sábado, 15 de dezembro de 2018

Apol 4: Politica Comparada e Teoria Politica Classica

Errei 01, não sei qual...


Questão 1/5 - Política Comparada
Leia com atenção o trecho a seguir, de Melo (2005): “Segundo o autor, as instituições brasileiras funcionam mal. Entre as instituições ‘disfuncionais’ devem ser incluídos ‘o sistema eleitoral, as regras de formação de partidos, a natureza da presidência e a separação de poderes entre o governo federal, governos estaduais e prefeituras’”.


FONTE: MELO, Carlos Ranulfo. As instituições políticas brasileiras funcionam? Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 25, p. 199-203, 2005.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das variáveis utilizadas pelas análises comparativas centradas em instituições.
A
O sistema de governo; as relações entre o setor público e o privado;
a forma de Estado.
B
Os interesses dos atores políticos; a cultura política; as ideias políticas.
C
As ideias econômicas; os interesses dos governantes; o ambiente
internacional.
D
O ambiente internacional; a cultura política; os interesses econômicos.
E
A estrutura de classes; a cultura política; as ideologias políticas.

Questão 2/5 - Política Comparada
Leia com atenção o trecho a seguir, de Cesário (2016): “Como parte do mesmo ambiente político, grupos de interesse possuem relações de cooperação ou competição entre si. Formam, assim, uma ampla rede que liga desde os movimentos locais até as organizações nacionais que funcionam como ponta de lança de interlocução com autoridades políticas, ou mesmo órgãos internacionais”.

Fonte: CESARIO, Pablo Silva. Redes de influência no Congresso Nacional: como se articulam os principais grupos de interesse. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 24, n. 59, p. 109-127, 2016.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo, acerca das pesquisas comparativas centradas nos interesses dos atores, são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
(V) Essa perspectiva parte do pressuposto de que os indivíduos interessados na maximização da utilidade se envolvem na ação política para receber benefícios (normalmente materiais) ou evitar custos.
(V) As pesquisas comparadas com essa abordagem buscam entender como os vários interesses da sociedade afetam as escolhas dos atores políticos. 
(F) As pesquisas comparadas com essa abordagem analisam sobretudo instituições políticas, como o sistema de governo e a forma do Estado.
(V) As pesquisas comparadas com essa abordagem analisam sobretudo a cultura política e as ideias que orientam as condutas dos atores.
A
V, V, F, V
B
V, V, F, F
C
F, V, V, F
D
V, V, V, V
E
F, F, F, F

Questão 3/5 - Política Comparada
Leia com atenção o trecho a seguir, de Perissinotto e Szwako (2017, p. 234): “Onde reside a maior contribuição dos clássicos no que diz respeito ao problema do impacto das ideias sobre fenômenos políticos? Certamente não na afirmação trivial de que “ideias importam”. De fato, seria estranho pensar que as ideias que habitam a cabeça dos agentes sociais não fizessem qualquer diferença para o entendimento de suas escolhas e decisões (Hall, 1993). A contribuição dos clássicos, porém, transcende o campo da mera plausibilidade e constitui-se numa primeira tentativa de analisar alguns fenômenos históricos relevantes lançando mão das ideias como fator importante para sua compreensão. No entanto, mais do que reconhecer que ideias produzem impactos, esses autores foram, eles próprios, produtores de ideias que tiveram grande efeito sobre a luta política. Eram, nesse sentido, analistas e teóricos políticos”.

Fonte: PERISSINOTTO, Renato; SZWAKO, José. Movimentos sociais como teóricos políticos: Wolin, ideias e políticas públicas. Lua Nova, São Paulo, n. 102, p. 231-263, 2017.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine as assertivas abaixo, acerca das pesquisas comparativas que focam em ideias, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. Uma forma de identificar ideias é por meio da aplicação de questionários com um público específico. Dessa forma, o pesquisador identifica como pensa a população sobre uma determinada política, quais seus valores e ideias.

II. As ideias políticas também são importantes na forma de ideologias. Ideologias como fascismo e comunismo foram importantes para as mudanças nos estudos comparados, assim como liberalismo e neoliberalismo,
III. Ideias econômicas (teoria neoclássica, keynesiana) também moldam a política e são objeto de análise comparada.
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas
B
Apenas as assertivas II e III estão corretas
C
Todas as assertivas estão corretas
D
Apenas a assertiva I está correta
E
Apenas a assertiva III está correta

Questão 4/5 - Política Clássica e Moderna 
Chevallier, ao analisar o pensamento de Locke, afirma: “A obra de Locke desfere no absolutismo os primeiros golpes sérios, se não os mais furiosos [...] Tais golpes começam a abalar o edifício absolutista, abrindo extensas fissuras, que serão ampliadas pelos demolidores do século seguinte."

Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Teoria Política Clássica, assinale a alternativa que descreva corretamente como Locke compreendia a relação entre o Estado e os indivíduos:
A
Para Locke o Estado deve combater a desigualdade social
B
Para Locke o Estado deveria garantir a sua própria sobrevivência
antes dos direitos naturais dos indivíduos.
C
Para Locke o Estado não deveria violar os direitos naturais dos
indivíduos, de modo que o governo deve reconhecê-los e garanti-los
integralmente.
D
Para Locke o Estado deveria se apropriar dos meios de produção
para garantir a sua sobrevivência
E
Para Locke o Estado deveria deve promover a democracia e a 
garantir os direitos aristocráticos dos indivíduos

Questão 5/5 - Política Clássica e Moderna
Os pensadores John Locke e Jean-Jaques Rousseau fizeram parte, entre os séculos XVI e XVIII, de um movimento de intelectuais conhecido como constitucionalismo. Especificamente sobre esse movimento, o filósofo político Bobbio  afirma: “O estado moderno, liberal e democrático, surgiu da reação contra o estado absoluto [...] Na tradição do pensamento político inglês, que ofereceu a maior contribuição para esse problema, dá-se o nome específico de constitucionalismo ao conjunto de movimentos que lutam contra o abuso do poder estatal”.

Fonte: Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 3, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Teoria Política Clássica, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. O constitucionalismo designa um conjunto de escritos de intelectuais que lutaram contra o abuso de poder do Estado.

II. Os autores desse movimento intelectual concebiam a constituição como um conjunto de preceitos que proclamava e assegurava os direitos dos indivíduos ante as ações do Estado. 

III. A grande questão para o constitucionalismo é que, se o governante for detentor de um poder absoluto ele poderá abusar do poder contra o povo.
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
D
Apenas a assertiva I está correta
E
Todas as assertivas estão corretas

5 comentários:

Anônimo disse...

voce errou a questao 2. a resposta correta é a letra b.

Anônimo disse...

Por favor, publique a APOL 5 também.

Oscilange disse...

Obrigada por ajudar e acredita que esqueci de fazer a apol 5, abriram o link depois e consegui fazer...

Unknown disse...

EU AMO SEU BLOG, OSCILANGE!
ACOMPANHO SEMPRE.. VOCÊ FAZ RELAÇÕES INTERNACIONAIS?

Oscilange disse...

Alexandre, termino História agora, falta somente a defesa do TCC e sim, faço Relações Internacionais..e você, faz qual curso?