Amigos, todas certas.....
Questão
1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conforme Freire (1995), uma relação pedagógica
impositiva, autoritária que castra a curiosidade e nega o saber do educando,
impondo um saber absoluto e indiscutível, que não abre espaço para o diálogo,
para o debate, para o construir, por medo de perder a tão famosa
disciplina" é antagônica à uma educação afetiva e dialógica que se
compromete com a humanização dos sujeitos. Afetividade e dialogicidade só são
significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e
envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de
reciprocidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz>.
Acesso em: 16 nov. 2015.
Em relação ao papel da educação e dos professores,
assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas
falsas:
( ) A educação é um artefato social, tipicamente
humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
( ) A educação progressista se distancia da
educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita
e das tecnologias matemáticas.
( ) Ao longo da história, a educação em sua
organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um
reflexo das formas de vida social.
( ) O homem como ser genérico depende da educação e
dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de
aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Assinale
a sequência correta:
A
|
F – F –
F – V
|
|
B
|
V – F –
V – F
|
|
C
|
V – V –
V – V
|
|
D
|
V – F –
V – V
|
|
E
|
F – F –
V – F
|
Questão
2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola disciplinar, então, apresentou-se como
uma instituição investida do poder de fabricar indivíduos, mas também um lugar
sobre o qual esse poder se faz sentir, direcionando-a e moldando a de acordo
com as necessidades da normalização e da disciplina. Desempenhou o papel de
instituição produtora e reprodutora de discursos e saberes para as ciências
cujo objeto é o ser humano e seu comportamento. Tornou-se ela mesma o objeto de
saber, sobre a qual diversos discursos passaram a ser produzidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
<https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-Thelmamoura.pdf>. Acesso em: 13
nov. 2015.
O texto
reforça os argumentos e a crítica de Foucault em relação à instituição escolar.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos
Socioculturais da Educação sobre o papel disciplinador da escola, na visão
de Foucault, assinale a alternativa correta.
A
|
A
escola em seu cotidiano reserva tempo e espaço para os debates relevantes de
modo cotidiano. O currículo é então um devir em diálogo com as demandas da
sociedade.
|
|
B
|
O
trabalho escolar se organiza de forma a disciplinar corpos e mentes, nada é
feito ao acaso. Desde a homogeneidade dos gestos dos alunos, da disposição
das carteiras, do silêncio diante do mestre que ensina e que detém o poder da
“avaliação”.
|
|
C
|
O
trabalho escolar acontece num movimento curricular dialético. Num primeiro
momento, o currículo cultural estabelecido, e num segundo, o currículo oculto
que absorve as tensões sociais e escolares.
|
|
D
|
O
currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto
formal quanto política e acadêmica.
|
|
E
|
A
escola fica refém da realidade social mais ampla, quando pauta seu trabalho
pelas demandas advindas do contexto sociocultural dos alunos.
|
Questão
3/10
Leia o fragmento de texto a
seguir:
"Nove anos após a proclamação da Terceira
República, exatamente quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo
império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família republicana, Henri
Wallon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico,
foi um homem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política herdada do
deputado e seu avô, também chamado Henri Wallon, sua participação na humanidade
foi marcada mais por sua dedicação como pesquisador do que propriamente pelos
cargos políticos que chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo
decifrar o homem, isto é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua
imperícia. transforma-se em um adulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel
básico à emoção e sobre ela elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um
lugar fundamental em toda a sua obra".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na
sala de aula. Campinas: Papirus, 1999, p. 19.
De acordo
com o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro
entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o curso de
Psicologia ainda não existia no tempo em que Wallon foi estudante
universitário. Nesse contexto, em qual curso graduou-se Wallon?
A
|
Psiquiatria.
|
|
B
|
Biologia.
|
|
C
|
Enfermagem.
|
|
D
|
Medicina.
|
|
E
|
Filosofia.
|
Questão
4/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicos platônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 148.
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicos platônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 148.
De acordo
com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período
histórico?
A
|
Pré-história.
|
|
B
|
Antiguidade.
|
|
C
|
Idade
Média.
|
|
D
|
Idade
Moderna.
|
|
E
|
Contemporaneidade.
|
Questão
5/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
"Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon".
"Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de.
Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho
de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola,
2006, p. 71.
De acordo
com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro
entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições
teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e
os fatores...
A
|
Biológicos.
|
|
B
|
Genéticos.
|
|
C
|
Educacionais.
|
|
D
|
Sociais.
|
|
E
|
Intelectuais.
|
Questão
6/10
Leia o texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as
ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles:
Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores
contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor.
Fonte: o autor.
De acordo
com as aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação,
assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação
de Libâneo:
A
|
A
educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola
envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola,
internet.
|
|
B
|
Trata-se
de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
|
|
C
|
Na
visão de Libâneo, a educação principal e a mais importante é aquela que
ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das
experiências humanas.
|
|
D
|
Libâneo
concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura e
fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos
jovens.
|
|
E
|
Educação
escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição
ao produto final do processo educativo que é a formação intelectual e
operacional dos trabalhadores.
|
Questão
7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
As abordagens de Marx e Weber divergem
essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos
de análise. O olhar de Marx dirige-se à sociedade capitalista, seu modo de
produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o
entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: o autor
Fonte: o autor
De acordo
com as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa
correta:
A
|
Existe
uma confluência entre os autores em relação à raiz dos conflitos existentes
na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é
central para explicar o funcionamento da sociedade.
|
|
B
|
Marx
toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da
sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
|
|
C
|
Tanto
Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo de
seu pensamento, uma alternativa ao capitalismo.
|
|
D
|
Weber,
ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo
como fator gerador do ethos capitalista, Marx concorda e acrescenta
que a religião justifica o domínio e a exploração, sendo o ópio do povo.
|
|
E
|
Tanto o
individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx)
estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, de que as classes
são o motor da história.
|
Questão
8/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
A escola
não é uma instituição monolítica determinada de modo absoluto. Como instituição
social, pode ser tensionada e assumida de dentro, pelos sujeitos que a fazem. O
surgimento de práticas pedagógicas anti-hegemônicas e esclarecedoras é
possível, tanto quanto seu contrário. Na escola e pela escola, pode-se tanto
sequestrar quanto promover as subjetividades.
Fonte: o autor.
Fonte: o autor.
Considerando
o que traz o texto e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos
Socioculturais da Educação, sobre as práticas escolares, marque a
alternativa correta.
A
|
A
educação escolar desempenha o papel de transmissão da cultura e constituição
dos sujeitos que vão integrar a sociedade.
|
|
B
|
Existe
uma ambivalência na escola registrada por um lado pela dimensão adaptativa de
formar para a vida social, e por outro, uma dimensão formal e acadêmica,
quando fornece as bases para a vida intelectual.
|
|
C
|
A
escola é ambivalente, pois internaliza códigos, mas também pode oportunizar
que os sujeitos, ao dominar esses códigos, possam reafirmar seus valores e
identidades.
|
|
D
|
A
ambivalência da instituição escolar acontece principalmente pela coexistência
do currículo oficial com o currículo oculto.
|
|
E
|
Se
existe ambivalência na escola, ela deriva de sua autonomia e independência
frente às tendências pedagógicas e os projetos políticos sempre temporais e
passageiros.
|
Questão
9/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que
conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos
necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas
conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão,
com o tempo passaram a ser eles os próprios educadores (foi especialmente o que
ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação
cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar
os cidadãos da sociedade grega".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo
escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010, p.
15.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no
livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo
participante do processo educativo das crianças?
A
|
Filósofo.
|
|
B
|
Preceptor.
|
|
C
|
Professor.
|
|
D
|
Pedagogo.
|
|
E
|
Psicólogo.
|
Questão
10/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da
dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que
chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos
dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética
pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a
idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro
social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que,
ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento
psicológico do homem".
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Marta Kohl
de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves;
OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon:
teorias psicogenéticas em discussão. 17 ed. São Paulo: Summus, 1992, p. 24.
Conforme o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias
da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, na teoria proposta por Vigotski, a linguagem é uma das funções
psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
A
|
Literal.
|
|
B
|
Subjetivo.
|
|
C
|
Inesgotável.
|
|
D
|
Impenetrável.
|
|
E
|
Único.
|
8 comentários:
muito bom!também sou estudante de História da uninter, suas postagens me ajudam muito, Obrigado!
Misael, Que bom, criei para isso....você é de onde?
ola, eu sou de itajuba Mg
Achei ajuda somente aqui, procurei em todos os artigos.agora sim terminei a apol.
Oi!!!! Gostaria de contribuir com o blog. Assim como consegui ajuda, gostaria de ajudar tbm. Como posso encaminhar as apols que tenho?
Um grande abraço!
Obrigada..Mande para o meu email oscilange@gmail.com
Obrigado ,o tico e o teco tão mal..livros e livros.
Maravilhoso ,obrigada
Postar um comentário