Errei uma e acho que é acho que é a questão 5 (se for vou entrar com recurso, pois a opção 4 tem dois objetivos pesquisar sobre a guerra e sobre as ondas de rádio que ficou faltando na questão.)
Questão
1/5 - Análise de Conjuntura
“Independente
do tamanho ou do tipo de produtos e serviços oferecidos, todas as empresas
necessitam de informações que as auxiliem na tomada de decisões, e para
obtê-las, realizam as pesquisas de mercado”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, CAPÍTULO 1, p. 23 - 24.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas
abaixo que tratam do conceito de pesquisa de mercado (que também pode ser
chamada de pesquisa de marketing), e marque aquela que faz a análise correta.
I – A pesquisa de mercado não
envolve os consumidores. Ela deve ser feita junto à especialistas no ramo, que
podem proporcionar uma visão mais clara sobre o produto. O consumidor na
maioria das vezes opina positivamente sobre produtos ruins.
II
– A pesquisa de marketing dificilmente é usada no processo de tomada de
decisões. Isso ocorre por que as opiniões dos consumidores são muito variadas,
o que pode confundir a gerência.
III
– A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor, o cliente e o
público ao profissional de marketing por meio de informação.
IV
– Pesquisa de mercado também pode ser defina como a identificação, coleta,
análise, e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e seu
uso para assessorar a gerência na tomada de decisões.
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A
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Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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Questão
2/5 - Análise de Conjuntura
“Observe
que as definições apresentadas evidenciam que a pesquisa tem um papel
fundamental, pois auxilia no processo de tomada de decisão. Sendo assim, é
essencial que os profissionais de marketing disponham de informações, ou seja,
de fatos e estatísticas, e não apenas dados”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 1, p. 24
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – Os dados são as entradas do
sistema de informações. Podem ser coletados nas mais diversas fontes possíveis,
e da forma bruta como se apresentam e onde estão localizados não têm utilidade per
si.
II –
Informações são as saídas do sistema de informação. Consistem nos resultados do
processamento dos dados, ou seja, dizem respeito a dados apresentados de forma
que estes sejam úteis para a tomada de decisão
III
– A pesquisa de mercado é objetiva, uma vez que busca disponibilizar
informações precisas as quais reflitam uma situação verdadeira.
IV
– O pesquisador deve usar as suas inclinações pessoais ou políticas. Deve
realizar a pesquisa de forma parcial, mostrando assim suas preferências
ideológicas.
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A
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Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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Questão
3/5 - Metodologia da Pesquisa
“(...)
embora a ciência tenha tentado se formar com base na separação entre sujeito e
objeto, ela não é politicamente neutra, mas dependente dos valores dos
cientistas que fazem parte da comunidade científica. É preciso agora levar a
questão sobre como os valores atuam no contexto da pesquisa científica”.
MEDEIROS, Alexandre da Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em
ciências sociais. In PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social.
Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 28.
A
respeito dos Juízos de Valor na pesquisa científica, assinale a alternativa
correta.
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A
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Juízos
de valores positivo e normativo são sinônimos, sendo a diferenciação entre
eles apenas mera formalidade.
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B
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Juízo
de valor positivo é aquele segundo o qual se pronuncia um mundo ideal.
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C
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Juízo
de valor normativo é aquele produzido pela norma jurídica e prescrito na
jurisprudência dos tribunais.
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D
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Juízos
normativos implicam em juízos por meio dos quais se prenuncia o que deveria
acontecer, ou como deveriam ser os fatos.
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E
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Juízos
positivos são antagônicos a juízos negativos, e não possuem correspondência
na realidade fática.
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Questão
4/5 - Metodologia da Pesquisa
“(...)
problematizar o contexto da pesquisa, é um ato de fundamental importância que o
cientista precisa assumir para começar a entender a influência dos valores
sobre a investigação que ele pretende levar a cabo”. MEDEIROS, Alexandre da
Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em ciências sociais. In
PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes,
2013. p. 31.
A
respeito da problematização do contexto da pesquisa e sobre a influência (ou
não) dos valores do pesquisador na formação da ciência, assinale a alternativa
correta.
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A
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A
pesquisa representa conjunto de procedimentos estritamente técnicos,
totalmente isenta de fatores extracientíficos.
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B
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Pesquisas
sempre ocorrem fora da sociedade, no que se chama de “vácuo estrutural”.
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C
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Trata-se
de consenso em ciências sociais sobre o momento em que valores pessoais e
sociais interferem na pesquisa.
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D
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Todas
as etapas da pesquisa científica são neutras e isentas de contaminação.
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E
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Os
valores influenciam a pesquisa, do seu início à sua conclusão.
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Questão
5/5 - Análise de Conjuntura
“Neste
capítulo, apresentaremos um breve histórico da pesquisa de mercado no Brasil,
para na sequência, discorrermos sobre o seu conceito e a sua importância na
tomada de decisões”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado.
Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 1, p. 22
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – Os pesquisas de opinião
surgiram no Brasil com as primeiras eleições presidenciais da Nova
República em 1989. Depois, nos anos 90, elas chegaram ao mercado, especialmente
através das empresas privatizadas de telefonia.
II
– Os projetos de pesquisa de mercado começaram a surgir no Brasil, na década de
1930, por solicitação de algumas filiais de empresas americanas aqui
estabelecidas
III
– A criação do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope),
em 1942, deu início à atividade sistemática da pesquisa de mercado e de opinião
pública.
IV
– A primeira pesquisa nacional de opinião pública foi patrocinada pelo governo
americano. Ela tinha dois objetivos: analisar as opiniões e as atitudes da
população sobre a guerra, que surgira na Europa, em 1939, bem como sobre as
partes envolvidas e outras que poderiam se envolver no conflito.
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A
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Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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