Questão 1/10
Considere o
fragmento de texto a seguir:
“Para que
isso ocorra, faz-se necessário que os envolvidos no processo educativo
percebam-se como agentes e não espectadores do processo, em que a autonomia
possa ser exercida com sua real finalidade, ou seja, elaboração conjunta de
práticas educacionais que visem a melhores condições para uma formação de
qualidade das crianças e dos jovens que fazem parte do processo escolar”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em CAETANO, Maria Raquel. Gestão democrática e a formação do sujeito
integral: estratégias para a sala de aula. Revista Intersaberes, vol.11,
n.22, p. 175 – 196, jan.- abr. 2016, p.178.
Uma das
formas de contribuir para que os indivíduos sejam agentes autônomos é garantir
que tenham voz ativa, como no caso da História Oral. Considerando isso e o
artigo-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com
história oral no ensino fundamental, assinale a alternativa
correta:
A
|
A existência de condições que assegurem e estimulem a participação
oral dos indivíduos presentes no espaço escolar é uma preocupação secundária,
pois já é efetiva no modelo tradicional de ensino.
|
|
B
|
A forma mais adequada para o processo de ensino é aquela na qual quem
possui o direito de fala é o professor, sendo que é ele quem detém o
conhecimento a ser transmitido.
|
|
C
|
Além de dar voz aos mais diferentes agentes, a História Oral também
pode favorecer o diálogo entre as diferentes disciplinas escolares através de
projetos coletivos.
|
|
D
|
A História Oral acarreta consequências como o desrespeito à autoridade
do professor e ao sistema de ensino como um todo.
|
|
E
|
Para o funcionamento adequado da prática da História Oral é necessário
que existam espaço destinados ao relato de cada grupo específico, como os
grêmios estudantis para os alunos.
|
Questão 2/10
Leia o
excerto a seguir:
“As fontes
fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete
frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer
metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus
conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2011. p. 32.
A inserção
de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o
desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como
base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a
alternativa correta:
A
|
A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para
atender à demanda das especificidades dessas fontes.
|
|
B
|
As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também
podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade de
novas abordagens.
|
|
C
|
No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi
realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores.
|
|
D
|
Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma superação
das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de metodologias
adequadas.
|
|
E
|
A existência de uma metodologia em específico foi considerada como
dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como ilustrações.
|
Questão 3/10
Observe a imagem a seguir:
Após esta
avaliação, caso queira ver a imagem detidamente, ela está
disponível em: Fotografia de lâmpadas criadas por Thomas Edison, Estados Unidos
(1879) [http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1172&sid=9.
Acesso em: 11 jun. 16].
A criação da
energia elétrica no século XIX foi um marco significativo para a sociedade da
época e um fato fundamental para o desenvolvimento das máquinas fotográficas.
Sobre essa invenção, com base no artigo Através da imagem: fotografia e
história, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as
falsas:
( ) No
século XIX, a diferença entre a técnica e a magia era pouco definida, o que
podia conferir à eletricidade um caráter mágico.
( ) A
eletricidade foi desmistificada desde sua criação, por causa do predomínio do
pensamento racionalista no século XIX.
( ) A
criação da fotografia causou grande comoção nos artistas do período, os quais
consideravam que a pintura ficaria em segundo plano, em comparação à qualidade
técnica daquela.
( ) Depois
do surgimento da fotografia, a tradicional pintura de retratos foi extinta.
Agora assinale a sequência correta:
A – V – V – F – F
B - F – V –
F – F
C - F – F – V – V
D - V – V – F – V
E - V – F – V – F
Questão 4/10
Leia o excerto
a seguir:
“Embora os
críticos saibam percorrer a história literária (e são muito fortes no século
XVII inglês), eles parecem presumir que os textos sempre afetaram a
sensibilidade dos leitores de uma mesma maneira. Mas um habitante seiscentista
de Londres vivia num universo mental diferente do de um professor americano do
século XX. A própria leitura se transformou ao longo do tempo”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: DARTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e
revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.128.
De acordo
com o texto-base O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura
visual, a História dos livros e da leitura é uma das temáticas mais
recentes dentro da área. Quanto a isso leia as afirmativas a seguir:
I – Por
vários séculos a leitura foi um domínio seleto, hábito restrito a uma parcela
da sociedade.
II – O
acesso à leitura é o mesmo em qualquer sociedade, independente do contexto
histórico ou do espaço.
III – Atualmente
a leitura bem como a escrita, por mais disseminadas que sejam ainda abarcam uma
parte da população.
IV – Hoje em
o analfabetismo está em processo de erradicação mundial, sendo que países como
o Brasil já tem uma população totalmente alfabetizada.
Agora
assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
A – Apenas
as alternativas II, III e IV estão corretas
B – Apenas
as alternativas I e II estão corretas
C – Apenas
as alternativas II e IV estão corretas
D - Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
E - Apenas as alternativas I e III estão corretas
Questão 5/10
Analise a imagem a seguir:
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em:
<http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=477&evento=3>.
Acesso em: 05 jun. 2016.
De acordo
com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço
provisório, propostas cautelares, a charge acima foi produzida e divulgada
pouco antes da Revolução Francesa, no século XVIII. Sobre a relação entre as
imagens e o período mencionado, leia as afirmativas a seguir:
I – As
imagens tiveram um papel específico no processo de derrubada da Monarquia
Francesa, como instrumento de ação política.
II – Como a
maior parte da população francesa já era alfabetizada, as imagens serviam como
mera ilustração aos textos escritos nos panfletos.
III – A
utilização das imagens nesse episódio apresentou elementos que despertaram a
atenção de historiadores da arte da época.
IV – O
movimento contrarrevolucionário, que defendia a permanência da Monarquia
instituída no poder, também utilizou as imagens como forma de luta.
Agora assinale a alternativa que contém as
afirmativas corretas:
A – Apenas as alternativas II e III estão corretas
B - Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
C - Apenas as alternativas I e IV estão corretas
D - Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
E - Apenas as alternativas III e IV estão corretas
Questão 6/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or
not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos
Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama.
Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que
atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o
mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto
Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e
crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes;
Brasília: INL, 1976.
O trecho
acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no
Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o
artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a
alternativa correta:
A
|
A arte moderna brasileira foi
inspirada por tendências estrangeiras, por isso seu início se deu
tardiamente, na década de 1950.
|
|
B
|
Durante a 1ª Guerra Mundial, em
meados da década de 1910, surge o movimento modernista no Brasil como uma
forma de expressão desse período.
|
|
C
|
Nas décadas de 30 e 40 a arte
moderna consolida seu espaço, com o apoio do governo Vargas que se utilizou
da arte e da cultura para manter a unidade social.
|
|
D
|
O modernismo brasileiro
restringiu-se à literatura, deixando de fora as artes plásticas e a música,
por exemplo.
|
|
E
|
Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se
constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento
propriamente dito.
|
Questão 7/10
Analise
o fragmento de texto a seguir:
“As
imagens acompanham o processo de hominização e de socialização do homem desde a
pré-história, elas perpassam a vida e a organização social, ordenando a relação
entre os homens e desses com o visível e o invisível. A confecção de máscaras
mortuárias e a produção de lápides, desde a Antiguidade, apontam para a relação
entre imagem e morte, bem como para a necessidade do homem de afirmar e de
prolongar a vida frente à perspectiva de sua finitude”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Charles (Org.). Fotografia,
história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS,
2012. p. 10.
Ao
longo do tempo, as imagens foram utilizadas para diversos fins e interpretadas
de maneiras variadas. Em relação a esse processo e a fotografia, tendo como
base o texto Através da imagem: fotografia e história, leia as
afirmativas a seguir:
I
– Uma das ideias mais criticadas por diversos campos do conhecimento é a de que
o que está impresso na fotografia é a realidade pura.
II
– A história da fotografia é por vezes confundida com as várias abordagens
sobre a imagem fotográfica, feitas ao decorrer do desenvolvimento do pensamento
ocidental.
III
– A fotografia foi interpretada em todos os contextos como a materialização da
realidade tal como ela é.
IV
– A definição da história da fotografia pode ser resumida aos avanços técnicos
das máquinas fotográficas e dos equipamentos.
Agora, assinale a alternativa que
contém as afirmativas corretas:
A – Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
B - Apenas as alternativas II e III estão corretas
C - Apenas as alternativas II, III e IV estão
corretas
D - Apenas as alternativas I, e IV estão corretas
E- Apenas as alternativas III e IV estão corretas
Questão 8/10
Leia
a passagem a seguir:
“Um
dos fatores preponderantes da ‘nova’ sociedade é a tecnologia da informação.
Essa crescente evolução dos elementos tecnológicos na sociedade capitalista tem
revolucionado significativamente o modo de viver, pensar, agir e comunicar,
alterando radicalmente a estrutura da sociedade baseada nos moldes tradicionais
de produção”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,
ele está disponível em: SILVA, Alzira Karla Araújo da; CORREIA, Anna Elizabeth
Galvão Coutinho; LIMA, Izabel França de .O conhecimento e as tecnologias na
sociedade da informação. Rev. Interam. Bibliot. Medellín, Colômbia, v. 33, n.
1, enero-junio de 2010, p. 215.
De
acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual.
Balanço provisório, propostas cautelares, a consolidação da comunicação
através dos meios eletrônicos e em consequência a popularização da imagem
virtual na década de 1980 é um dos aspectos que convergiram para a consolidação
do campo da Cultura Visual, outro aspecto que pode ser apontado é:
A
|
a noção
cada vez mais perceptível de que a dimensão visual tem exercido um domínio significativo
na contemporaneidade.
|
|
B
|
o declínio
de outras áreas do conhecimento, como as ciências exatas e as engenharias,
reflexo do desenvolvimento econômico da sociedade.
|
|
C
|
a preocupação
das autoridades governamentais com o aumento da quantidade de imagens em
circulação.
|
|
D
|
o
crescente interesse da população em geral por assuntos relacionados ao tema
que estimula os setores comerciais ligados a publicações do gênero.
|
|
E
|
a
facilidade de análise dos materiais compostos por imagens em comparação às
fontes escritas.
|
Questão 9/10
Leia o
seguinte fragmento de texto:
“Se nos basearmos no dito popular ‘uma imagem vale
mais que mil palavras’, somente aí já teremos temas para pesquisa por muito
tempo. Cada imagem pode ser interpretada de uma maneira diferente, através de
pressupostos diferentes, visando elucidar sua recepção na sociedade, analisando
as conexões entre o contexto e a imagem, analisando as representações que
evocam e todo o universo artístico que as rodeiam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Thiago da Silva. A imagem como fonte histórica: enigmas e abordagens. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v. 25, n. 2, jul./dez. 2012, p. 445.
Sobre a utilização das imagens na área da História, de acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, leia as afirmativas a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Thiago da Silva. A imagem como fonte histórica: enigmas e abordagens. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v. 25, n. 2, jul./dez. 2012, p. 445.
Sobre a utilização das imagens na área da História, de acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, leia as afirmativas a seguir:
I – As
imagens e os documentos escritos foram validados como fontes históricas ao
mesmo tempo, pelos historiadores no século XIX.
II –
Atualmente a História em sua maior parte ainda continua a utilizar a imagem
como foi utilizada durante muito tempo, na função de ilustração.
III – Na
utilização da imagem como suporte para o documento escrito, está serve como
confirmação do que é divulgado e/ou como reforço estético.
IV – Hoje em
dia, a função da imagem na pesquisa histórica é de servir como ilustração, em
contraposição a utilização como fonte nos séculos passados.
Agora, assinale a alternativa que contém as
afirmativas corretas:
A – Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
B - Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D - Apenas as afirmativas II e III estão corretas
E - Apenas as afirmativas II, III e IV estão
corretas
Questão 10/10
Analise a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=358&evento=5>. Acesso em: 05 jun. 2016.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=358&evento=5>. Acesso em: 05 jun. 2016.
O mapa acima
faz parte do período do Renascimento. Quanto a isso, tendo como base o
texto-base Ciência e Arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde,
leia as afirmativas a seguir:
I - Durante
esse período há um aumento significativo na quantidade de imagens, tanto
contemporâneas quanto antigas, presentes na sociedade.
II - O
Renascimento propiciou as bases necessárias para o desenvolvimento da Revolução
Científica, como no que se refere à representação do espaço, por exemplo.
III -
Exemplares de cartografia ou de anatomia demonstram o surgimento de novos usos
para as imagens.
IV –
Identifica-se que no Renascimento houve uma considerável diminuição na
utilização de imagens em geral, o que pode ser atribuído ao desenvolvimento da
escrita.
Agora,
assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
A - Apenas
as alternativas I, II e III estão corretas
B - Apenas as
alternativas II e IV estão corretas
C - Apenas
as alternativas I, III e IV estão corretas
D - Apenas
as alternativas I e III estão corretas
E Apenas as
alternativas II e III estão corretas
10 comentários:
a resposta da 7
Juliana, qual é a resposta da 7?
EU NAO ACHEI VC CONSEGUIU VC ESTA RESPONDENDO A APOL
ENTRA NO MEU FACE PRA NOS TROCAR IDEIAS DA MATERIA
DA 7 E B
Juliana de Souza Bom dia.
Você conseguiu fazer todas as questões?
Preciso da Resposta da 8 please !!!!
Juliana me salva !!!
qual e resposta da questão 8
qual e a respostas da questão 8?e a questão 7?
Pessoal, não sabemos as respostas...quem souber alguma posta aí para ajudar...valeu!
Bom dia!
Por favor, alguém tem a resposta da questão 9?
Obrigada!
Postar um comentário