quarta-feira, 8 de novembro de 2017

APOL: RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Analise Conjuntura e Metodologia da pesquisa)



Errei uma e acho que é acho que é a questão 5 (se for vou entrar com recurso, pois a opção 4 tem dois objetivos pesquisar sobre a guerra e sobre as ondas de rádio que ficou faltando na questão.)

Questão 1/5 - Análise de Conjuntura

“Independente do tamanho ou do tipo de produtos e serviços oferecidos, todas as empresas necessitam de informações que as auxiliem na tomada de decisões, e para obtê-las, realizam as pesquisas de mercado”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, CAPÍTULO 1, p. 23 - 24.

Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo que tratam do conceito de pesquisa de mercado (que também pode ser chamada de pesquisa de marketing), e marque aquela que faz a análise correta.
 I – A pesquisa de mercado não envolve os consumidores. Ela deve ser feita junto à especialistas no ramo, que podem proporcionar uma visão mais clara sobre o produto. O consumidor na maioria das vezes opina positivamente sobre produtos ruins.
 II – A pesquisa de marketing dificilmente é usada no processo de tomada de decisões. Isso ocorre por que as opiniões dos consumidores são muito variadas, o que pode confundir a gerência.
 III – A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informação.
 IV – Pesquisa de mercado também pode ser defina como a identificação, coleta, análise, e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e seu uso para assessorar a gerência na tomada de decisões.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas

Questão 2/5 - Análise de Conjuntura
“Observe que as definições apresentadas evidenciam que a pesquisa tem um papel fundamental, pois auxilia no processo de tomada de decisão. Sendo assim, é essencial que os profissionais de marketing disponham de informações, ou seja, de fatos e estatísticas, e não apenas dados”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 1, p. 24
Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela que faz a análise correta.
 I – Os dados são as entradas do sistema de informações. Podem ser coletados nas mais diversas fontes possíveis, e da forma bruta como se apresentam e onde estão localizados não têm utilidade per si.

II – Informações são as saídas do sistema de informação. Consistem nos resultados do processamento dos dados, ou seja, dizem respeito a dados apresentados de forma que estes sejam úteis para a tomada de decisão
 III – A pesquisa de mercado é objetiva, uma vez que busca disponibilizar informações precisas as quais reflitam uma situação verdadeira.
 IV – O pesquisador deve usar as suas inclinações pessoais ou políticas. Deve realizar a pesquisa de forma parcial, mostrando assim suas preferências ideológicas.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa

“(...) embora a ciência tenha tentado se formar com base na separação entre sujeito e objeto, ela não é politicamente neutra, mas dependente dos valores dos cientistas que fazem parte da comunidade científica. É preciso agora levar a questão sobre como os valores atuam no contexto da pesquisa científica”. MEDEIROS, Alexandre da Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em ciências sociais. In PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 28.
A respeito dos Juízos de Valor na pesquisa científica, assinale a alternativa correta.
A
Juízos de valores positivo e normativo são sinônimos, sendo a diferenciação entre eles apenas mera formalidade.
B
Juízo de valor positivo é aquele segundo o qual se pronuncia um mundo ideal.
C
Juízo de valor normativo é aquele produzido pela norma jurídica e prescrito na jurisprudência dos tribunais.
D
Juízos normativos implicam em juízos por meio dos quais se prenuncia o que deveria acontecer, ou como deveriam ser os fatos.
E
Juízos positivos são antagônicos a juízos negativos, e não possuem correspondência na realidade fática.

Questão 4/5 - Metodologia da Pesquisa
“(...) problematizar o contexto da pesquisa, é um ato de fundamental importância que o cientista precisa assumir para começar a entender a influência dos valores sobre a investigação que ele pretende levar a cabo”. MEDEIROS, Alexandre da Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em ciências sociais. In PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 31.
A respeito da problematização do contexto da pesquisa e sobre a influência (ou não) dos valores do pesquisador na formação da ciência, assinale a alternativa correta.
A
A pesquisa representa conjunto de procedimentos estritamente técnicos, totalmente isenta de fatores extracientíficos.
B
Pesquisas sempre ocorrem fora da sociedade, no que se chama de “vácuo estrutural”.
C
Trata-se de consenso em ciências sociais sobre o momento em que valores pessoais e sociais interferem na pesquisa.
D
Todas as etapas da pesquisa científica são neutras e isentas de contaminação.
E
Os valores influenciam a pesquisa, do seu início à sua conclusão.

Questão 5/5 - Análise de Conjuntura
“Neste capítulo, apresentaremos um breve histórico da pesquisa de mercado no Brasil, para na sequência, discorrermos sobre o seu conceito e a sua importância na tomada de decisões”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 1, p. 22
Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela que faz a análise correta.
 I – Os pesquisas de opinião surgiram no Brasil com as primeiras eleições presidenciais da Nova República em 1989. Depois, nos anos 90, elas chegaram ao mercado, especialmente através das empresas privatizadas de telefonia.
 II – Os projetos de pesquisa de mercado começaram a surgir no Brasil, na década de 1930, por solicitação de algumas filiais de empresas americanas aqui estabelecidas
 III – A criação do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 1942, deu início à atividade sistemática da pesquisa de mercado e de opinião pública.
 IV – A primeira pesquisa nacional de opinião pública foi patrocinada pelo governo americano. Ela tinha dois objetivos: analisar as opiniões e as atitudes da população sobre a guerra, que surgira na Europa, em 1939, bem como sobre as partes envolvidas e outras que poderiam se envolver no conflito.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Nenhum comentário: