domingo, 4 de novembro de 2018

Apol: RI e Elites

Tirei 80--


Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais 
“Existem duas dimensões muito importantes para a interdependência complexa. A primeira assume que o quadro permanece inalterado para um dos atores da interdependência. Um determinado conjunto de políticas se mantém constante, o que demonstra que as políticas domésticas desse ator foram fortes o suficientes para sobreviver à crise. Já a segunda dimensão repousa na disponibilidade relativa e na riqueza das alternativas que diversos atores enfrentam. Podemos definir a segunda dimensão como a situação em que um ator se encontra na relação de interdependência após uma crise nesse relacionamento, pois após a crise, esse ator sofreu custos ao alterar suas políticas”.

Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 9), p. 211.
Com base na citação acima, quais são a primeira e a segunda dimensão levadas em conta pela interdependência complexa que foram descritas acima?
A
Vulnerabilidade e sensibilidade
B
Fragilidade e força
C
Hegemonia e dependência
D
Poder e interdependência
E
Sensibilidade e vulnerabilidade

Questão 2/5 - Teoria das Relações Internacionais 
"A teoria de regimes traz uma leitura importante das Relações Internacionais, valorizando o papel das instituições, das normas, regras, princípios e procedimentos, em temas específicos".
Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Capítulo 10), p. 232-233.
Sobre os regimes, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma característica dos regimes internacionais é a grande diversidade de temas ou objetos, uma vez que os regimes internacionais tratam desde defesa, tema clássico da área de relações internacionais, passando pelo comércio exterior, política monetária, política alimentar, meio ambiente, política sanitária, entre outros temas.
II. Nas relações internacionais, todos os autores consideram que os regimes importam, ou seja, há um consenso de que os regimes sempre são relevantes na definição do comportamento dos atores nas RI.
III. Os regimes tem como objetivo facilitar os acordos, pois são uma forma de cooperação que é mais do que atender a objetivos egoístas. Assim, o regime difere da simples avaliação de interesses, baseada em um cálculo, que mesmo que traga ganhos recíprocos, dificilmente estará equilibrado entre as partes.

São corretas as afirmativas:
A
Apenas I e II
B
Apenas III
C
Apenas II
D
Apenas I e III
E
I, II e III

Questão 3/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Por meio de um típico estudo de recrutamento político, Miliband constata que os membros da elite estatal são recrutados, na sua grande maioria, entre os membros das classes economicamente dominantes. Como decorrência dessa origem social, os indivíduos que controlam as instituições do Estado têm forte propensão a tomar decisões que favorecem os interesses dos capitalistas”. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência o conteúdo sobre a concepção marxista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de “classe politicamente dominante”, desenvolvido por Miliband.
I. Exemplos de “classe politicamente dominante”: executivos e gerentes de alto escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são fundamentais para gerir as grandes companhias.
II. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve exatamente o processo de recrutamento por meio do qual os que dominam economicamente são alçados às posições de mando das instituições estatais e, por conseguinte, transformam-se também em politicamente dominantes.
III. A “classe politicamente dominante” é formada pelos indivíduos que controlam as instituições do Estado e da sociedade civil (o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Partidos Políticos e os movimentos sociais) e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades.
IV. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve a existência de uma fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade capitalista contemporânea.
A
Apenas a afirmativa II está correta

B
Apenas a afirmativa III está correta
C
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
D
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

Questão 4/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O conceito de “elite política” foi formulado para rejeitar as teorias democráticas radicais e para se contrapor ao marxismo. Neste último aspecto, o conceito de elite política tinha como objetivo teórico fundamental refutar o conceito de “classe dominante” formulado por Karl Marx nos seus vários escritos, em especial na obra O Manifesto Comunista”.
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência seus conhecimentos sobre os teóricos marxistas, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de classe dominante.
I. Um traço fundamental da classe dominante é a sua condição minoritária. Dessa condição deriva outra não menos fundamental, a classe dominante é organizada. A classe dominante é, portanto, uma minoria organizada.
II. Há uma relação de determinação entre poder econômico e poder político, de modo que a “classe” que detém o domínio no âmbito da economia detém, ao mesmo tempo, o domínio político e militar.
III. O conceito de classe dominante identifica por definição, um grupo coeso, unido por interesses econômicos comuns.
IV. A classe dominante é formada por aqueles que, direta ou indiretamente, participam de modo considerável do governo e dos movimentos sociais.
A
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
B
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Questão 5/5 - Elites e Poder
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A crítica de autores como Göran Therbonr e, sobretudo, Nicos Poulantzas à teoria das elites pode ser acusada de excessivamente “funcionalista”, já que há uma forte tendência a abordar o poder político e seus agentes exclusivamente a partir dos seus efeitos funcionais para a reprodução social”. 
Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7).
Tendo como referência a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente características da atividade política na concepção marxista.
A
Uma atividade controlada por políticos profissionais que visam a
atender aos interesses das classes trabalhadoras.
B
Uma atividade essencialmente técnica, que deve ficar sob controle
de especialistas.
C
Uma atividade que produz decisões coletivas e, por isso, deve
ser controlada por aqueles que sofrem os efeitos dessas decisões.
D
Uma atividade que expressa, no âmbito das instituições políticas,
as relações de dominação entre as classes sociais.
E
Uma atividade que expressa, no âmbito das instituições políticas,
o embate entre os diversos grupos sociais de pressão (e não
entre classes sociais).

Nenhum comentário: