quinta-feira, 5 de abril de 2018

APOL: Relações internacionais (Direito e Portugues)

Todas certas..



Questão 1/5 - Técnicas de Comunicação
“A concordância é um ajustamento de flexões. O verbo também deve ajustar suas flexões de número e de pessoa ao sujeito da oração”. Fonte:  VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, p. 320, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:

 I – Se a oração não apresenta sujeito, não há motivo para o verbo variar, devendo manter-se na 3ª do singular.
II – Na frase: “Necessita-se de oito pedreiros qualificados”, o verbo fica no singular porque não há sujeito declarado na oração. Quem necessita? Isso não é informado
III – Na frase “Surgiram inesperadamente fatos novos”, o verbo flexiona porque o sujeito fatos novos, está no plural.
IV – A frase “Precisa-se de secretário trilíngue” está errada. Não sabemos “quem precisa” do secretário trilíngue, e quando não há sujeito determinado é obrigatório flexionar o verbo para o plural.
A
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II e III estão corretas

Questão 2/5 - Técnicas de Comunicação
“Há muitos casos de concordância verbal, mas as pessoas normalmente não utilizam uma grande parte deles em seu dia a dia”. Fonte:  VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, pp. 320
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Quando o sujeito é representado pelo pronome relativo "quem", o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Exemplo: “Ana é quem fez o jantar
II – Quando o sentido da frase for de inclusão, e formados por dois núcleos unidos por "ou", o verbo ficará sempre no singular, em qualquer pessoa.
III – O verbo ficará na terceira pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra. Exemplo: “Os Maias belíssima obra de Eça de Queiroz, transformou-se em minissérie de TV há alguns anos”.
IV – A frase Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa” está errada. Quando a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo ficará obrigatoriamente no plural, em qualquer pessoa.
A
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas I e III estão corretas
E
Apenas as assertivas II e III estão corretas

Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação
“O verbo é a classe de palavras mais rica em flexões. Ela varia de acordo com as necessidades do texto para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Além disso, o verbo exprime ação, estado, fato ou fenômeno”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, p. 315
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Verbos que indicam um fato certo, ou real, estão no modo subjuntivo.
II – Na frase “As crianças correm livres pelo quintal” o verbo está na 1ª pessoa do plural e, por indicar um fato certo, real, está no modo imperativo.
III – Na frase, “As crianças correm livres pelo quintal” a forma verbal correm está na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito criança. Por indicar um fato certo, real, o verbo correm está no modo indicativo
IV – Na frase “Nevou essa madrugada em São Joaquim”, a forma verbal nevou está na 3ª pessoa do singular e indica um fenômeno da natureza. Por esse motivo, não apresenta sujeito. Sempre que o sujeito é inexistente, o verbo se flexiona na 3ª pessoa do singular”.
A
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II e III estão corretas

Questão 4/5 - Direito Constitucional
"No Brasil, para a Câmara dos Deputados e as Assembléias Legislativas, vigora, desde os pleitos de 1982 até o presente, a representação proporcional com listas abertas, com distritos eleitorais de grande magnitude (que são as próprias unidades da federação), ao passo que nos EUA os deputados são eleitos por voto majoritário em circunscrições uninominais. Em parte por efeito do sistema eleitoral, em parte por razões históricas, no Brasil temos um multipartidarismo bastante fragmentado, que alguns autores (especialmente os autores norte-americanos chamados de brasilianistas) consideram de "baixa institucionalização", enquanto nos Estados Unidos a disputa política é monopolizada por dois grandes partidos (Democrata e Republicano).
Essas questões têm implicações fundamentais no jogo político dos países em questão. Ao passo que o sistema eleitoral e o multipartidarismo brasileiro introduzem incerteza na disputa - taxas de reeleição que ultrapassem 60% já chamam a atenção de analistas e políticos - nos Estados Unidos, a taxa de sucesso na reeleição para o Congresso é extremamente alta, girando em torno de 95%." Fonte: FLORENTINO, Renata. Saindo de cena: parlamentares que desistem da disputa eleitoral (1990-2006). Revista de Sociologia e Política,  Curitiba ,  v. 16, n. 30, p. 45-63,  jun.  2008.
A respeito das eleições no Brasil, para o Legislativo, conforme a Constituição de 1988 assinale a alternativa correta.
A
O Senado Federal compõe-se de representantes dos estados e do Distrito Federal, eleitos com mandato de oito anos.
B
A representação dos Territórios nas Assembleias Legislativas estaduais será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
C

O Poder Legislativo federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais.
D

O número total de Senadores, bem como a representação por estado e pelo Distrito Federal, será feita de forma majoritária e proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições.
E
O mandato dos deputados federais é de 8 anos, sendo a renovação feita da Câmara a cada 4 anos de forma proporcional à composição partidária.

Questão 5/5 - Direito Constitucional
"Sentada, uma mulher de túnica branca e venda nos olhos, repousa, em suas pernas uma leve espada. Ela está à frente do prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, capital do Brasil. A representação modernista de Alfredo Ceschiatti1 para "justiça" é alta, magra, calma e elegante.
Dentro do prédio de proporções relativamente reduzidas, parecendo flutuar na nobreza e dignidade de suas galerias externas, revestidas do mais branco dos mármores, se ouve uma campainha estridente que anuncia o início da seção e a entrada dos onze ministros no plenário. Todos os presentes se levantam, para reverenciar os onze ministros e o Procurador-Geral da República. Por cima do terno, eles vestem uma toga preta e comprida, que contrasta com o tom dourado do carpete, o bege da parede de mármore e o marrom-claro da madeira das bancadas do plenário do STF.
A toga comprida, tradição de nosso Poder Judiciário, diferencia os ministros dos demais. Ainda que você participe do julgamento como advogado ou membro do Ministério Público terá que usar uma toga mais curta. Contraditoriamente, o edifício de Oscar Niemeyer envolve, aproxima e coloca quase na mesma altura os juízes e a plateia dos cidadãos. Eles se sentam no balcão em forma de "U", auxiliados pelos seus meirinhos.
Existe uma norma rígida que define o assento no plenário do STF. O presidente se senta na ponta central do balcão. Ao seu lado direito tem assento o procurador-geral da República e do lado esquerdo o secretário da seção. O último ministro nomeado senta-se na cadeira mais distante, à esquerda do presidente. O penúltimo, na cadeira mais distante, à direita. Alternam-se os demais até a cadeira mais próxima, à direita do presidente, onde fica sentado o decano.
No painel de mármore bege de Athos Bulcão, em cima da cadeira do presidente, um brasão de bronze da República do Brasil. Mais vistoso é o Jesus crucificado acima e à esquerda. A bandeira do Brasil, verde, amarela e azul quebra a monocromia desse altar."
Fonte: YAMADA, Erica Magami; VILLARES, Luiz Fernando. Julgamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol: todo dia era dia de índio. Revista Direito GV,  São Paulo ,  v. 6, n. 1, p. 145-157,  jun.  2010.
A respeito da organização e do funcionamento do Poder Judiciário no Brasil, em especial do STF, assinale a alternativa correta.
A
O Superior Tribunal da Federação é o órgão máximo do Judiciário Brasileiro, em conjunto com o Tribunal de Apelação, conforme a Constituição de 1988.
B
A função de "Corte Constitucional", de “guardiã da Constituição" cabe ao Supremo Tribunal de Justiça, composto por 44 Ministros, dentre os quais 11 integram também o Tribunal Superior Eleitoral.
C
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
D
O STF possui competência apenas originária, ou seja, apenas para julgamento de demandas propostas diretamente em face do Tribunal.
E
Crimes Militares e contra a Segurança Nacional serão sempre julgados, necessariamente, pelo STF.

Nenhum comentário: