domingo, 3 de junho de 2018

HISTORIA II

Acho que é a 2 que esta errada..


Questão 1/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Considere a citação: 
“O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 

Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Victor. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 44. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
A
a Padre Cícero, por sua posição de destaque no cenário religioso nordestino.
B
ao Exército, pela sua responsabilidade na manutenção da ordem social
do país.
C
à presidência do Marechal Deodoro, quando poderosos locais passaram
receber fictícios títulos militares.
D
aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada
preferencialmente por membros da elite.
E
às milícias armadas, criadas no Nordeste, e organizadas para se defender
da ação de jagunços.

Questão 2/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Observe a caricatura abaixo:
http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9gDoKGJ/58zdVaaVJcBy/qUhJIX8qmPYPQLejbgw8jcH4ZVqXqfLNsxScsCsw1BYQLts9D0xQDBxAvSN5UEiwa78iwx+2GZ2aM+syWEMamKw
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
A
V– F– V– F
B
F– F– V– F
C
V– F– V– V
D
V– V– F– V
E
V– V– F– F

Questão 3/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HOUAISS, Antonio. Messianismo. In: _____. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2013. 
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram: pag 82/83

1. Monge José Maria
2. Antônio Conselheiro
3. Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista

(3) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
(4) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
(1) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
(2) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
A
1, 3, 4, 2
B
3, 4, 1, 2
C
2, 3, 1, 4
D
1, 3, 2, 4
E
4, 1, 3, 2


Questão 4/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
A
a política externa do Brasil deveria opor-se aos ideais defendidos pelos
Estados Unidos.
B
deveriam ser cassados os mandatos de deputados e senadores e fechado
o Congresso Nacional.
C
a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos
e não com os externos.
D
a preparação para a guerra pelo controle da Bacia do Prata devia ser
estimulada, especialmente contra a Argentina.
E
o poder deveria ser devolvido aos civis em 1967, ideia defendida
pelos castelistas

Questão 5/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação: 
“Às vésperas do golpe de estado de 1964, mais de 30 anos após a revolução que derrubou a República Velha, era inegável, contudo, a marca do espírito oligárquico nas novas elites. [...] As margens de eficácia da tradicional política de compromissos reduziam-se drasticamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente, ele está disponível em: WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. p. 15,16. 
A citação acima, do cientista político Francisco Weffort, comenta os últimos momentos do populismo no Brasil. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre os eventos que marcaram a crise e o fim do populismo no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

I – ( ) Conflitos internos na aliança PSD-PTB dividiram o grupo político que havia dominado, de forma majoritária, as eleições presidenciais nos anos pós-Vargas.
II – (  ) Houve uma crise institucional após a renúncia de Jânio Quadros e resistência à posse de João Goulart (Jango) na Presidência.
III – ( ) Houve inflação descontrolada e aumento da dívida pública, ocasionados pelos sucessivos choques do petróleo.
IV – (  ) Houve uma sucessão de planos econômicos, como Cruzado, Bresser e Verão, que não obtiveram sucesso em reduzir a superinflação no Brasil.
V – (  ) Ocorreram manifestações tenentistas em favor de eleições limpas, democratização da educação, distribuição de renda e melhores soldos aos soldados de baixa patente. 
Agora, assinale a sequência correta:
A
V– V– F– F– F
B
V– F– V– V– F
C
F– V– F– F– F
D
F– V– V– F– V
E
V– F– F– F– V

Gabarito
1 – D
2 – D
3 – B
4 – C
5 – A

Um comentário:

Unknown disse...

Sim, acredito que a segunda questão está errada, a lei Bill Aberdeen foi um ato parlamentar do Reino Unido, e pelo enunciado, a questão seria sobre o movimento abolicionista no Brasil. E a lei dos Sexágenários não foi aprovada realmente por abolicionistas, mas pelo parlamento com o intuito de retardar o quanto possível a ordem escravista. Então acredito que a resposta correta seria a letra "E". As demais questões, acredito que estejam certas.