Questão
1/10
Instalada
a revolução de 1964 e passado o período de transição pós-64, é retomada a
expansão da economia e o desenvolvimento industrial. O modelo político reforça
o controle, a repressão e o autoritarismo. A educação é vinculada à Segurança
Nacional. Enfatiza-se seu papel de fato de desenvolvimento e são propostas
medidas para adequá-la ao novo modelo econômico. [...] agora se enfatiza a
produtividade, eficiência, racionalização, operacionalização e controle. A
visão “industrial” penetra o campo educacional, e a Didática é concebida como
estratégia para o alcance dos “produtos” previstos para o processo de
ensino-aprendizagem.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir sobre a formação do professor neste período, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Vislumbra-se a necessidade de formação de um novo perfil de professor: competente tecnicamente e que se comprometa com o programa político-econômico do Brasil.
II. ( ) Para formar o professor neste momento histórico busca-se transpor a mera formação por treinamentos, incentiva-se a pesquisa e a produção intelectual dos professores, visando não apenas leva-los a sala de aula, mas também a formularem suas concepções de educação.
III. ( ) No documento final do I Encontro Nacional dos Professores de Didática ressalta-se a necessidade de formação de um professor que tenha sua preparação didática embasada no conhecimento científico.
IV. ( ) A formação dos professores visa transmitir a eles instrumentos técnicos que os auxiliem na aplicação do conhecimento científico, não precisando chegar até este conhecimento, mas apenas dominar as “rotinas” de intervenção técnica. Agora, marque a sequência correta: LETRA A
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir sobre a formação do professor neste período, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Vislumbra-se a necessidade de formação de um novo perfil de professor: competente tecnicamente e que se comprometa com o programa político-econômico do Brasil.
II. ( ) Para formar o professor neste momento histórico busca-se transpor a mera formação por treinamentos, incentiva-se a pesquisa e a produção intelectual dos professores, visando não apenas leva-los a sala de aula, mas também a formularem suas concepções de educação.
III. ( ) No documento final do I Encontro Nacional dos Professores de Didática ressalta-se a necessidade de formação de um professor que tenha sua preparação didática embasada no conhecimento científico.
IV. ( ) A formação dos professores visa transmitir a eles instrumentos técnicos que os auxiliem na aplicação do conhecimento científico, não precisando chegar até este conhecimento, mas apenas dominar as “rotinas” de intervenção técnica. Agora, marque a sequência correta: LETRA A
A
|
V,
F, V, V.
|
|
B
|
F, V,
V, F
|
|
C
|
F, F,
V, V
|
|
D
|
V, F,
V, F
|
|
E
|
V, V,
V, F
|
Questão
2/10
A partir
da sistematização da Didática prática desenvolvida pelos professores ao longo
desse período, e da análise das reflexões teóricas que ocorreram entre os
grupos de Didática e Prática de Ensino nos seus encontros, além de teses e
dissertações relativas ao ensino, delineiam-se momentos fundamentais. Esses
momentos, com ênfases específicas, não se anulam, mas se interpenetram e devem
ser entendidos como uma parte de um todo [ ...] A caracterização desses
momentos tem como critério as questões recorrentes na prática dos professores
no período e sua expressão teórica nas reflexões desenvolvidas no interior das
universidades, quer em encontros científicos, quer nas produções de
dissertações e teses relativas ao ensino.
MARTINS, Pura. A relação teoria e prática na formação do professor universitário: princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, set./dez. 2003, p.6. Disponível em: < www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=791>. Acesso em: 02/09/2015.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, enumere, na ordem sequencial, as características de cada um dos 4 momentos:
MARTINS, Pura. A relação teoria e prática na formação do professor universitário: princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, set./dez. 2003, p.6. Disponível em: < www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=791>. Acesso em: 02/09/2015.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, enumere, na ordem sequencial, as características de cada um dos 4 momentos:
- Segundo momento de 1989 a 1993;
- Quarto momento de 2001 até os dias atuais;
- Terceiro momento de 1994 a 2000;
- Primeiro momento de 1985 a 1988;
( )
enfatiza a questão da dimensão política do ato pedagógico; se dá num período de
intensa participação social.
( ) sua ênfase recai sobre a organização do trabalho na instituição de ensino.
( ) tem como elemento central a questão da produção e sistematização coletivas do conhecimento.
( ) o foco está na aprendizagem, enfatiza o aprender a aprender.
( ) sua ênfase recai sobre a organização do trabalho na instituição de ensino.
( ) tem como elemento central a questão da produção e sistematização coletivas do conhecimento.
( ) o foco está na aprendizagem, enfatiza o aprender a aprender.
Agora
marque a sequencia correta: LETRA A
A
|
4, 1,
3, 2
|
|
B
|
4, 3,
2, 1
|
|
C
|
3, 4,
1, 2
|
|
D
|
2, 1,
3, 4
|
|
E
|
4, 2,
3, 1
|
Questão
3/10
“Todas as escolas públicas e particulares da educação
básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura
afro-brasileiras. Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a
temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino
fundamental e médio. Apesar disso, a maioria dos alunos ainda não conhece a
contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país. “A lei não
foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. O que há
são ações pontuais de iniciativa de movimentos negros, do MEC ou de
universidades federais”, informa a coordenadora-geral de diversidade e inclusão
social da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
(Secad), Leonor de Araújo”.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei obriga
ensino de história e cultura afro. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/index.php?id=9403&option=com_content&task=view>.
Acesso em: 24/12/2014.
De acordo com o texto acima e os conteúdos
abordados no livro-base, sobre a Lei nº 10.639/ 2003, é correto afirmar: LETRA A
A
|
Esta Lei tem por objetivo a valorização e resgate
da contribuição que o povo negro deu à sociedade brasileira tanto
socialmente, quanto política e economicamente.
|
|
B
|
Ambiciona
o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas disciplinas de história e
geografia, com vistas a valorizar as contribuições do povo negro para o
Brasil.
|
|
C
|
A Lei foi criada para que as futuras gerações
comemorem o dia da Abolição da Escravatura de forma mais consciente, por isso
a defesa do seu ensino nas aulas de história.
|
|
D
|
O ensino da cultura afro-brasileira em sala de
aula está relacionado ao uso de diversos conhecimentos empíricos produzidos
pelos povos afros a fim de diminuir a influência cientificista na educação.
|
|
E
|
O
ensino de História e Cultura Afro-brasileira deve se dar exclusivamente nas
aulas de literatura e artes, a fim de ensinar às futuras gerações a
valorização da produção afro.
|
Questão
4/10
Comenius
viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e continuas
guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os
profundos sofrimentos pelos quais passou levaram Comenius a buscar alternativas
para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe uma vida mais digna.
Para Comenius, a educação era o caminho para criar um ser humano e uma
sociedade melhor.
URBAN,
Ana. Didática organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009.
p. 13.
A
proposta de ensino centrada na transmissão-assimilação remonta a proposta de
Comenius, no século XVII, quando a educação passa a um sistema coletivo de
ensino. Ele é considerado o pai da didática moderna.
De acordo
com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, analise as sentenças a
seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas
Falsas:
I. ( ) As aulas expositivas tinham por objetivo a transmissão de conhecimentos de acordo com os interesses capitalistas de fragmentação e particularismo da sociedade.
II. ( ) Na sua proposta há uma hierarquia, sendo o professor o “inspetor supremo”, nele deve se centrar o processo de ensino.
III. ( ) A transmissão do conhecimento, como procedimento didático, remonta o período em que capitalismo que estava começando a florescer.
IV. ( ) A educação, no período de Comênio, visava a formação da sociedade comum, em que predominava uma educação dialética.
Agora, marque a sequência correta: LETRA E
I. ( ) As aulas expositivas tinham por objetivo a transmissão de conhecimentos de acordo com os interesses capitalistas de fragmentação e particularismo da sociedade.
II. ( ) Na sua proposta há uma hierarquia, sendo o professor o “inspetor supremo”, nele deve se centrar o processo de ensino.
III. ( ) A transmissão do conhecimento, como procedimento didático, remonta o período em que capitalismo que estava começando a florescer.
IV. ( ) A educação, no período de Comênio, visava a formação da sociedade comum, em que predominava uma educação dialética.
Agora, marque a sequência correta: LETRA E
A
|
V,
F, V, V
|
|
B
|
V, V,
V, F
|
|
C
|
F, F,
V, V
|
|
D
|
V, F,
V, F
|
|
E
|
F, V,
V, F
|
Questão
5/10
Segundo Gasparin “[...] planejar, dentro desta nova
linha de trabalho, apresenta-se para os professores e alunos como algo muito
complexo [...] a proposta de planejamento, dentro da perspectiva
histórico-crítica, deveria ser iniciada e realizada com base em problemas
sociais existentes na comunidade e na sociedade [...]”
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a
pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 156.
O autor continua tecendo conclusões sobre a
complexidade prática desta didática e apontando em seu trabalho aspectos sobre
a perspectiva histórico-critica e o planejamento sob este enfoque.
De acordo
com os conteúdos abordados no livro-base o processo de planejamento
histórico-crítico proposto por Gasparin é composto de 5 passos. Enumere, na
ordem sequencial, cada etapa e sua descrição:
- Prática social Final
- Instrumentalização
- Problematização
- Prática social Inicial
- Catarse
( )
Se expõem os conteúdos a serem trabalhados.
( )
Caracteriza-se pelos questionamentos a serem feitos aos alunos.
( )
Nesta etapa o professor expõem ao aluno novos elementos, através de atividades
contextualizadas, que proporcionarão a ele, ao final da atividade, condições de
responder os questionamentos.
( )
Momento em que o aluno faz uma síntese.
( )
É o momento em que o aluno relaciona os conteúdos a sua realidade e onde se
poderá delimitar ações a serem realizadas com base no planejamento.
Agora
marque a sequência correta: LETRA B
A
|
3, 1,
2, 5, 4
|
|
B
|
4, 3,
2, 5, 1
|
|
C
|
2, 5,
4, 3, 1
|
|
D
|
5, 2,
3, 1, 4
|
|
E
|
4, 5,
2, 3, 1
|
|
Questão
6/10
“Outro caso que confirma os aspectos anteriores
aparece no artigo 15, que define que "os sistemas de ensino assegurarão às
unidades escolares públicas de Educação Básica que os integram progressivos
graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira...".
O problema é que os secretários de Educação são lentos na implementação desse
artigo e permitem graus pequenos de autonomia, seja nas formas de organização
burocrática, seja na disponibilização razoável de dinheiro - e, em casos extremos,
na escolha de metodologias e conteúdos. Algumas redes, inclusive, optam por
distribuir material didático único às escolas, tanto os elaborados por
assessores governamentais como os comprados de sistemas privados de ensino. Com
isso, os gestores perdem espaço para discutir com a equipe projetos específicos
para sua instituição. Vale ressaltar que, por lei, as escolas e os professores
podem optar pelo uso dos materiais que considerarem mais coerentes com seus
objetivos.”
GIL, Juca. Os limites da autonomia escolar. Revista Nova Escola. Disponível em:< http://gestaoescolar.abril.com.br/politicas-publicas/limites-autonomia-escolar-leis-educacionais-legislacao-544894.shtml>. Acesso em: 23/12/2014.
A LDBEN nº 9.394/1996, também traz no seu Art. 27 diretrizes quanto aos conteúdos curriculares da educação básica. Assinale a alternativa correta quanto a estas diretrizes: LETRA E
A
|
Deve-se
priorizar a orientação para o trabalho e a promoção apenas do desporto
educacional.
|
|
B
|
A
condição de escolaridade dos alunos deve ser avaliada a nível nacional, não
levando em conta as especificidades de cada instituição.
|
|
C
|
A
difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres
dos cidadãos de acordo com os interesses de cada estabelecimento educacional.
|
|
D
|
Difusão
dos valores fundamentais e que dizem respeito à ordem democrática, bem de
conteúdos cientificamente abalizados e com relação direta aos interesses
docentes.
|
|
E
|
A
orientação para o trabalho deve ser observada, bem como a consideração das condições
de escolaridade em cada instituição de ensino.
|
Questão
7/10
“O Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede
Globo, em 1999, para, por meio de campanhas e reportagens, sensibilizar a
população sobre a valorização da educação e da escola pública, em seu papel
essencial de educação formal e de centro de referência comunitário. O projeto
incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos,
familiares e comunidade) nesse esforço, divulga boas práticas no site do
projeto, proporciona a troca de experiências, e promove Dias Temáticos
nacionais."
"O projeto Amigos da Escola é implementado com
o apoio de grandes parceiros, como o UNICEF, Faça Parte, Conselho Nacional dos
Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (Undime).” REDE GLOBO. O Amigos da Escola é um projeto da Rede
Globo para valorizar a Educação. Disponível em:
http://redeglobo.globo.com/amigosdaescola/noticia/2012/06/o-amigos-da-escola-e-um-projeto-da-rede-globo-para-valorizar-educacao.html.
Acesso em: 23/12/2014.
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base
e nas aulas, a criação deste programa se dá a partir de qual realidade
política-educacional brasileira? Assinale a alternativa correta: LETRA A
| |||||||||||||||||
Questão
8/10
Integrar
os aspectos material/formal do ensino e, ao mesmo tempo, articulá-los com os
movimentos concretos tendentes à transformação da sociedade, eis os propósitos
da pedagogia crítico-social dos conteúdos. Ela valoriza a escola enquanto
mediadora entre o aluno e o mundo da cultura – construída socialmente. [...] A
pedagogia dos conteúdos parte da compreensão crítica das diferentes versões da
pedagogia liberal e outras versões da pedagogia progressista, procedendo à
análise histórica do contexto social onde se dá o processo educativo e dos
condicionantes sociais que incidem sobre o indivíduo concreto e o tornam um ser
social.
LIBÂNEO,
José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 2006.
p.134.
Com base nos
conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, analise as alternativas sobre a
“pedagogia crítico-social dos conteúdos” e assinale V para as afirmativas
verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola
II. ( ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo.
III. ( ) Para este grupo a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria.
IV. ( ) A prática é guiada pela teoria, valorizam o pensamento sobre a ação.
I. ( ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola
II. ( ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo.
III. ( ) Para este grupo a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria.
IV. ( ) A prática é guiada pela teoria, valorizam o pensamento sobre a ação.
Agora,
marque a sequência correta: LETRA A
A
|
V, F,
F, V
|
|
B
|
F, V,
V, F
|
|
C
|
F, F,
V, V
|
|
D
|
V, F,
V, F
|
|
E
|
V, V,
V, F
|
|
Questão
9/10
Nas
palavras de Martins a “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento” é
“um processo de pesquisa-ensino, de um lado, sua forma de realização constitui
uma pista para redimensionar as práticas de ensino numa perspectiva de
sistematização coletiva do conhecimento (ensino). Por outro, possibilita a
vivência de um processo de investigação de ação-reflexão-ação por meio do qual
a didática prática que está ocorrendo nas escolas se manifesta, é
problematizada, explicada e compreendida nos seus determinantes, favorecendo a
elaboração de propostas concretas de ação (pesquisa)”.
MARTINS, Pura Lucia Oliver. A Didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 2003. p. 49.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, analise as alternativas sobre a “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento” e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
II. ( ) Buscam romper com o processo de transmissão-assimilação dos conteúdos.
III. ( ) Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
IV. ( ) O aperfeiçoamento e organização metodológico do trabalho são fundamentais para estes teóricos, que veem em tal ação a possibilidade de melhor distribuição do saber sistematizado.
MARTINS, Pura Lucia Oliver. A Didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 2003. p. 49.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, analise as alternativas sobre a “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento” e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
II. ( ) Buscam romper com o processo de transmissão-assimilação dos conteúdos.
III. ( ) Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
IV. ( ) O aperfeiçoamento e organização metodológico do trabalho são fundamentais para estes teóricos, que veem em tal ação a possibilidade de melhor distribuição do saber sistematizado.
Agora,
marque a sequência correta: LETRA E
A
|
V, F,
F, V
|
|
B
|
F, V,
V, F
|
|
C
|
F, F,
V, V
|
|
D
|
V, F,
V, F
|
|
E
|
V, V,
V, F
|
|
Questão
10/10
“Após a homologação da Constituição Federal de 1988
fundada em princípios democráticos e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDBEN), nº9394/96, que confirmam os princípios democráticos e
considera os sujeitos sociais como cidadãos com direitos à educação, as escolas
passam a organizar seu projeto pedagógico e currículo escolar atendendo as
novas diretrizes educacionais que emanam a necessidade de uma organização
escolar que proporcione a humanização dos sujeitos e a diminuição da
desigualdade cultural”.
PORTAL da
Educação. O Currículo Escolar Após a Lei de Diretrizes. Disponível em:
<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42421/o-curriculo-escolar-apos-a-lei-de-diretrizes#ixzz3OkMlGq5v>.
Acesso em: 21/12/2014. De acordo com o texto acima e os conteúdos do
livro-base, assinale as afirmativas corretas sobre a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional:
I. A LDBEN incumbe às instituições governamentais (municipais e estaduais) da elaboração da proposta pedagógica de suas instituições.
II. Delimita regras comuns a nível nacional para a
organização da educação básica.
III. Restringe a participação da comunidade escolar apenas à elaboração do projeto político pedagógico.
III. Restringe a participação da comunidade escolar apenas à elaboração do projeto político pedagógico.
IV. Afirma que todos os sistemas de ensino e instituições
escolares devem contemplar a base curricular nacional.
São corretas as afirmativas: Letra C
A
|
Afirmativas
III e IV, apenas.
|
|
B
|
Afirmativa
II, apenas.
|
|
C
|
Afirmativas
II e IV, apenas.
|
|
D
|
Afirmativas
I, II e III, apenas.
|
|
E
|
Afirmativa
I, II e IV, apenas.
|
4 comentários:
tem certeza que a resposta da questão 6 e a C,e não a E ? pra mim e a E pelo que li da LDBEN 9.394/1996 artigo 27
A minha 6 está letra E não coloquei letra C. está até de vermelho.
Preciso da Apol da Didática, alguém pode me ajudar?
Postar um comentário