domingo, 26 de agosto de 2018

APOL RI: Teoria da democracia e modelos de estado

Todas certas...


Questão 1/5 - Modelos de Democracia
"O que marca profundamente as análises da escola de Frankfurt é sua reflexão sobre um mundo desencantado; neste sentido ela se aproxima mais de Weber do que de Marx. Não se pode deixar de considerar, e vários autores o fizeram, que o pessimismo frankfurtiano se liga, de algum modo, à conjuntura política dos anos 30. A presença do fascismo influiu no tom da análise".

Fonte: ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura. São Paulo. 1985. Páginas: 1-2. Acesso em: 20 jul. 2018. em: <http://piratininga.org.br/images/ORTIZ_Renato_A_ESCOLA_DE_FRANKFURT_E_A_QUESTAO_DA_CULTURA.pdf>.
Sobre a Escola de Frankfurt, assinale a alternativa correta.
A
Fazem parte da chamada Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer,
assim como Habermas e Honneth.
B
São autores filiados à Escola de Frankfurt Adorno e Rawls, os quais
 fazem crítica ao pensamento marxista de Habermas.
C
Honneth e Habermas criticam a Escola de Frankfurt de forma severa,
especialmente nos trabalhos conduzidos por Robert Cox.
D
Honneth e Horkheimer são expoentes da Escola de Frankfurt, em
contraponto ao pensamento liberal de Chesnais, vinculado à Escola de
Manchester.
E
Não há uniformidade de pensamento na Escola de Frankfurt, tendo sua
nomenclatura sido utilizada de forma pejorativa pelos teóricos marxistas.

Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Os Estados comunistas tiveram um padrão comum de formação e funcionamento. Tal modelo de Estado foi muito criticado pelas nações capitalistas, basicamente por ser burocrático demais, pouco produtivo e antidemocrático”.
Fonte: Rota de aprendizagem 3, p. 8.
Com base no conteúdo trabalhado pelo professor Carlos Alberto Simioni, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que contém modelos de Estados Comunistas.

I.
A França foi a nação com o mais perfeito modelo de Estado Comunista, principalmente sob reinado de Luís XIV (1638-1715), consolidando o mercantilismo e criando uma forte centralização política e administrativa.
II. O primeiro Estado Comunista surgiu após a Revolução Russa, em 1917. Com a criação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), tinha-se de pensar em como gerir aquela imensa nação com um novo sistema econômico e princípios políticos diferentes daqueles que regiam o Estado Liberal.
III. Cuba, após a Revolução de 1959, organizou sua economia e Estado de acordo com o padrão comunista mundial: Partido Único; economia planificada a partir da burocracia que centraliza as principais decisões; sistema representativo unicameral, com eleição dos representantes.
IV. A Inglaterra é um caso diferente de Estado Comunista pois, em 1688, a Revolução Gloriosa acarretou, entre outras coisas, uma monarquia com poderes limitados pelo Parlamento.
A
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV

Questão 3/5 - Modelos de Democracia
Leia o trecho a seguir: "Se quisermos apresentar um traço comum entre esses dois movimentos filosóficos do século XX (Escola de Frankfurt e Pós-estruturalismo), sem prejuízo de suas imensas diferenças conceituais e interpretativas, poderemos afirmar que a teoria crítica e o pós-estruturalismo originaram-se como reações ao pesadelo kafkiano, que metaforizou a impotência do indivíduo perante o poder anônimo e impiedoso das grandes organizações burocráticas".
Fonte: BUENO, S. F. Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze. Educar em Revista, Curitiba, n. 56, p. 149-161, abr./jun. 2015. Editora UFPR. Citação retirada da página: 150. Acessado em: 20 jul. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00149.pdf>.
Leia atentamente o trecho acima e assinale a alternativa que, de acordo com os conteúdos trabalhados na disciplina, descreva corretamente uma das características e assuntos de discussão do contexto histórico, social e político em que emergiu a Escola de Frankfurt?
A
liberalismo
B
autoconhecimento
C
iluminismo
D
totalitarismo
E
absolutismo



Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
A obra de Marx que melhor condensa os aspectos de sua linearidade de pensamento é o O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte (1978), na qual o autor aplica sua tese geral do materialismo histórico e da luta de classes para explicar um fenômeno de conjuntura política na França e, principalmente, demonstra que as condutas políticas dos agentes operam também nos domínios da inconsciência e da imprevisibilidade dos resultados de suas ações.

Fonte: CLEMENTE, Augusto Júnior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Com base no conteúdo do livro Do Estado moderno ao contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória analise os enunciados abaixo e selecione apenas as afirmações corretas
I – No livro O Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte, Marx propõem uma análise política com base em sua categoria analítica de classe social.
II – Para Marx, os homens atuam na esfera política procurando representar um interesse de classe, sem que esses mesmos grupos de indivíduos sejam, de fato, pertencentes à classes social que representam.
III – Marx não fazia a distinção entre os políticos burgueses, a chamada de burguesia parlamentar, e os agentes do sistema capitalista, conhecidos como burguesia extraparlamentar. Essa separação é típica do pensamento liberal.
IV –  Segundo Marx, os setores sociais não são representados no Estado diretamente, mas por meio dos seus “porta-vozes” do sistema produtivo
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
E
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A expansão do capitalismo e seu aprofundamento pela Revolução Industrial reestruturaram a sociedade europeia por meio da modernização econômica. Trata-se da era das máquinas a vapor, da invenção da eletricidade, das cidades cada vez mais populosas (trazendo consigo todos os problemas de uma urbanização acelerada) e do progresso industrial marcado por uma desumana e exacerbada exploração da mão de obra da classe trabalhadora. Foi esse o contexto que Karl Marx (1818-1883) viveu e durante o qual escreveu”. 
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 71 e 72.
Tendo como referência a teoria marxista, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e falsas.

I.
Para os marxistas, as sociedades estariam divididas em classes sociais antagônicas. Toma-se por base a afirmação de que “a história de toda a sociedade até os nossos dias foi a história da luta de classes”.
II. Segundo Marx, nas sociedades capitalistas o Estado estaria dominado pela classe burguesa.
III. Uma característica de Marx é o individualismo metodológico, que consiste em entender e explicar os fenômenos políticos e sociais tendo como base o indivíduo.
IV. A metodologia de apreensão dos fenômenos sociais de Marx se dá pela via do materialismo histórico, colocando-se em oposição as análises estritamente empiricistas.
A
V, F, V, V
B
V, V, F, V
C
F, V, V, F
D
V, V, F, F
E
F, V, F, V

GABARITO
1 – A
2 – C
3 – D
4 – B
5 – B

Um comentário:

Jose da Silva disse...

Obrigado mais uma vez. Que sua luz brilhe sempre.