Questão 1/5 - Modelos de Democracia
"O
que marca profundamente as análises da escola de Frankfurt é sua reflexão sobre
um mundo desencantado; neste sentido ela se aproxima mais de Weber do que de
Marx. Não se pode deixar de considerar, e vários autores o fizeram, que o
pessimismo frankfurtiano se liga, de algum modo, à conjuntura política dos anos
30. A presença do fascismo influiu no tom da análise".
Fonte: ORTIZ, Renato. A Escola de
Frankfurt e a Questão da Cultura. São Paulo. 1985. Páginas: 1-2. Acesso em:
20 jul. 2018. em:
<http://piratininga.org.br/images/ORTIZ_Renato_A_ESCOLA_DE_FRANKFURT_E_A_QUESTAO_DA_CULTURA.pdf>.
Sobre a Escola
de Frankfurt, assinale a alternativa correta.
|
A
|
Fazem parte da chamada Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer,
assim como Habermas e Honneth.
|
|
B
|
São autores filiados à Escola de Frankfurt Adorno e Rawls, os quais
fazem crítica ao pensamento
marxista de Habermas.
|
|
C
|
Honneth e Habermas criticam a Escola de Frankfurt de forma severa,
especialmente nos trabalhos conduzidos por Robert Cox.
|
|
D
|
Honneth e Horkheimer são expoentes da Escola de Frankfurt, em
contraponto ao pensamento liberal de Chesnais, vinculado à Escola de
Manchester.
|
|
E
|
Não há uniformidade de pensamento na Escola de Frankfurt, tendo sua
nomenclatura sido utilizada de forma pejorativa pelos teóricos
marxistas.
|
Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Os
Estados comunistas tiveram um padrão comum de formação e funcionamento. Tal
modelo de Estado foi muito criticado pelas nações capitalistas, basicamente por
ser burocrático demais, pouco produtivo e antidemocrático”.
Fonte: Rota de aprendizagem 3, p. 8.
Com base
no conteúdo trabalhado pelo professor Carlos Alberto Simioni, analise os enunciados
abaixo e selecione a alternativa que contém modelos de Estados Comunistas.
I.A França foi a nação com o mais perfeito modelo de Estado Comunista, principalmente sob reinado de Luís XIV (1638-1715), consolidando o mercantilismo e criando uma forte centralização política e administrativa.
I.A França foi a nação com o mais perfeito modelo de Estado Comunista, principalmente sob reinado de Luís XIV (1638-1715), consolidando o mercantilismo e criando uma forte centralização política e administrativa.
II. O
primeiro Estado Comunista surgiu após a Revolução Russa, em 1917. Com a criação
da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), tinha-se de pensar em
como gerir aquela imensa nação com um novo sistema econômico e princípios
políticos diferentes daqueles que regiam o Estado Liberal.
III.
Cuba, após a Revolução de 1959, organizou sua economia e Estado de acordo com o
padrão comunista mundial: Partido Único; economia planificada a partir da
burocracia que centraliza as principais decisões; sistema representativo
unicameral, com eleição dos representantes.
IV. A
Inglaterra é um caso diferente de Estado Comunista pois, em 1688, a Revolução
Gloriosa acarretou, entre outras coisas, uma monarquia com poderes limitados
pelo Parlamento.
|
A
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e III
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e II
|
|
C
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e III
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II, III e IV
|
Questão 3/5 - Modelos de Democracia
Leia o
trecho a seguir: "Se quisermos apresentar um traço comum entre esses dois
movimentos filosóficos do século XX (Escola de Frankfurt e Pós-estruturalismo),
sem prejuízo de suas imensas diferenças conceituais e interpretativas,
poderemos afirmar que a teoria crítica e o pós-estruturalismo originaram-se
como reações ao pesadelo kafkiano, que metaforizou a impotência do indivíduo
perante o poder anônimo e impiedoso das grandes organizações burocráticas".
Fonte:
BUENO, S. F. Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para
uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze. Educar em Revista,
Curitiba, n. 56, p. 149-161, abr./jun. 2015. Editora UFPR. Citação retirada da
página: 150. Acessado em: 20 jul. 2018. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00149.pdf>.
Leia
atentamente o trecho acima e assinale a alternativa que, de acordo com os
conteúdos trabalhados na disciplina, descreva corretamente uma das características
e assuntos de discussão do contexto histórico, social e político em que emergiu
a Escola de Frankfurt?
|
A
|
liberalismo
|
|
B
|
autoconhecimento
|
|
C
|
iluminismo
|
|
D
|
totalitarismo
|
|
E
|
absolutismo
|
Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
A obra de Marx que melhor
condensa os aspectos de sua linearidade de pensamento é o O Dezoito de
Brumário de Louis Bonaparte (1978), na qual o autor aplica sua tese geral
do materialismo histórico e da luta de classes para explicar um fenômeno de
conjuntura política na França e, principalmente, demonstra que as condutas
políticas dos agentes operam também nos domínios da inconsciência e da
imprevisibilidade dos resultados de suas ações.
Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Com base
no conteúdo do livro Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas
sobre sua trajetória analise os enunciados abaixo e selecione apenas as
afirmações corretas
I – No
livro O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte, Marx propõem uma
análise política com base em sua categoria analítica de classe social.
II – Para
Marx, os homens atuam na esfera política procurando representar um interesse de
classe, sem que esses mesmos grupos de indivíduos sejam, de fato, pertencentes
à classes social que representam.
III –
Marx não fazia a distinção entre os políticos burgueses, a chamada de burguesia
parlamentar, e os agentes do sistema capitalista, conhecidos como burguesia
extraparlamentar. Essa separação é típica do pensamento liberal.
IV –
Segundo Marx, os setores sociais não são representados no Estado
diretamente, mas por meio dos seus “porta-vozes” do sistema produtivo
|
A
|
Apenas as
assertivas I e III estão corretas.
|
|
B
|
Apenas as
assertivas I, II e IV estão corretas.
|
|
C
|
Apenas as
assertivas II e III estão corretas.
|
|
D
|
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
|
|
E
|
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
|
Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“A
expansão do capitalismo e seu aprofundamento pela Revolução Industrial
reestruturaram a sociedade europeia por meio da modernização econômica.
Trata-se da era das máquinas a vapor, da invenção da eletricidade, das cidades
cada vez mais populosas (trazendo consigo todos os problemas de uma urbanização
acelerada) e do progresso industrial marcado por uma desumana e exacerbada
exploração da mão de obra da classe trabalhadora. Foi esse o contexto que Karl
Marx (1818-1883) viveu e durante o qual escreveu”.
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do
Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória.
Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 71 e 72.
Tendo
como referência a teoria marxista, analise os enunciados abaixo e assinale a
alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e
falsas.
I. Para os marxistas, as sociedades estariam divididas em classes sociais antagônicas. Toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes”.
I. Para os marxistas, as sociedades estariam divididas em classes sociais antagônicas. Toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes”.
II.
Segundo Marx, nas sociedades capitalistas o Estado estaria dominado pela classe
burguesa.
III. Uma
característica de Marx é o individualismo metodológico, que consiste em
entender e explicar os fenômenos políticos e sociais tendo como base o
indivíduo.
IV. A
metodologia de apreensão dos fenômenos sociais de Marx se dá pela via do
materialismo histórico, colocando-se em oposição as análises estritamente
empiricistas.
|
A
|
V, F, V, V
|
|
B
|
V, V, F, V
|
|
C
|
F, V, V, F
|
|
D
|
V, V, F, F
|
|
E
|
F, V, F, V
|
GABARITO
1 – A
2 – C
3 – D
4 – B
5 – B
Um comentário:
Obrigado mais uma vez. Que sua luz brilhe sempre.
Postar um comentário