brasileira não existem mais os conflitos e tensões entre as religiões.
D
Pesquisas da USP (Universidade de São Paulo) em História e Ciências Sociais, apresentam somente características de tolerância ganhando os espaços públicos.
E
Para Pedro Casaldáliga, a tarefa é rever o Deus anunciado, fazer uma nova eucaristia (Casaldáliga, 2000, p.48).

Questão 8/10
Leia o texto a seguir:
“O objetivo do nosso trabalho como professor é proporcionar ao aluno condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu próprio conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os seus erros e consegue redefinir estratégias para superar os obstáculos p/ sua aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas diferenciados contribuem para o aluno adquirir capacidades de investigação voltadas p/ a descoberta, pois o professor deixa de ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 11/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.

De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:
A
O professor e sua prática são essenciais no processo da utilização do lúdico para aulas de matemática.
B
O professor é indiferente a esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por meio da brincadeira.
C
O professor é apenas um mediador, não possui relevância.
D
O recurso didático pedagógica substitui a presença do professor.
E
Apenas os jogos matemáticos são importantes para aprender as quatro operações.

Questão 9/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
A

Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação.
B
Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.
C
O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.
D
A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.
E
A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A cibercultura está umbilicalmente ligada à mundialização em curso e às mudanças culturais, sociais e políticas induzidas pela mesma. Ela apóia-se sobre os esquemas mentais, modos de apropriação social, práticas estatísticas muito diferentes das que conhecíamos até agora.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 28.
Catapan (2001) utiliza um termo para referir-se as tecnologias de comunicação que ocorrem com o acesso à internet e por meio de dispositivos eletrônicos como computador, tablets e celulares smartphones. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula, qual afirmativa a seguir refere-se ao termo citada pelo autor?
A
Tecnologias de Comunicação E-learning.
B
Tecnologias da Comunicação e Informação.
C
Tecnologias Assistivas.
D
Tecnologias de Comunicação Digital.
E
Tecnologias Assistivas Existentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oscilange gostaria de te mandar materiais que tenho da uninter de história para você postar no blog. Me mande um e-mail que te passo tudo pra ser postado emm seu blog que ajuda tantas pessoas. meu e-mail é ac1991ab@hotmail.com

Oscilange disse...

Marcilio, te mandei um email...oscilange@hotmail.com