terça-feira, 4 de dezembro de 2018

APOL 3: Politica Comparada e Teoria Politica Classica

Todas certas.....

Questão 1/5 - Política Comparada
De acordo com Braga (2011, p. 132): “Ainda falta à teoria política marxista, tanto em sua versão "estrutural" como em suas demais versões, um estoque de conceitos gerais e claramente articulados entre si destinado à constituição de uma sociologia política marxista com o mesmo grau de abrangência da sociologia política funcionalista e pluralista. Conceitos que abranjam não apenas as sociedades de classe, inclusive as capitalistas, mas também sociedades sem Estado do passado, e tipos ideais possíveis de sociedade sem Estado do futuro (na melhor das hipóteses), ou sociedades com uma burocracia regulada e controlada por instituições civis de trabalhadores, ou mesmo de "democracia participativa" exercida pela via não-estatal num futuro próximo previsível”.


Fonte: BRAGA, Sérgio. Poder, formas de dominação e Estado no diálogo entre Nicos Poulantzas e a sociologia política norte-americana. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 5, p. 109-137, 2011.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo acerca das correntes marxista e corporativista em Política Comparada, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. As pesquisas comparadas que utilizam a abordagem marxista costumam analisar o conflito de classes, para verificar as diferenças entre os sistemas políticos.
II. O corporativismo destaca o papel central das interações, mediações entre a sociedade, o Estado e o governo, com foco no papel dos interesses sociais na influência de políticas públicas. 
III. O corporativismo é um sistema de representação de interesses que são reconhecidos pelo Estado e que disputam por políticas.
A
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
B
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
C
Todas as assertivas estão corretas.
D
Apenas a assertiva I está correta.
E
Apenas a assertiva II está correta.

Questão 2/5 - Política Clássica e Moderna 
“Na teoria política, o modelo contratualista é uma das alternativas que podemos usar para entender a origem e o fundamento do Estado (...) entre os modelos alternativos ao contratualismo estão o modelo da sociedade natural ou familiar e o modelo de origem violenta.”

Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Teoria Política Clássica, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O modelo de sociedade natural faz parte do pensamento político de Aristóteles.
II. No modelo de sociedade natural, a origem e a justificativa para a existência do Estado estão relacionadas à união entre agregados familiares.
III. De acordo com o modelo de sociedade, natural o Estado surge para garantir a proteção e a sobrevivência dos membros que formam a cidade.
IV. Entre os pensadores que adotam o modelo de explicação da sociedade natural estão Aristóteles, Tomás de Aquino, Jean Bodin e Marsílio de Pádua.
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas
B
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Todas as assertivas estão corretas

Questão 3/5 - Política Clássica e Moderna 
“Como em Platão, Aristóteles e Maquiavel, os teóricos do contratualismo também se mostravam favoráveis à legitimação do poder do Estado tomando como base a descrição que fazem da teoria geral do homem e da sociedade sem o poder atuante do Estado.”

Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
A teoria racional do Estado que os pensadores políticos contratualistas elaboram parte de dois momentos distintos sobre a existência do homem. Assinale a alternativa que descreve corretamente os nomes desses dois momentos:
A
estado de alerta e estado de violência
B
estado de pólis e estado de ágora
C
estado de natureza e estado civil
D
estado de ditadura e estado de democracia
E
estado de autarquia e estado de poliarquia

Questão 4/5 - Política Comparada
De acordo com Brandão (1998): “A Ciência Política em especial, ainda quando admite tacitamente a pertinência de outras variáveis, tem se desenvolvido postulando que a dinâmica do conflito político e institucional guarda relações essencialmente externas e formais com processos que se dão "fora" dela, não sendo relevante nem possível a reconstituição da totalidade e a reciprocidade das determinações em jogo. Em consequência, tem operado em dois registros distintos, mas complementares: tem recusado as análises das estruturas (privilegiando a ação coletiva e as conjunturas) e abandonado o campo da longa duração aos historiadores; e tem deixado de lado a pretensão de formular teorias globais em benefício de teorias regionais e de alcance relativo, preocupadas em abarcar uma diversidade de casos empíricos sob um princípio geral (o que penetrou inclusive num terreno tradicionalmente refratário a essa orientação, como o marxismo, a julgar pelo que diz um de seus remanescentes, Jon Elster, para quem esta corrente precisa é do desenvolvimento do que Robert K. Merton chamava de "teorias de alcance médio")”.

Fonte: BRANDÃO, Gildo Marçal. A teoria política é possível? Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 13, n. 36, 1998.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente as características do pós-comportamentalismo na Política Comparada.
A
O pós-comportamentalismo é marcado por um retorno ao estudo
dos atores, em detrimento da análise de instituições e regras políticas.
B
O pós-comportamentalismo é marcado por análises que consideram
o Estado como um instrumento de dominação de classe.
C
O pós-comportamentalismo é caracterizado pela ascensão de
variáveis institucionais e pela análise do Estado como ator político
dotado de autonomia.
D
O pós-comportamentalismo caracteriza-se pelo abandono das
teorias de médio alcance vigentes durante o período de hegemonia
do comportamentalismo.
E
O pós-comportamentalismo caracteriza-se pela utilização exclusiva
de comparações com grandes números de casos.


Questão 5/5 - Política Clássica e Moderna
Leia o trecho abaixo e depois responda: 
“Thomas Hobbes jamais se ocupou das atividades políticas, não fez parte de partidos nem atuou como conselheiro de governantes. Foi um intelectual que entrou em contato com filósofos e cientistas de sua época e acabou sendo perseguido em meados do século XVII por ser defensor da monarquia”.

Fonte: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
De acordo com o conteúdo visto nas aulas e no material didático, assinale a alternativa abaixo que aponta corretamente qual foi a grande questão do século XVII que orientou as reflexões de Thomas Hobbes:
A
Os conflitos oriundos da democracia inglesa, em forte expansão no
século XVII.
B
A transformação da Inglaterra de república em principado, ao longo
do século XVII.
C
A falta de unidade do Estado e o declínio da autoridade política que
a Inglaterra presencia no decorrer do século XVII.

D
A unidade do Estado e a ascensão do absolutismo que a Inglaterra
presencia no decorrer do século XVII.
E
A paz e estabilidade política que a Inglaterra conheceu ao longo de
todo o século XVII, com sua estável monarquia.


Um comentário:

Bentinho disse...

Por favor, voces fizeram as provas de RI e Elite? O que caiu nas discursivas e objetivas? Poderiam compartilhar aqui no blog?