Pessoal, segue a minha prova, fui olhando por matérias e fiz todas certas.
Questão
1/10
O termo
comunidade tem sido freqüentemente utilizado por sociólogos para caracterizar
uma forma fundamental de agrupamento primário. Embora haja uma ampla
variedade na compreensão do conceito, ora opondo-o à sociedade (Tönnies), ora
limitando-o a grupos pequenos (Chinoy), ora opondo espontaneidade à construção
racional (Mac Iver), a maioria dos autores se refere a uma idéia de todo que
Weber denomina ‘sentimento de nós’.
Para este autor, comunidade se refere “a uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social(...) repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
Segundo Weber, qual é o sentido de comunidade?
Para este autor, comunidade se refere “a uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social(...) repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
Segundo Weber, qual é o sentido de comunidade?
A
|
É uma relação social quando e na medida em que a
atitude na ação social, repousa no sentimento subjetivo dos
participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo
grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
|
|
B
|
É uma
aão social quando e na medida em que a atitude na conjuntura social,
repousa no sentimento subjetivo dos participantes de participação(afetiva ou
tradicionalmente) ao mesmo grupo.”
|
|
C
|
É uma
intervenção social proporcionada pelo estado a favor dos interesses dos
indivíduos.
|
|
D
|
É uma
relação comunitária desenvolvida por projetos efetuados por determinados
lideres que buscam ações apenas relacionadas com interesses motivados por
setores da sociedade.
|
|
E
|
É uma
relação social quando e na medida em que a atitude dos indivíduos desemboca
em tarefas corriqueiras e produção intelectual e cultural de seus adeptos.
|
Questão
2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em meio a todas as novas tecnologias uma
metodologia muito interessante é a Webquest (WQ). Esse termo foi concebido pelo
professor Bernie Dodge em 1995, mesmo ano em que o Brasil teve acesso comercial
a internet. A proposta metodológica é a de uma atividade orientada e
investigativa de maneira que o assunto abordado seja apresentado de forma
criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA
DA EDUCAÇÃO V. 7 Nº 1, Julho, 2009, p.2
http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814
De acordo com as aulas e slides apresentados,
assinale a alternativa que apresenta a metodologia em que se baseia uma
webquest.
A
|
Aprender
fazendo, pensando, avaliando, participando e transformando;
|
|
B
|
Aprender
pelo condicionamento e repetição;
|
|
C
|
Aprender
por meio de tecnologias audiovisuas;
|
|
D
|
Aprender
ouvindo, analisando e repetindo;
|
|
E
|
Aprender
fazendo, reconstruindo e inovando.
|
Questão
3/10
Leia o enunciado a seguir:
“A aprendizagem deve despertar o interesse,
estimulando a curiosidade e a criatividade. Logo, o interesse relacionado à
atividade lúdica na escola tem-se mostrado cada vez maior por parte de
pesquisadores e, principalmente, de professores que buscam alternativas para o
processo ensino-aprendizagem”.
Fonte: PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e
subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de
Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, 2005. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ rdpsi/v17n2/v17n2a06.pdf>. Acesso em: 19 ago.
2016.
Sobre a gincana como instrumento de aprendizagem,
analise as proposições a seguir e assinale a correta:
A
|
A
gincana associa a aprendizagem com a diversão, a alegria, o prazer que o
participante pode conquistar envolvendo-se em alguma equipe.
|
|
B
|
elaboração
da gincana deve seguir uma dimensão superficial das possibilidades
educacionais, buscando apenas o divertimento dos alunos.
|
|
C
|
O
desenvolvimento das atividades tem como finalidade tornar os alunos mais
competitivos e egocêntricos.
|
|
D
|
O
planejamento de gincanas escolares deve ser realizado somente pelo professor
de educação física, visto que ele tem perfil para esse tipo de evento.
|
|
E
|
As
provas físicas, musicais e culturais não devem dialogar com o meio
sóciocultural no qual os alunos estão inseridos.
|
Questão
4/10
Analise as afirmativas:
I. As questões discursivas permitem que você
expresse pensamentos, raciocínios e integração de conhecimentos e tendem a
exigir níveis mais elaborados de raciocínio
PORQUE
II. Apresentam uma situação-problema ou um estudo
de caso em que nosso papel é construir a resposta, com originalidade, mas de
maneira coerente com o conteúdo abordado no decorrer da disciplina
A respeito das afirmativas assinale a opção
correta:
A
|
As
assertivas I e II são proposições verdadeiras.
|
|
B
|
A
assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
|
|
C
|
A
assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
|
|
D
|
As duas
assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
|
|
E
|
As duas
assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
|
Questão
5/10
Analise
as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, uma
regra do jogo das caixinhas.
A
|
Cada
equipe deve receber a metade de um conjunto de caixinhas.
|
|
B
|
O
professor só é responsável apenas por marcar o tempo do jogo.
|
|
C
|
Na sala
deve existir apenas uma equipe.
|
|
D
|
O
professor deve marcar o tempo e conferir os pontos das equipes.
|
|
E
|
A
equipe vencedora será a que encaixar corretamente menos caixinhas.
|
Questão
6/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
A racionalidade moderna apresentou a possibilidade
de ordenar, compreender e desvendar toda a realidade por intermédio da razão.
Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é que o mundo, a sociedade, a
economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral,
evolutiva. Isto fez com que alguns pensadores começassem a ter cautela ao
analisar os resultados inferidos pelos filósofos dos séculos passados.
Silva, Ailton José da, A idéia de poder em
Foucault: O Estado e a arte de governar, Revista Eletrônica Print by
(http://www.ufsj.edu.br/revistalable)?et????a, São João del-Rei/MG, n.12, p.19-
37 / 2010, p.2
O que se vê na contemporaneidade?
A
|
Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é
que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à
perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
|
|
B
|
Entretanto,
o que se vê na antiguidade é que o mundo, a sociedade, as filosofias e o
pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral.
|
|
C
|
Entretanto,
o que se vê na sociedade é que o mundo, a família, a economia e o direito não
correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
|
|
D
|
Entretanto,
o que se vê na religião é que o poder, a sociedade, as teorias e os
pensamentos não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
|
|
E
|
Entretanto,
o que se vê é um conjunto de poderes e alternativas que se relacionam com o
mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à
perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
|
Questão
7/10
O século XVI é marcado pela expansão da escravidão
negra, de características altamente mercantil, promovida pela colonização
europeia, as Igrejas Católicas e Protestantes foram coniventes enquanto
instituição. No mesmo contexto, defesas do direito à liberdade dos negros foram
presentes dentro da religião, mas de maneira pessoal e isolada (Sbardella. E.L.
Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão
sobre a gênese da cultura, p. 4).
Conforme a leitura do texto-base identifique a
alternativa que se adequa ideia do novo anúncio do Evangelho:
A
|
O
Evangelho é restrito ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar
apenas ligado aos fatores culturais.
|
|
B
|
O ato
permanente da liturgia do século XX é conformar-se, a imposição é necessária
para implantar um projeto.
|
|
C
|
Na
atualidade, sobretudo no contexto da sociedade brasileira não existem mais os
conflitos e tensões entre as religiões.
|
|
D
|
Pesquisas
da USP (Universidade de São Paulo) em História e Ciências Sociais, apresentam
somente características de tolerância ganhando os espaços públicos.
|
|
E
|
Para
Pedro Casaldáliga, a tarefa é rever o Deus anunciado, fazer uma nova
eucaristia (Casaldáliga, 2000, p.48).
|
Questão
8/10
Leia o
texto a seguir:
“O objetivo do nosso trabalho como professor é
proporcionar ao aluno condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu
próprio conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os seus
erros e consegue redefinir estratégias para superar os obstáculos p/ sua
aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas diferenciados contribuem para o
aluno adquirir capacidades de investigação voltadas p/ a descoberta, pois o
professor deixa de ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor
entrevistado – Questionário, 11/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do
Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível
em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:
A
|
O
professor e sua prática são essenciais no processo da utilização do lúdico
para aulas de matemática.
|
|
B
|
O
professor é indiferente a esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por
meio da brincadeira.
|
|
C
|
O
professor é apenas um mediador, não possui relevância.
|
|
D
|
O
recurso didático pedagógica substitui a presença do professor.
|
|
E
|
Apenas
os jogos matemáticos são importantes para aprender as quatro operações.
|
Questão
9/10
Leia o trecho a seguir:
“Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É
inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos
locais de culto e a suas liturgias’ ”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo
completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria
Especial dos Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a
diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
A
|
Se evidencia a importância de oportunizar acesso
ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em
que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos
de discriminação.
|
|
B
|
Não se
faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.
|
|
C
|
O
ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.
|
|
D
|
A
escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.
|
|
E
|
A
diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.
|
Questão
10/10
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“A cibercultura está umbilicalmente ligada à mundialização em curso e às mudanças culturais, sociais e políticas induzidas pela mesma. Ela apóia-se sobre os esquemas mentais, modos de apropriação social, práticas estatísticas muito diferentes das que conhecíamos até agora.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 28.
Catapan (2001) utiliza um termo para referir-se as tecnologias de comunicação que ocorrem com o acesso à internet e por meio de dispositivos eletrônicos como computador, tablets e celulares smartphones. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula, qual afirmativa a seguir refere-se ao termo citada pelo autor?
“A cibercultura está umbilicalmente ligada à mundialização em curso e às mudanças culturais, sociais e políticas induzidas pela mesma. Ela apóia-se sobre os esquemas mentais, modos de apropriação social, práticas estatísticas muito diferentes das que conhecíamos até agora.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 28.
Catapan (2001) utiliza um termo para referir-se as tecnologias de comunicação que ocorrem com o acesso à internet e por meio de dispositivos eletrônicos como computador, tablets e celulares smartphones. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula, qual afirmativa a seguir refere-se ao termo citada pelo autor?
A
|
Tecnologias
de Comunicação E-learning.
|
|
B
|
Tecnologias
da Comunicação e Informação.
|
|
C
|
Tecnologias
Assistivas.
|
|
D
|
Tecnologias
de Comunicação Digital.
|
|
E
|
Tecnologias
Assistivas Existentes.
|
2 comentários:
Oscilange gostaria de te mandar materiais que tenho da uninter de história para você postar no blog. Me mande um e-mail que te passo tudo pra ser postado emm seu blog que ajuda tantas pessoas. meu e-mail é ac1991ab@hotmail.com
Marcilio, te mandei um email...oscilange@hotmail.com
Postar um comentário