segunda-feira, 3 de setembro de 2018

RI: Democracia e Estado moderno

tirei 80, acho que errei a 5

Questão 1/5 - Modelos de Democracia
Na videoaula 4, aprendemos que além do conceito de esfera pública, um dos conceitos centrais para Habermas é o conceito de democracia deliberativa, onde a troca de argumentos na esfera pública traria a legitimidade para as decisões políticas que passariam a espelhar de maneira mais fiel os anseios dos cidadãos. Esse autor pensa uma esfera pública onde o debate se trava entre indivíduos que devem ter seus argumentos validados não pelo seu status social, mas por ser verdadeiro, assim, a esfera pública deve ser a troca de ideias entre livres e iguais. 

Vemos que Habermas está tentando com isto imaginar uma outra democracia. A partir deste debate e do que entendemos por teoria deliberativa, assinale a alternativa que corresponde ao caráter desta teoria:
A
É uma teoria que se pretende descritiva
B
É uma teoria que se pretende normativa
C
É uma teoria que se pretende objetiva
D
É uma teoria que se pretende revolucionária
E
É uma teoria que se pretende subjetiva

Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A Suécia é um exemplo do modelo socialdemocrata, o qual foi preponderante no país entre 1932 e 1986, mesmo que liberais ou conservadores estivessem no governo em certos períodos. Desde o início do século XX, a nação vinha implantando políticas sociais, como pensões, seguros e leis de proteção ao trabalhador. O Estado era o principal agente dessas políticas”. 
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 5.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta acerca das características do Welfare State socialdemocrata.

I. Neste modelo, a atuação do Estado se baseia em assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de previdência social.
II. O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição. 
III. Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes, lealdade e produtividade.
IV. Um princípio importante é o de que políticas sociais não são custos, mas investimentos, na medida em que a sociedade é beneficiada com padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e erradicação da miséria.
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Questão 3/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“No final do século XIX e início do século XX, algumas nações iniciaram um processo em que o Estado assumia a responsabilidade de assistir à população, sendo o embrião do Welafare State – mas isso apenas se consolidaria após a II Guerra mundial”. 
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 2.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Estado conhecido por Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.

I. Sua característica principal era a ação do Estado no tocante à “provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva”.
II. Exemplos são a Suécia e Finlândia, países conhecidos pelos excelentes e diversos serviços sociais, como saúde, educação e assistência na velhice, oferecidos a toda a população. 
III. Uma característica do Estado é delegar funções à esfera privada ou a certas instituições sociais, como a Igreja Católica.
IV. O Estado passa a se responsabilizar diretamente pela proteção interna e externa da nação, pela justiça e, direta ou indiretamente, por educação, saúde, economia e ações de infraestrutura.
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Questão 4/5 - Modelos de Democracia
Leia o trecho a seguir: "[...] os conceitos de mundo da vida e de sistema - os dois componentes polares de sua concepção da ordem social. É necessário assinalar que a análise do autor, formulada desde a perspectiva da teoria da ação, acentua que a questão teórica de como é possível a ordem social remete à questão de como se coordena a ação de (pelo menos dois) participantes de uma interação. Sob este pressuposto, mundo da vida e sistema são duas ordens institucionais que correspondem a duas formas básicas de integração (coordenação) da ação: a integração social e a integração sistêmica".
Fonte: RIVEIRA, Francisco Javier Uribe. A Teoria Social de Habermas: Evolução Social, Sociedad0e e Poder. In: Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995.
Considerando os conteúdos trabalhados na disciplina Teoria da Democracia e a diferenciação feita por Habermas entre mundo da vida e sistema, escolha a alternativa que descreva corretamente o que Habermas entendia por SISTEMA.
A
Um sistema é uma esfera de ação norteada pelos valores morais,
éticos e de solidariedade social.
B
O sistema se refere às esferas de ação dominadas pela lógica
da razão instrumental.
C
O sistema pode ser entendido como uma esfera baseada na
lógica de afinidade e amigos.
D
O sistema se refere ao ciclo de acumulação de capitais em uma
família ou empresa.
E
O sistema é uma esfera baseada na modernidade líquida.

Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Até o final do século XIX, a Igreja Católica pouco interferia na questão social, pelo menos em termos políticos. Não se fazia críticas às possíveis causas de tais problemas, nem se apontava as soluções. Certamente, a Igreja agia na lógica da caridade e da filantropia – como, por exemplo, mantendo orfanatos. Foi então que, em 1891, alarmado com o avanço do socialismo, do movimento operário e do modelo capitalista predominante, o Papa Leão XIII lançou uma Encíclica na qual discute situação e condições de trabalho dos operários. A partir daí, é lançada uma proposta de acordo entre as classes sociais (contrapondo-se à tese da luta de classes). O documento modificou a forma de ação católica em relação aos problemas sociais e foi a base da chamada Doutrina Social da Igreja”. 
Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 5.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta acerca das características do Welfare State conservador.

I. O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição.
II. Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes, lealdade e produtividade. 
III. Os serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário.
IV. Os EUA formam um exemplo básico deste modelo com o chamado New Deal, programa governamental criado para amenizar os efeitos da crise econômica dos anos de 1930, quando foi criada a Previdência Social.
A
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
B
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Um comentário:

Anônimo disse...

A 5ª questão a resposta é II e III.
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas II e III estão corretas). As afirmativas II (Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes, lealdade e produtividade) e III (Os serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário) estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 4, “Neste modelo, considerado por Esping Andersen (1991) como corporativo ou Welafare state monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a “harmonia entre as classes, lealdade e produtividade. Segundo este modelo, um sistema eficiente de produção não derivaria da competição, mas da disciplina. Um Estado autoritário seria muito superior ao caos dos mercados no sentido de harmonizar o bem do Estado, da comunidade e do indivíduo”. Os serviços sociais, então, não são tão amplos como nos países escandinavos, e os benefícios variam de acordo com a classe social do beneficiário” (p. 6).

As afirmativas I (O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição) e IV (Os EUA formam um exemplo básico deste modelo com o chamado New Deal, programa governamental criado para amenizar os efeitos da crise econômica dos anos de 1930, quando foi criada a Previdência Social) estão incorretas porque apresenta informações que não correspondem com o modelo de welfare state conservador.

Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 6.