Questão
1/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] a significativa produção teórica já
acumulada afirmando a importância da brincadeira na constituição dos processos
de desenvolvimento e de aprendizagem não foi capaz de modificar as ideias e
práticas que reduzem o brincar a uma atividade à parte, paralela, de menor
importância no contexto da formação escolar da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
De acordo com a videoaula da prática formativa
alfabetizadora e do texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E
ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, por que O brincar é considerado elemento
fundamental no binômio educar e cuidar na Educação Infantil, compreendido como
forma organizativa do trabalho pedagógico?
Marque a assertiva correta:
A
|
A brincadeira é uma atividade acessória no
processo de ensinar que às vezes contribui para que a criança aprenda a se
relacionar; aprenda regras, limites; se comunicar se expressar, conhecer seus
limites e possibilidades
|
|
B
|
É uma
das formas principais que a criança dispõe nesta fase de sua vida para
aprender sobre os objetos que estão a sua volta, sobre as pessoas, sobre si
própria, sobre os elementos culturais, sociais e naturais.
|
|
C
|
A brincadeira é uma atividade caracteristicamente
da vida adulta, pois a criança já nasce sabendo brincar, tem como referência
sua experiência que adquiriu com os objetos e símbolos humanos significados
pela transmissão do outro.
|
|
D
|
A forma e a intensidade de apropriar-se da brincadeira
não está diretamente associadas ao meio e às relações vivenciadas pela
criança, apenas é natural e sem mediação.
|
|
E
|
É uma das formas secundárias que a criança dispõe
nesta fase de sua vida para assimilar sobre os objetos que estão a sua volta,
sobre as pessoas, sobre si própria, sobre os elementos culturais, sociais e
naturais.
|
Questão
2/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Considere o seguinte extrato de texto:
“[...] o brincar é uma atividade humana criadora,
na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas
possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim
como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos,
crianças e adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
De acordo com a videoaula da prática formativa
alfabetizadora e do texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E
ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, analise as sentenças, assinalando V para
as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I (V) A forma e a intensidade da criança
apropriar-se da brincadeira estão diretamente associadas ao meio e às relações
vivenciadas por ela.
II. (F) A brincadeira é natural, pois ela se
constrói desde o nascimento, sem mediação e não pressupõe uma aprendizagem
social. A brincadeira é inata.
III. (V) A brincadeira na Educação Infantil
contribui significativamente para a superação das funções elementares,
desempenhando função essencial para todo o processo de aprendizagem e
desenvolvimento da criança.
Agora,
marque a sequência correta:
A
|
V – V –
F
|
|
B
|
V – V –
V
|
|
C
|
F – V –
F
|
|
D
|
F – F –
F
|
|
E
|
V – F –
V
|
Questão
3/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia a citação a seguir:
“A brincadeira não é algo já dado na vida do ser
humano, ou seja, aprende-se a brincar, desde cedo, nas relações que os sujeitos
estabelecem com os outros e com a cultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
De acordo com os conhecimentos adquiridos na
prática formativa da videoaula e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE
PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, o imitar não é mera cópia de
um modelo, mas reconstrução individual daquilo que é observado nos outros. Essa
reconstrução é para a criança, a criação de algo novo a partir do que ela
observa no outro. Portanto, a atividade imitativa pode ser considerada de em
qual perspectiva?
Assinale a alternativa correta:
A
|
A processo mecânico, não é considerada uma
oportunidade da criança realizar ações que estão além de suas próprias
capacidades, o que não contribui para sua aprendizagem e desenvolvimento.
Não é possivel possível a imitação de ações que estão dentro da zona de
desenvolvimento proximal da criançaA processo mecânico, não
|
|
B
|
Não é
processo mecânico, mas sim uma oportunidade da criança realizar ações que
estão além de suas próprias capacidades, o que contribui para sua
aprendizagem e desenvolvimento. Só é possível a imitação de ações que
estão dentro da zona de desenvolvimento proximal da criança.
|
|
C
|
A imitação não é uma forma de ensino-aprendizagem
que permite a elaboração de uma função psicológica no nível interpsíquico
(isto é, em atividades individuais, sociais) para que mais tarde essa função
possa ser socializada como atividade intrapsicológica (isto é, interna ao
próprio indivíduo).
|
|
D
|
A imitação é uma assimilação de comportamentos
intrínsecos e não é considerada forma de ensino-aprendizagem, pois não
permite a elaboração de funções psicológicas no nível interpsíquico e
intrapsicológica.
|
|
E
|
A imitação uma forma de automática e processual
que permite a elaboração de uma função psicológica no nível interpsíquico
(isto é, em atividades individuais, sociais) para que mais tarde essa função
possa ser socializada como atividade intrapsicológica (isto é, interna ao
próprio indivíduo).
|
Questão
4/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[...] na abordagem histórico-cultural, brincar é
satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser
imediatamente satisfeitos. [...] De acordo com essa teoria, quando as crianças
mais novas brincam, elas utilizam muito a situação imaginária, a imaginação
está presente com força, enquanto as regras ficam mais ocultas, mas não deixam
de existir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf
Considerando o texto-dado, os conteúdos abordados
na videoaula e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA
DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da Psicologia
Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma prática
pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações estabelecidas entre
conteúdo e as formas adequadas para o ensino e aprendizagem, na perspectiva
emancipatória de todos os sujeitos. Analise as afirmativas a seguir que
contemplem tais fatores:
São corretas as afirmativas:
I. Professor e o Educador Infantil são os
mediadores do processo para a apropriação do conhecimento, aprendizagem e
desenvolvimento.
II. Aprendizagem se dá pela mediação do adulto, da
criança mais experiente, sendo o conhecimento elemento essencial para o
processo de aprendizagem, e a organização do espaço ocorre de acordo com o que
se pretende ensinar;
III. O desenvolvimento não está relacionada com a
aprendizagem, portanto, o ensino não é planejado ou intencional, ensinar e
aprender são processos dicotômicos.
IV. O Brincar como atividade principal, o lúdico
planejado intencionalmente, como forma de apreender o real.
São corretas as afirmativas:
A
|
I, II e III, apenas.
|
|
B
|
I, III
e IV, apenas.
|
|
C
|
I e
III, apenas.
|
|
D
|
I, II e
IV, apenas.
|
|
E
|
I e II,
apenas.
|
Questão
5/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia a citação a seguir:
“Se o brincar é social, a criança não brinca
sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um
professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e
estimulante, ou seja, a forma como o brincar é mediado pelo contexto da escola
é importante para que seja de qualidade e realmente ofereça a oportunidade de
diferentes aprendizagens para a criança.
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula
da prática formativa e texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E
ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da
Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma
prática pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações
estabelecidas entre conteúdo e as formas adequadas para o ensino e
aprendizagem, na perspectiva emancipatória de todos os sujeitos. Nessa
concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos
conteúdos, sendo eles:
Marque a afirmativa correta que contempla a sequência
correta:
A
|
Prática
social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social
final.
|
|
B
|
Problematização,
prática social inicial, instrumentalização, catarse e prática social final.
|
|
C
|
Instrumentalização,
prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e
prática social final.
|
|
D
|
Instrumentalização,
catarse, prática social inicial, problematização, e prática social final.
|
|
E
|
Prática
social final, prática social inicial, problematização, instrumentalização,
catarse.
|
Questão
6/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] para existir a escola não basta a existência
do saber sistematizado. É necessário viabilizar as condições de sua transmissão
e assimilação. Isso implica dosá-lo e sequenciá-lo de modo que a criança passe
gradativamente do seu não domínio ao seu domínio, [...] trata-se da organização
dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos) através dos quais,
progressivamente, cada indivíduo singular, realize, na forma de segunda
natureza, a humanidade produzida historicamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítico:
Primeiras aproximações. 7 ed. rev. Campinas: SP, 2005.
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula
da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E
ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO referentes a Concepção Histórico-critico
essa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos
conteúdos, relacione corretamente os elementos às suas respectivas
características:
1. Prática social inicial
2. Problematização
3. Instrumentalização
4. Catarse
5. Prática social final
(5) Demonstra o que realmente a criança aprendeu,
manifestando mudanças em seu comportamento em relação ao(s) conteúdo(s).
(2) Representa o momento do processo pedagógico em
que a prática social é posta em questão, analisada, interrogada, levando em
consideração o conteúdo a ser trabalhado e as exigências sociais de aplicação
desse conhecimento.
(1) Significa conhecer a experiência de cada
criança, as vivências e experiências que já possuem sobre o conteúdo.
Geralmente é um conhecimento de senso comum, empírico, sincrético.
(3) É a parte dos encaminhamentos onde o Professor
ou Educador(a) Infantil aborda o conteúdo com fundamentação científica,
organizado, sequenciado, exemplificado, e, na educação Infantil primando pelo
brincar como forma organizativa para a exploração do(s) conteúdo(s).
(4) É o momento em que a criança manifesta um
entendimento do conteúdo. Ele apropria-se do conhecimento científico.
Agora, selecione a sequência correta:
A
|
5 – 2 –
1 – 3 – 4
|
|
B
|
4 – 3 –
2 – 1 – 5
|
|
C
|
4 – 2 –
3 – 1 – 5
|
|
D
|
2 – 1 –
5 – 4 – 3
|
|
E
|
5 – 4 –
3 – 2 – 1
|
Questão
7/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia o
seguinte extrato de texto:
“A mediação no contexto da escola se destaca das mediações cotidianas pela intencionalidade da ação. A professora a todo o momento se preocupa com a aprendizagem das crianças. No brincar não pode ser diferente, e as mediações devem ocorrer intencionalmente, pensadas pela professora, para que o tempo de brincadeiras dentro da escola seja aproveitado ao máximo pelas crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, o espaço e o tempo na Educação Infantil precisam ser organizados levando em conta:
Assinale a alternativa correta:
“A mediação no contexto da escola se destaca das mediações cotidianas pela intencionalidade da ação. A professora a todo o momento se preocupa com a aprendizagem das crianças. No brincar não pode ser diferente, e as mediações devem ocorrer intencionalmente, pensadas pela professora, para que o tempo de brincadeiras dentro da escola seja aproveitado ao máximo pelas crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, o espaço e o tempo na Educação Infantil precisam ser organizados levando em conta:
Assinale a alternativa correta:
A
|
Propiciar
a redução das experiências já vivenciadas pelas crianças, mostrando a elas a
homogeneidade do mundo social e natural, a singularidade dos fenômenos
naturais e sociais,
|
|
B
|
Não há
necessidade de planejamento de forma que o conteúdo não está contemplado na
Proposta Pedagógica, não precisa ser organizado metodologicamente de acordo
com o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
|
|
C
|
Um
ambiente desconexo à aprendizagem, desenvolvimento, fortalecimento da
dependência, empobrecimento das interações e aprendizado das relações de
convivência.
|
|
D
|
A
intencionalidade do que se pretende ensinar, quais conteúdos se deseja
explorar, com base no planejamento e os elementos da Proposta Pedagógica.
|
|
E
|
Deve
ser planejado de forma que aguce a dependência que a imaginação das crianças
seja direcionada e sistematizada de forma aleatória e desafiadora.
|
Questão
8/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia a citação a seguir:
“A qualidade dessa vivência social não se garante
pelo simples fato de a criança brincar. A brincadeira, tanto quanto qualquer
outra experiência social requer a mediação do adulto, que assume um papel
organizativo na trajetória de apropriações e objetivações realizadas pela
criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
ARCE, Alessandra. DUARTE, Newton (org.)
Brincadeiras de Papéis Sociais na Educação Infantil: As Contribuições de
Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Editora Xamã, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados na videoaula
da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E
ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a forma e a intensidade de apropriar-se da
brincadeira estão diretamente associadas ao meio e às relações vivenciadas pela
criança. Nesse sentido, é correto afirma que:
Assinale a alternativa correta:
A
|
A
qualidade dessa vivência social se garante pelo simples fato de a criança
brincar.
|
|
B
|
A
brincadeira não requer a mediação do adulto, que assume um papel organizativo
na trajetória de apropriações e objetivações realizadas pela criança.
|
|
C
|
É por
meio da mediação que a criança, ao brincar, integra física, emocional e
cognitivamente a complexa atividade social.
|
|
D
|
A
brincadeira é natural, pois ela se constrói no nascimento e supõe uma
aprendizagem individual. A brincadeira é inata.
|
|
E
|
A forma
e a intensidade de apropriar-se da brincadeira está diretamente associadas às
individualidades da criança.
|
Questão
9/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As formas de mediação da professora são decisivas
para garantir que as crianças realmente brinquem na escola, interajam com seus
colegas, imaginem, criem regras, utilizem brinquedos diferentes, de formas
diferentes, em ambientes que estimulem a imaginação. A aprendizagem decorrente
da brincadeira vem da experimentação que a atividade propicia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf
Considerando o texto-dado, os conteúdos abordados
na videoaula da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE
PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, é essencial o brincar, pois,
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
Nota:
10.0
A
|
a) É
elemento fundamental no binômio educar e cuidar, compreendido como forma
organizativa do trabalho pedagógico, visto que, é uma das formas principais
que a criança dispõe nesta fase de sua vida para aprender sobre os objetos
que estão a sua volta, sobre as pessoas, sobre si própria, sobre os elementos
culturais, sociais e naturais. (Alternativa correta – página 1 e 2)
|
|
B
|
É uma
atividade caracteristicamente humana, pois a criança nasce sabendo brincar,
tem como referência sua experiências uterinas, dos objetos e símbolos humanos
significados pela relação individual, sistemática e egocêntrica.
|
|
C
|
Há duas
fontes da brincadeira na criança que é a relação das brincadeiras individuais
realizadas pela criança assim vai introduzindo comportamentos lúdicos e no
egocentrismo que possibilita as descobertas das próprias crianças.
|
|
D
|
É uma
relação egocêntrica, e que deve ser realizada sem mediação com atividades
sempre livres na Educação Infantil. Não é intencional e nem organizativa do
trabalho pedagógico.
|
|
E
|
Ao
brincar, ela aprende a ser egoísta em relação as coisas e às pessoas, pois é
a partir das ações individuais realizadas que os processos internos se
estruturam.
|
Questão
10/10 - AULA 1 - PRÁTICA ALFABETIZADORA
Leia a citação a seguir:
“A brincadeira de papéis influencia decisivamente o
desenvolvimento global da criança. Ao brincar, ela aprende a ser e agir diante
das coisas e das pessoas, pois é a partir das ações práticas realizadas que os
processos internos se estruturam, orientando outras ações práticas, mais
autônomas e complexas, que enriquecerão os processos internos e assim
sucessivamente”.
Considerando o texto-dado, os conteúdos abordados
na videoaula da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE
PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a brincadeira precisa estar
presente no cotidiano das crianças, pois possibilita,
Assinale a afirmativa correta: a correta é a letra A
A À
criança a aprendizagem das regras que organizam as relações entre as pessoas do
seu grupo e o papel que cada uma desempenha. Ela lança mão de sua imaginação
através dos jogos de faz-de-conta.
B
|
Decisivamente
o desenvolvimento individual, egocêntrico e apenas da coordenação motora
final, pois não há uma relação com as outras crianças.
|
|
C
|
Uma
aprendizagem natural que contribui significativamente para a estabilização
das funções elementares, desempenhando função periférica para todo o processo
de aprendizagem da criança.
|
|
D
|
A
reprodução das relações individuais e as atividades das outras crianças num
processo de interiorização determinante de mudanças quantitativas em sua
personalidade.
|
|
E
|
A
diversão, embora seja somente essa a função do brincar na Educação Infantil,
pois atende a um dos mais fortes apelos humanos: o sentido de egocentrismo
social.
|
2 comentários:
LEGAL VISITEI SUA PAGINA. PARABENS PELA SUA FILHA
Nossa, obrigada....Você faz qual curso?
Postar um comentário