domingo, 4 de novembro de 2018

Apol 4: RI e Elites

Todas certas é a APOL 4 -- sabiam que com nota muito baixa podem refazer? eu não sabia...


Questão 1/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:

“Para Bottomore, a realidade das elites faz mais sentido nos países “subdesenvolvidos”. Segundo ele, em alguns desses países, a elite política, em especial os militares, tem papel fundamental nos projetos de modernização e de industrialização da sociedade. Este papel pode ser tão importante que, em alguns casos, a elite pode até mesmo substituir a classe burguesa na criação de uma sociedade industrial. Em tais países, o processo acelerado de industrialização e a desarticulação das classes sociais fazem aumentar enormemente a importância de elites e líderes capazes de provocar ações eficazes, de controlar e dirigir os acontecimentos”. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência o conteúdo abordado sobre a concepção marxista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta.
I. Para todas as vertentes do marxismo, o conceito de elite é incorreto e, por isso, deve ser dispensado.
II. Para alguns autores marxistas, não há diferença entre os conceitos de classe dominante e elite política.
III. Há alguns autores marxistas que reconhecem a validade do conceito de elite política como complementar ao de classe social.
IV. Segundo alguns autores marxistas, o conceito de classe economicamente dominante descreve um grupo de pessoas que controla os meios de produção.
A
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas


Questão 2/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Por meio de um típico estudo de recrutamento político, Miliband constata que os membros da elite estatal são recrutados, na sua grande maioria, entre os membros das classes economicamente dominantes. Como decorrência dessa origem social, os indivíduos que controlam as instituições do Estado têm forte propensão a tomar decisões que favorecem os interesses dos capitalistas”. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência o conteúdo sobre a concepção marxista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de “classe politicamente dominante”, desenvolvido por Miliband.
I. Exemplos de “classe politicamente dominante”: executivos e gerentes de alto escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são fundamentais para gerir as grandes companhias.
II. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve exatamente o processo de recrutamento por meio do qual os que dominam economicamente são alçados às posições de mando das instituições estatais e, por conseguinte, transformam-se também em politicamente dominantes.
III. A “classe politicamente dominante” é formada pelos indivíduos que controlam as instituições do Estado e da sociedade civil (o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Partidos Políticos e os movimentos sociais) e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades.
IV. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve a existência de uma fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade capitalista contemporânea.
A
Apenas a afirmativa II está correta

B
Apenas a afirmativa III está correta
C
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
D
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas



Questão 3/5 - Teoria das Relações Internacionais 
Esse conceito foi desenvolvido por Krasner como princípios, normas, regras e procedimentos de tomada de decisões de determinada área das relações internacionais em torno dos quais convergem as expectativas dos atores. São compreendidos como as variáveis intervenientes entre os fatores causais básicos (poder, interesses, valores) em um lado e no outro os resultados das ações e os comportamentos dos agentes.”
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 10), p. 230.
Ao que se refere o conceito acima apresentado?
A
Organizações internacionais
B
Governança global
C
Regimes
D
Ordem internacional
E
Justiça


Questão 4/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Outro autor marxista que, sob a influência de Wright Mills, procura resgatar o conceito de elites para o pensamento marxista é Ralph Miliband, no seu livro O Estado na sociedade capitalista, inicia seu texto com uma crítica aos pluralistas. Segundo Miliband, os pluralistas afirmam que a tese marxista segundo a qual o Estado nas sociedades contemporâneas serve aos interesses dos capitalistas não se sustenta devido ao fato de os capitalistas não controlarem os principais postos do aparelho estatal”. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência seus conhecimentos sobre a concepção marxista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de “elites econômicas”, desenvolvido por Miliband.
I. O conceito de “elites econômicas” é importante para descrever as sociedades contemporâneas em que predomina o capitalismo.
II. Exemplos de “elites econômicas” são: executivos e gerentes de alto escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são fundamentais para gerir as grandes companhias.
III. As “elites econômicas” são formadas pelos indivíduos que controlam as instituições do Estado (o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, as Forças Armadas) e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades.
IV. O conceito de “elite econômica” descreveria a existência de uma fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade capitalista contemporânea.
A
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas


Questão 5/5 - Teoria das Relações Internacionais
Dentro do conceito de regimes desenvolvido por Krasner existem quatro elementos. O primeiro refere-se às crenças em fatos e questões morais, enquanto os segundo são padrões de comportamento definidos em termos de obrigações e direitos. O terceiro são prescrições para a ação e o quarto são práticas para executar a decisão coletiva. 
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 10), p. 232.
Quais sãos os quatro elementos que constam da definição de regimes de Krasner, respectivamente na ordem apresentada no texto acima?
A
Normas, procedimentos, regras e princípios
B
Procedimentos, regras, princípios e normas
C
Normas, regras, procedimentos e princípios
D
Princípios, normas, regras e procedimentos
E
Regras, princípios, normas e procedimentos

Nenhum comentário: