Todas as questões estão certas....
Questão 1/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre
tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente.
Isso porque, qualquer que seja a TIC [Tecnologias de Informação e
Comunicação] empregada em sala de aula – livro didático, computador,
projetor, softwares, entre outros –, conotações políticas, econômicas, sociais
e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses
recursos tecnológicos empregados por ele”.
Após essa
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, G.
da S.; BOENO, R. K. de S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na
prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL, 2012.
<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885>.
Acesso em 12 maio 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
|
A
|
Dimensão educacional-laboral; dimensão
político-governamental; dimensão socioeconômica.
|
|
B
|
Dimensão político-laboral; dimensão estrutural;
dimensão sociocultural.
|
|
C
|
Dimensão econômico-laboral; dimensão
político-estrutural; dimensão mundial.
|
|
D
|
Dimensão político-laboral; dimensão
econômico-institucional; dimensão estrutural.
|
|
E
|
Dimensão
econômico-laboral; dimensão político-governamental; dimensão sociocultural.
|
Questão
2/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Não
basta ter apenas um ensino informático e mesmo a informática como ferramenta de
ensino. A nosso ver, para se ter um ensino democrático, é preciso fazer com que
a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada
por ela, apropriando os conteúdos de forma crítica e criativa”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Moraes, R. A. Informática na educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 116.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação
e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a história da informática na
educação brasileira, percebe-se a utilização da informática em duas
perspectivas: institucional e construcionista. A perspectiva construcionista é
baseada na teoria de qual autor?
|
A
|
Vygotski.
|
|
B
|
Paulo Freire.
|
|
C
|
Wallon.
|
|
D
|
Piaget.
|
|
E
|
Skinner.
|
Questão
3/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A
educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e
o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz
‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem
pacientemente, memorizam e repetem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
|
A
|
O aluno ativo no processo de ensino e de
aprendizagem.
|
|
B
|
O professor passivo no processo de ensinar.
|
|
C
|
O professor mediador da aprendizagem.
|
|
D
|
O aluno passivo ao receber o conhecimento.
|
|
E
|
O aluno ativo e o professor mediador na prática
educativa.
|
Questão
4/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os Parâmetros
Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a
educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir
a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões,
pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores
brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor
contato com a produção pedagógica atual”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 10.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
instituem que a educação para este século alicerça-se em quatro pilares. A esse
respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas
tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que os quatro pilares da
educação são:
|
A
|
Aprender a ter, aprender a ser, aprender a fazer
e aprender a conhecer.
|
|
B
|
Aprender a conhecer, aprender a ouvir, aprender a
ter e aprender a ser.
|
|
C
|
Aprender a dividir, aprender a conviver com os
outros, aprender a conhecer, aprender a ter.
|
|
D
|
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
compreender os outros, aprender a ter.
|
|
E
|
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
viver com os outros, aprender a ser.
|
Questão
5/5 - Prática Profissional - Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
“Não há uma forma única, nem um único modelo de
educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o
melhor; o ensino escolar não é única prática, e o professor profissional não é
o seu único praticante”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010. p. 26.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010. p. 26.
De acordo
com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um
(re)pensar sobre educação e tecnologia, analise as sentenças a
seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas
falsas.
I. ( ) A educação pode acontecer em diferentes espaços: em casa, na rua, na igreja, na escola.
II. ( ) Por meio da educação, a cultura de uma sociedade é difundida.
I. ( ) A educação pode acontecer em diferentes espaços: em casa, na rua, na igreja, na escola.
II. ( ) Por meio da educação, a cultura de uma sociedade é difundida.
III. (
) Tecnologia e educação são ferramentas que podem oportunizar ao sujeito
a construção do conhecimento.
IV. ( ) É preciso considerar que a educação acontece somente no espaço da escola.
V. ( ) Algumas pessoas deixam de ser atingidas pela educação por morarem em pequenas cidades.
IV. ( ) É preciso considerar que a educação acontece somente no espaço da escola.
V. ( ) Algumas pessoas deixam de ser atingidas pela educação por morarem em pequenas cidades.
Agora, marque a alternativa que apresenta a
sequência correta:
|
A
|
V – F – V – V – F
|
|
B
|
F – V – V – F – V
|
|
C
|
V – V – V – F – F
|
|
D
|
V – V – F – F – V
|
|
E
|
F – F – V – V – F
|
10 comentários:
OI VC NAO TEM O ESTUDO DE CASO DESTA MATERIA E OBJETIVA E DISCURSUVA
a prova objetiva eu não anotei essa uta estou meio corrida a discursiva vou fazer amanhã. O estudo de caso eu fiz, mas não guardei copia, mas vou ver o assunto e te falo mais ou menos o que fiz.
O estudo de caso é sobre como promover um maior conhecimento em termos de conteúdo e como aproximar os alunos aos professores utilizando a tecnologia.
Falei sobre o professor entender tecnologias para além do laboratório de informática, pois o professor precisará se aliar as tecnologias pois elas vieram para ficar. O professor precisará sair da sua zona de conforto e aprender a utilizar as ferramentas para interagir com os seus alunos e promover a aprendizagem que é o objetivo a ser atingido. Também falei que essa tarefa não é fácil e que ainda não sabemos como ela dará frutos, então o professor terá que tentar, errar e tentar de novo até descobrir uma forma de produzir conhecimento utilizando as ferramentas e que os alunos usam as tecnologias apenas para se divertir e isso é um problema. Também ressaltei que mais do que nunca o professor deve ser o mediador da aprendizagem, ou seja ele não é o sabe tudo mas é o condutor. O professor deve saber que ferramentas eles (os alunos) usam e como usam para introduzir aprendizagem aí. ou seja as tecnologias são dinâmicas então nao vamos conseguir ensinar na base do quadro e giz...
Espero ter ajudado.
Parabéns pelo trabalho, sempre passo por aqui antes de fazer minhas provas, poderia dar um direcional sobre as questões da prova discursiva? Obrigado.
A objetiva caiu muito sobre tecnologias dependentes(as que dependem de componentes eletrônicos para funcionar) e independentes (não dependem tipo cartaz, quadro de giz) e a objetiva as perguntas eram sobre como o professor deve utilizar as tecnologias com os alunos, quais os desafios e sobre software e sites abertos e fechados..
Gostei muito desse blog
Obrigado por me ajudar nas respostas
Gostei muito
Oie você ja tem oque cai na prova objetiva?
Muito bom o material
Postar um comentário