Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais
“Existem
duas dimensões muito importantes para a interdependência complexa. A primeira
assume que o quadro permanece inalterado para um dos atores da
interdependência. Um determinado conjunto de políticas se mantém constante, o
que demonstra que as políticas domésticas desse ator foram fortes o suficientes
para sobreviver à crise. Já a segunda dimensão repousa na
disponibilidade relativa e na riqueza das alternativas que diversos atores
enfrentam. Podemos definir a segunda dimensão como a situação em que um ator se
encontra na relação de interdependência após uma crise nesse relacionamento, pois
após a crise, esse ator sofreu custos ao alterar suas políticas”.
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI,
Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e
desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 9), p. 211.
Com base
na citação acima, quais são a primeira e a segunda dimensão levadas em conta
pela interdependência complexa que foram descritas acima?
|
A
|
Vulnerabilidade e
sensibilidade
|
|
B
|
Fragilidade e
força
|
|
C
|
Hegemonia e
dependência
|
|
D
|
Poder e
interdependência
|
|
E
|
Sensibilidade e
vulnerabilidade
|
Questão 2/5 - Teoria das Relações Internacionais
"A
teoria de regimes traz uma leitura importante das Relações Internacionais,
valorizando o papel das instituições, das normas, regras, princípios e
procedimentos, em temas específicos".
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI,
Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e
desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 10), p. 232-233.
Sobre os regimes, analise as
afirmativas abaixo:
I. Uma característica dos regimes internacionais é a grande diversidade de temas ou objetos, uma vez que os regimes internacionais tratam desde defesa, tema clássico da área de relações internacionais, passando pelo comércio exterior, política monetária, política alimentar, meio ambiente, política sanitária, entre outros temas.
I. Uma característica dos regimes internacionais é a grande diversidade de temas ou objetos, uma vez que os regimes internacionais tratam desde defesa, tema clássico da área de relações internacionais, passando pelo comércio exterior, política monetária, política alimentar, meio ambiente, política sanitária, entre outros temas.
II. Nas
relações internacionais, todos os autores consideram que os regimes importam,
ou seja, há um consenso de que os regimes sempre são relevantes na definição do
comportamento dos atores nas RI.
III. Os regimes tem como objetivo
facilitar os acordos, pois são uma forma de cooperação que é mais do que
atender a objetivos egoístas. Assim, o regime difere da simples avaliação de
interesses, baseada em um cálculo, que mesmo que traga ganhos recíprocos, dificilmente
estará equilibrado entre as partes.
São corretas as afirmativas:
|
A
|
Apenas I e II
|
|
B
|
Apenas III
|
|
C
|
Apenas II
|
|
D
|
Apenas I e III
|
|
E
|
I, II e III
|
Questão 3/5 - Elites e Poder
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“Por meio
de um típico estudo de recrutamento político, Miliband constata que os membros
da elite estatal são recrutados, na sua grande maioria, entre os membros das
classes economicamente dominantes. Como decorrência dessa origem social, os
indivíduos que controlam as instituições do Estado têm forte propensão a tomar
decisões que favorecem os interesses dos capitalistas”.
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L.,
D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed.
Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo
como referência o conteúdo sobre a concepção marxista, analise as afirmativas
abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de
“classe politicamente dominante”, desenvolvido por Miliband.
I.
Exemplos de “classe politicamente dominante”: executivos e gerentes de alto
escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são
fundamentais para gerir as grandes companhias.
II. O
conceito de “classe politicamente dominante” descreve exatamente o processo de
recrutamento por meio do qual os que dominam economicamente são alçados às
posições de mando das instituições estatais e, por conseguinte, transformam-se
também em politicamente dominantes.
III. A
“classe politicamente dominante” é formada pelos indivíduos que controlam as
instituições do Estado e da sociedade civil (o Poder Executivo, o Poder
Legislativo, o Poder Judiciário, os Partidos Políticos e os movimentos sociais)
e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades.
IV. O
conceito de “classe politicamente dominante” descreve a existência de uma
fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade
capitalista contemporânea.
|
A
|
Apenas a
afirmativa II está correta
|
|
B
|
Apenas a
afirmativa III está correta
|
|
C
|
Apenas as
afirmativas II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas as
afirmativas III e IV estão corretas
|
|
E
|
Apenas as
afirmativas I, II e IV estão corretas
|
Questão 4/5 - Elites e Poder
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“O
conceito de “elite política” foi formulado para rejeitar as teorias
democráticas radicais e para se contrapor ao marxismo. Neste último aspecto, o
conceito de elite política tinha como objetivo teórico fundamental refutar o
conceito de “classe dominante” formulado por Karl Marx nos seus vários
escritos, em especial na obra O Manifesto Comunista”.
Fonte:
PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de
teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo
como referência seus conhecimentos sobre os teóricos marxistas, analise as
afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do
conceito de classe dominante.
I. Um
traço fundamental da classe dominante é a sua condição minoritária. Dessa condição
deriva outra não menos fundamental, a classe dominante é organizada. A classe
dominante é, portanto, uma minoria organizada.
II. Há
uma relação de determinação entre poder econômico e poder político, de modo que
a “classe” que detém o domínio no âmbito da economia detém, ao mesmo tempo, o
domínio político e militar.
III. O
conceito de classe dominante identifica por definição, um grupo coeso, unido
por interesses econômicos comuns.
IV. A
classe dominante é formada por aqueles que, direta ou indiretamente, participam
de modo considerável do governo e dos movimentos sociais.
|
A
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I e II
|
|
B
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e III
|
|
C
|
Estão corretas
apenas as afirmativas II e IV
|
|
D
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, III e IV
|
|
E
|
Estão corretas
apenas as afirmativas I, II e III
|
Questão 5/5 - Elites e Poder
Leia o
texto abaixo e depois responda à questão:
“A
crítica de autores como Göran Therbonr e, sobretudo, Nicos Poulantzas à teoria
das elites pode ser acusada de excessivamente “funcionalista”, já que há uma
forte tendência a abordar o poder político e seus agentes exclusivamente a
partir dos seus efeitos funcionais para a reprodução social”.
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L.,
D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed.
Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo
como referência a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, assinale
a alternativa que descreve corretamente características da atividade política
na concepção marxista.
|
A
|
Uma atividade controlada por políticos profissionais que visam a
atender aos interesses das classes trabalhadoras.
|
|
B
|
Uma atividade
essencialmente técnica, que deve ficar sob controle
de especialistas.
|
|
C
|
Uma atividade que produz decisões coletivas e, por isso, deve
ser controlada por aqueles que sofrem os efeitos dessas decisões.
|
|
D
|
Uma atividade que expressa, no âmbito das instituições políticas,
as relações de dominação entre as classes sociais.
|
|
E
|
Uma atividade que expressa, no âmbito das instituições políticas,
o embate entre os diversos grupos sociais de pressão (e não
entre classes sociais).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário