sexta-feira, 25 de agosto de 2017

APOL: Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes

Nota 100



Questão 1/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Atente para a seguinte citação: 
“Em 1942, tratando de um governo ditatorial de viés nacionalista, o ensino de história foi revestido com as cores da bandeira, objetivando a conjuração de uma consciência patriótica por meio da seleção de episódios significativos e de grandes nomes do passado. As novas gerações deveriam conhecer seus direitos e, mais importante, seus deveres para com a pátria”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATHIAS, Carlos L. Kelmer. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, v.15, n. 1, p. 40-49, Janeiro/Abril 2011, p. 43 <http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163>.Acessado em 02 de jul. de 2017. 
A abordagem histórica que projetou uma ideia de nação resultante da cooperação entre o europeu colonizador, o escravo africano e os nativos criou uma série de expressões sobre o Brasil com um determinado propósito. Entre essas expressões havia estas: “povo pacífico e ordeiro, amante do samba e das mulatas”, “povo solidário e amante da paz”. Considerando a citação acima e os conteúdos abordados no texto-base O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva o propósito por trás dessas expressões era:
A
expressar a realidade do povo, que era, de fato, ordeiro, por causa de uma colonização pacífica.
B
dar significado à forma como as relações sociais se estabeleciam de verdade no Brasil.
C
o de encobrir as desigualdades sociais e apresentar uma versão irreal da sociedade brasileira.
D
representar exatamente a realidade brasileira empregando expressões mais informais e, portanto, comunicativas.
E
mostrar como o Brasil era uma terra abençoada por ser muito produtiva e constituída de um povo alegre e pacato.

Questão 2/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Com o advento das inovações surgidas nas últimas décadas do século passado e a aceleração produzida pelos aparatos de reprodutibilidade técnica (imprensa, fotografia, fita de áudio, cinema, vídeo, multimídia), multiplicaram-se quase que infinitamente as possibilidades de registro de memórias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEIRELLES, William Reis. Ler, ouvir e ver. a revolução documental na pesquisa histórica: Uma abordagem das formas da construção da história. História & Ensino, Londrina, v. 8, p. 143-150, out. 2002, p. 148. 
A partir da leitura do fragmento de texto acima e dos conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula sobre os desdobramentos causados pela chamada revolução documental, leia as afirmativas a seguir:

I. A revolução documental levou ao aprofundamento da história de povos africanos e indígenas.
II. A revolução documental enfatizou a importância do documento escrito como prova definitiva de veracidade do que foi pesquisado.
III. A revolução documental retirou o foco unicamente no documento escrito e desviou-o para outras possibilidades de sinais do passado, encontrados em obras de artes, crônicas, filmes, imagens, entre outros.
IV. A revolução documental redirecionou o olhar da disciplina para aspectos da vida humana ligados ao âmbito social. 
Estão corretas as afirmativas:
A
I e III apenas.
B
II e IV apenas.
C
II, III e IV apenas.
D
I e II apenas.
E
I, III e IV apenas.

Questão 3/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia a passagem a seguir:
“O deslocamento temporal tornou-se um recurso muito apreciado e utilizado pelos cineastas, que ora produziam histórias futuristas, ora buscavam retratar tempos passados. A possibilidade de dar vida à história, de reconstituir grandes épocas e eventos, também empolgou educadores, que viram nas imagens em movimento uma possibilidade de contribuir de forma decisiva para o ensino, especialmente de História”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Eder Cristiano de. O uso do cinema no ensino de história: propostas recorrentes, dimensões teóricas e perspectivas da educação histórica. Escritas, v. 4, p. 70-93, 2012, p. 71.
A partir da leitura da passagem acima e os conteúdos abordados no texto-base A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino, a aceitação do filme como documento no ensino e pesquisa de história se deve...
A
a uma nova concepção de história divulgada a partir da Escola dos Annales, que abandonou a concepção defendida pela escola metódica.
B
a opções de pensar o filme como um produto das elites, que surgiram para consagrar os heróis da história.
C
ao fato de os filmes começarem a retratar a realidade de uma forma mais fiel aos acontecimentos. 
D
ao fato de o cinema ter se tornado uma opção popular e barata e de fácil acesso pelas escolas.
E
ao começo de uma produção cinematográfica preocupada com a prática pedagógica.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A partir de 1930 a História do Brasil e a História geral formam uma só área, A História da Civilização. O ensino da História tentava legitimar o discurso da ‘democracia racial’. Em meados dos anos 30 a educação adota o escolanovismo que apesar de propor abordagens e atividades diferenciadas, nas salas de aulas era comum os estudantes recitarem lições, decorar datas e nomes de personagens considerados mais significativos para a História”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GASPERAZZO, Estolimar. Os desafios do Ensino de História no Ensino Fundamental. <http://www.angelfire.com/planet/anpuhes/mariaestolimar4.htm >. Acessado em 2 de julho de 2017. 
Considerando o fragmento acima e os conteúdos abordados no texto-base O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva sobre as inovações propostas para o ensino de história a partir da década de 1930, leia as afirmativas a seguir:

I. Manter a linha positivista e o enaltecimento dos grandes heróis, mas com introdução de novos agentes históricos, como os índios e os negros.
II. Crítica da técnica da memorização, defendendo um ensino que valorizasse a investigação, análise, pensamento lógico, entre outros.
III. Instalação dos primeiros cursos de formação de professor secundário.
IV. Introdução da pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento. 
Estão corretas as afirmativas:
A
I, III apenas.
B
I, II e IV apenas.
C
II, III e IV apenas.
D
I, II apenas.
E
III e IV apenas.

Questão 5/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia a citação a seguir:
“Cada pessoa, cada historiador tem um olhar diferenciado sobre o passado. Mesmo que várias pessoas estudem o mesmo assunto, cada um dará versões diferentes sobre ele. Portanto, podemos dizer que a História depende sempre do ponto de vista de seu narrador ou, dito, de outra fora, todo lugar possibilita e interdita”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRODBECK, Marta de S. L. Vivenciando a História – Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Base Editorial, 2012. p.140. 
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula sobre o resultado mais significativo da seleção dos vestígios feita pelos historiadores no tempo presente, é correto afirmar que:
A
os historiadores produzem um relato factual a partir dos vestígios investigados, para não dar margem a interpretações ideológicas.
B
os historiadores deixam para as próximas gerações impressões dos vestígios passados produzidas a partir de métodos e teorias do tempo presente.
C
os historiadores criam o fato com base nas impressões deixadas pelos vestígios encontrados.
D
os historiadores elaboram uma escrita isenta de opiniões, porque se baseiam no que dizem os vestígios.
E
os historiadores fazem uma investigação imparcial dos eventos, uma vez que possuem um olhar afastado dos acontecimentos.

2 comentários:

Márcio disse...

Primeiramente parabéns pelo trabalho, gostaria se possível que colocasse as questões da prova discursiva.

Oscilange disse...

Ainda não fiz as provas, vou fazer final da semana que vem ainda..