domingo, 15 de abril de 2018

APOL: Relações Internacionais (Direito e Portugues)

Todas certas..


Questão 1/5 - Técnicas de Comunicação
“A preposição é uma palavra invariável que une duas palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência”. Fonte:  VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8, p. 365
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:

 I – Aspirar e assistir são exemplos de verbos que, ao mudarem de sentido, mudam de regência. Exemplo: Aspirar com sentido de inalar e respirar não pede preposição. Aspirar com sentido de desejar, pretender, querer exige a preposição “a”. pag 353
 II – Carecer de, constar de, depender de, precisar de são exemplos de verbos que exigem uma preposição entre eles e o complemento. Exemplo: Tais informações não constam do processo. Pag 353
 III – Os verbos querer e visar não pedem preposição em nenhuma ocasião. Pag 354
 IV – Os verbos esquecer e lembrar não pedem preposição. Entretanto, esquecer-se e lembrar-se, como são pronominais, exigem a proposição “de”.
A
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas I e III estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Questão 2/5 - Direito Constitucional
Segundo o artigo 3o do Código Tributário Nacional, "tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada".
Assinale a alternativa que contenha corretamente duas modalidades tributárias brasileiras. Pag 185
A
Empréstimo compulsório e contribuição de melhoria
B
Imposto e Valor Agregado
C
Valor Agregado e Propina
D
Propina e Taxa
E
Taxa e Pecúnia

Questão 3/5 - Direito Constitucional
O Presidente pode pedir autorização ao Congresso Nacional, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, para decretar (...), no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. Fonte: Artigo 137 da Constituição Federal 
A alternativa que corresponde, corretamente, às reticências é: pag 181
A
Estado de sítio
B
Estado de defesa
C
Estado de guerra
D
Estado de natureza
E
Estado de normalidade

Questão 4/5 - Técnicas de Comunicação
“Em se tratando de verbos, a regência determina a presença ou não de preposição entre os termos”. Fonte:  VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 8, p. 350.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
 I – É correto usar a preposição “em” com o verbo implicar (sentido de “acarretar”, “gerar”). Exemplo: “Essas atitudes arbitrárias implicam em danos à credibilidade de nossa empresa”
 II – O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao complemento, sem necessitar de preposição. Exemplo: “Meu irmão namora (não exige preposição) a Cláudia há seis meses”.
 III – Verbos como varrer, vender, abrir, guardar, visitar, escrever e redigir, também dispensam a presença da preposição para uni-los a seus complementos.
 IV – A frase, “Essas atitudes arbitrárias implicam danos à credibilidade de nossa empresa”, está correta, pois é errado usar a preposição “em” com o verbo implicar (no sentido de “acarretar”, “gerar”).
A
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
D
Apenas as assertivas I e III estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Questão 5/5 - Direito Constitucional
"O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas (...). Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe. (...) As Forças Armadas atuam sob a direção superior do Ministério da Defesa (MD), que tem a incumbência de orientar, supervisionar e coordenar as atividades desenvolvidas por essas instituições". Disponível em: <http://www.defesa.gov.br/forcas-armadas>.  Acesso em: 23.06.2016.
Segundo a Constituição brasileira, compõe as Forças Armadas: pag 181
A
Polícias Civil, Militar e Federal
B
Política Militar e Exército
C
Exército e Polícias Nacionais
D
Exército, Marinha e Aeronáutica
E
Polícias e Agência Brasileira de Inteligência

Nenhum comentário: