Questão
1/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Atente
para a seguinte citação:
“Em 1942, tratando de um governo ditatorial de viés
nacionalista, o ensino de história foi revestido com as cores da bandeira,
objetivando a conjuração de uma consciência patriótica por meio da seleção de
episódios significativos e de grandes nomes do passado. As novas gerações
deveriam conhecer seus direitos e, mais importante, seus deveres para com a
pátria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MATHIAS, Carlos L. Kelmer. O ensino de
História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História
Unisinos, v.15, n. 1, p. 40-49, Janeiro/Abril 2011, p. 43
<http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163>.Acessado
em 02 de jul. de 2017.
A abordagem histórica que projetou uma ideia de nação
resultante da cooperação entre o europeu colonizador, o escravo africano e os
nativos criou uma série de expressões sobre o Brasil com um determinado
propósito. Entre essas expressões havia estas: “povo pacífico e ordeiro, amante
do samba e das mulatas”, “povo solidário e amante da paz”. Considerando a
citação acima e os conteúdos abordados no texto-base O ensino de história no
Brasil: trajetória e perspectiva o propósito por trás dessas expressões
era:
|
A
|
expressar a realidade do povo, que era, de fato,
ordeiro, por causa de uma colonização pacífica.
|
|
B
|
dar
significado à forma como as relações sociais se estabeleciam de verdade no
Brasil.
|
|
C
|
o de encobrir as desigualdades sociais e
apresentar uma versão irreal da sociedade brasileira.
|
|
D
|
representar exatamente a realidade brasileira
empregando expressões mais informais e, portanto, comunicativas.
|
|
E
|
mostrar como o Brasil era uma terra abençoada por
ser muito produtiva e constituída de um povo alegre e pacato.
|
Questão
2/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Com o advento das inovações surgidas nas últimas
décadas do século passado e a aceleração produzida pelos aparatos de
reprodutibilidade técnica (imprensa, fotografia, fita de áudio, cinema, vídeo,
multimídia), multiplicaram-se quase que infinitamente as possibilidades de
registro de memórias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MEIRELLES, William Reis. Ler, ouvir e ver. a
revolução documental na pesquisa histórica: Uma abordagem das formas da
construção da história. História & Ensino, Londrina, v. 8, p.
143-150, out. 2002, p. 148.
A partir da leitura do fragmento de texto acima e
dos conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre
o uso de fontes na sala de aula sobre os desdobramentos causados pela
chamada revolução documental, leia as afirmativas a seguir:
I. A revolução documental levou ao aprofundamento da história de povos africanos e indígenas.
II. A revolução documental enfatizou a importância do documento escrito como prova definitiva de veracidade do que foi pesquisado.
III. A revolução documental retirou o foco unicamente no documento escrito e desviou-o para outras possibilidades de sinais do passado, encontrados em obras de artes, crônicas, filmes, imagens, entre outros.
IV. A revolução documental redirecionou o olhar da disciplina para aspectos da vida humana ligados ao âmbito social.
I. A revolução documental levou ao aprofundamento da história de povos africanos e indígenas.
II. A revolução documental enfatizou a importância do documento escrito como prova definitiva de veracidade do que foi pesquisado.
III. A revolução documental retirou o foco unicamente no documento escrito e desviou-o para outras possibilidades de sinais do passado, encontrados em obras de artes, crônicas, filmes, imagens, entre outros.
IV. A revolução documental redirecionou o olhar da disciplina para aspectos da vida humana ligados ao âmbito social.
Estão
corretas as afirmativas:
|
A
|
I e III
apenas.
|
|
B
|
II e IV
apenas.
|
|
C
|
II, III
e IV apenas.
|
|
D
|
I e II
apenas.
|
|
E
|
I, III
e IV apenas.
|
Questão
3/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia a
passagem a seguir:
“O deslocamento temporal tornou-se um recurso muito
apreciado e utilizado pelos cineastas, que ora produziam histórias futuristas,
ora buscavam retratar tempos passados. A possibilidade de dar vida à história,
de reconstituir grandes épocas e eventos, também empolgou educadores, que viram
nas imagens em movimento uma possibilidade de contribuir de forma decisiva para
o ensino, especialmente de História”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Eder Cristiano de. O uso do
cinema no ensino de história: propostas recorrentes, dimensões teóricas e
perspectivas da educação histórica. Escritas, v. 4, p. 70-93, 2012, p. 71.
A partir da leitura da passagem acima e os
conteúdos abordados no texto-base A construção de uma Didática da História:
algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino, a aceitação do filme
como documento no ensino e pesquisa de história se deve...
|
A
|
a uma nova concepção de história divulgada a
partir da Escola dos Annales, que abandonou a concepção defendida pela escola
metódica.
|
|
B
|
a opções de pensar o filme como um produto das
elites, que surgiram para consagrar os heróis da história.
|
|
C
|
ao fato de os filmes começarem a retratar a
realidade de uma forma mais fiel aos acontecimentos.
|
|
D
|
ao fato de o cinema ter se tornado uma opção
popular e barata e de fácil acesso pelas escolas.
|
|
E
|
ao começo de uma produção cinematográfica
preocupada com a prática pedagógica.
|
Questão
4/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“A partir de 1930 a História do Brasil e a História
geral formam uma só área, A História da Civilização. O ensino da História
tentava legitimar o discurso da ‘democracia racial’. Em meados dos anos 30 a
educação adota o escolanovismo que apesar de propor abordagens e atividades
diferenciadas, nas salas de aulas era comum os estudantes recitarem lições,
decorar datas e nomes de personagens considerados mais significativos para a
História”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: GASPERAZZO, Estolimar. Os desafios do
Ensino de História no Ensino Fundamental. <http://www.angelfire.com/planet/anpuhes/mariaestolimar4.htm
>. Acessado em 2 de julho de 2017.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos
abordados no texto-base O ensino de história no Brasil: trajetória e
perspectiva sobre as inovações propostas para o ensino de história a partir
da década de 1930, leia as afirmativas a seguir:
I. Manter a linha positivista e o enaltecimento dos grandes heróis, mas com introdução de novos agentes históricos, como os índios e os negros.
II. Crítica da técnica da memorização, defendendo um ensino que valorizasse a investigação, análise, pensamento lógico, entre outros.
III. Instalação dos primeiros cursos de formação de professor secundário.
IV. Introdução da pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento.
I. Manter a linha positivista e o enaltecimento dos grandes heróis, mas com introdução de novos agentes históricos, como os índios e os negros.
II. Crítica da técnica da memorização, defendendo um ensino que valorizasse a investigação, análise, pensamento lógico, entre outros.
III. Instalação dos primeiros cursos de formação de professor secundário.
IV. Introdução da pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento.
Estão
corretas as afirmativas:
|
A
|
I, III
apenas.
|
|
B
|
I, II e
IV apenas.
|
|
C
|
II, III
e IV apenas.
|
|
D
|
I, II
apenas.
|
|
E
|
III e
IV apenas.
|
Questão
5/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia a
citação a seguir:
“Cada pessoa, cada historiador tem um olhar
diferenciado sobre o passado. Mesmo que várias pessoas estudem o mesmo assunto,
cada um dará versões diferentes sobre ele. Portanto, podemos dizer que a
História depende sempre do ponto de vista de seu narrador ou, dito, de outra
fora, todo lugar possibilita e interdita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BRODBECK, Marta de S. L. Vivenciando a
História – Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Base Editorial,
2012. p.140.
A partir da leitura da citação acima e dos
conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o
uso de fontes na sala de aula sobre o resultado mais significativo da
seleção dos vestígios feita pelos historiadores no tempo presente, é correto
afirmar que:
|
A
|
os historiadores produzem um relato factual a
partir dos vestígios investigados, para não dar margem a interpretações
ideológicas.
|
|
B
|
os historiadores deixam para as próximas gerações
impressões dos vestígios passados produzidas a partir de métodos e teorias do
tempo presente.
|
|
C
|
os historiadores criam o fato com base nas
impressões deixadas pelos vestígios encontrados.
|
|
D
|
os historiadores elaboram uma escrita isenta de
opiniões, porque se baseiam no que dizem os vestígios.
|
|
E
|
os historiadores fazem uma investigação imparcial
dos eventos, uma vez que possuem um olhar afastado dos acontecimentos.
|
2 comentários:
Primeiramente parabéns pelo trabalho, gostaria se possível que colocasse as questões da prova discursiva.
Ainda não fiz as provas, vou fazer final da semana que vem ainda..
Postar um comentário