sexta-feira, 1 de junho de 2018

APOL: RI Macro/Micro e Etica

Todas certas...

Questão 1/5 - Economia Macro e Micro
“A oferta da moeda (meio de pagamento) representa disponibilidade com liquidez imediata, isto é, que pode ser utilizada imediatamente para liquidar transações econômicas. A emissão primária de moeda pelo Banco Central decorre de operações ativas típicas da autoridade monetária.” Fonte: TEBCHIRANI, Flavio Ribas. Princípios de economia: micro e macro Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 7, pp. 123-124, adaptado.

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:

IA autoridade monetária tem como função controlar todos preços de uma economia. É ela que define o preço de todas as mercadorias.
II – Uma das ações típicas da autoridade monetária é a compra e venda de moedas estrangeiras;
III – A autoridade monetária compra e vende títulos públicos federais para controle de quantidade de moeda em circulação;
IV – A autoridade monetária também pode funcionar como “emprestador” de última instância para bancos comerciais, a fim de financiar necessidades imediatas de caixa.
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas;
B
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
C
Apenas as assertivas I e II estão corretas;

D
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas;
E
Apenas as assertivas III e IV estão corretas;


Questão 2/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2013), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
A
Responsabilidade discricionária.
B
Dimensão econômica.
C
Dimensão legal.
D
Dimensão ética.
E
Dimensão Política

Questão 3/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos cruciais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.”
A
Responsabilidade discricionária.
B
Responsabilidade econômica.
C
Responsabilidade legal.
D
Responsabilidade ética.
E
Responsabilidade Política

Questão 4/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Os conceitos de responsabilidade social são diversos. Alguns deles são remetidos a escolas econômicas, outros a organizações internacionais e institutos regionais.

Analise o comentário a seguir e assinale a alterativa que indica corretamente a origem da descrição.

 “A responsabilidade de uma empresa consiste em um compromisso com acionistas (lucro), trabalhadores (salário), governo (impostos) e comunidade (ações filantrópicas pontuais).” 
A
Escola da economia clássica.
B
Escola socioeconômica.
C
The World Business Council for Sustainable Development.
D
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
E
Corrente marxista de pensamento.

Questão 5/5 - Economia Macro e Micro
Reter moeda, isto é manter a riqueza em forma de haveres monetários (M1), significa abrir mão de rendimento proporcionado pelos haveres não monetários (M1, M2, M3). Fonte: TEBCHIRANI, Flavio Ribas. Princípios de economia: micro e macro Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 7, p. 127.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:

IA primeira razão para os indivíduos reterem moeda é o fato de seus rendimentos não coincidirem no tempo com seus pagamentos;
II – Os datas e montantes de recebimentos são sempre definidos com bastante antecedência, pois são regulados pela autoridade monetária. Por isso, esse não é um motivo para reter a moeda.
III – A demanda de moeda relaciona-se negativamente com a taxa de juros. Taxa de juros mais altas representam um incentivo para a aplicação em títulos que tem rendimentos, diminuindo a demanda por moedas.
IV – Os rendimentos sempre coincidem no tempo com os pagamentos, justamente por que a economia se autorregula. Sendo assim, essa não é uma causa para reter moeda.

A
Apenas as assertivas I e III estão corretas;
B
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
C
Apenas as assertivas I e II estão corretas
D
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas;
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas;


Gabarito
1 – D
2 – B
3 – A
4 – A
5 – A

Nenhum comentário: