Eliane, valeu!
Questão 1/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
A prática dos brinquedos cantados pode ser desenvolvida com diferentes faixas etárias ou públicos. Por isso, é importante direcionar essas atividades de forma que proporcione aos participantes...
A
|
Misantropia e euforia.
| |
B
|
Fantasia e tristeza.
| |
C
|
Alegria e cansaço;
| |
D
|
Ludicidade e prazer;
| |
E
|
Nostalgia e incômodo;
|
Questão 2/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
De acordo com o texto base, assinale a alternativa que corresponde a classificação dos brinquedos cantados mais comum e atrativo na educação infantil:
A
|
Brinquedos de rodas;
| |
B
|
Brinquedos de jogos opostos;
| |
C
|
Brinquedos de marcha;
| |
D
|
Brinquedos de escolha de jogadores;
| |
E
|
Brinquedos de fileiras;
|
Questão 3/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a compreensão do brincar:
A
|
O brincar pode ser compreendido como produção cultural predominante imaginária, ligada a fantasia e dotada de significado.
| |
B
|
o brincar desenvolve habilidades competitivas entre as crianças situadas na busca da excelência durante a execução de atividades no dia a dia.
| |
C
|
O brincar gera um espaço para vivenciar situações de exclusão desfavorecendo o processo de aprendizagem afetiva.
| |
D
|
O brincar abrange o desenvolvimento de habilidades motoras especializadas.
| |
E
|
A prática do brincar desfavorece a construção da identidade e autonomia da criança.
|
0:04:07
Questão 4/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] a palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear, reproduzir ou renovar”. (ARRUDA e MOURA, 2007, p.18 disponível em: http://www.def.unir.br/downloads/1218_perfil_da_recreacao_escolar_e_sua_importancia_como_acao.pdf).
De acordo com o texto base, analise as proposições a seguir sobre a recreação e assinale V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas:
I. A recreação deve ser desenvolvida de forma espontânea, sem esperar resultados ou benefícios específicos. Para tanto a opção por sua prática deve ser livre, atendendo os interesses de cada indivíduo.
II. A uma prática das atividades recreativas deve levar as pessoas a “estados psicológicos positivos”, se realizando em um clima e com uma atitude predominantemente alegre e entusiasta.
III. Tem finalidade de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
IV. Deve ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal e para as relações sociais, dando lugar à liberação de tensões da vida cotidiana, resgatando os valores essenciais para a auto realização.
Assinale a alternativa correta:
A
|
V, F, V, F
| |
B
|
F, V, F, V
| |
C
|
V, V, F, V
| |
D
|
V, V, V, F
| |
E
|
F, V, V, F
|
Questão 5/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Os brinquedos cantados são caraterizados como um recurso pedagógico relevante para a educação infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os brinquedos cantados contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas das crianças.
II. A associação da música (letra) com o movimento, oportuniza a criança ao conhecimento de seu próprio corpo.
III. A Educação Infantil é uma das etapas em que a prática dos brinquedos cantados desfavorece o desenvolvimento cognitivo da criança.
IV. Os brinquedos cantados podem ser um instrumento ou recurso para o desenvolvimento da aprendizagem e da formação integral da criança.
São corretas as afirmativas:
A
|
I, II e III.
| |
B
|
II, III e IV.
| |
C
|
I, II e IV.
| |
D
|
I, III e IV.
| |
E
|
I e III.
|
Questão 6/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
. Leia o texto a seguir:
A roda cantada se caracteriza pela formação em círculo, no qual as crianças geralmente se dão as mãos, deslocando-se para uma ou outra direção, cantando, simultaneamente, uma música (a uníssona ou dialogada) que pode conduzir a uma ação coreografada (GARCIA e MARQUES, 2001, p. 13).
Analisando o texto acima e os conteúdos abordados no texto-base, numere as colunas que correspondem as classificações.
1. Quanto ao conteúdo da letra:
2. Quanto ao andamento:
3. Quanto à execução musical:
4. Quanto à estrutura:
5. Quanto à formação:
( ) Rodas lentas: “Terezinha de Jesus”.
( ) Coro: “A canoa virou”, “Escravos de Jô”.
( ) Temas de vida social: “Ciranda, cirandinha”.
( ) Roda simples: “Ainda não comprei”.
( ) Tipo aaa (em que todas as quadras são cantadas com a mesma melodia): “A moda das tais anquinhas”.
Agora, assinale a alternativa correta:
A
|
1, 3, 4, 2 e 5.
| |
B
|
2, 3, 1, 5 e 4.
| |
C
|
3, 2, 5, 4 e 1.
| |
D
|
5, 1, 4, 3 e 2.
| |
E
|
4, 3, 1, 2 e 5
|
Questão 7/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Levando em conta as definições de parlendas, analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas:
I. Pode ser definida como um conjunto de palavras de arrumação rítmica em forma de verso que rima ou não.
II. Ela distingue-se dos demais versos pela atividade que a acompanha, seja jogo, brincadeira ou movimento corporal.
III. As parlendas são brincadeiras registradas em várias partes do mundo. Em Portugal, as parlendas são chamadas de “lenga-lengas”; em inglês se diz: “folk rhymes”, em francês: “rimes populaires”; em alemão: “reimsprüchen”; em espanhol: “rimas populares”.
IV. é uma atividade física que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.
Assinale a alternativa correta:
A
|
V, F, V, F
| |
B
|
F, V, F, V
| |
C
|
F, F, V, V
| |
D
|
V, V, V, F
| |
E
|
F, V, V, F
|
Questão 8/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Visando a importância dos brinquedos cantados como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento da criança, diversas escolas e professores vem incluindo esse conteúdo em seu planejamento, principalmente na educação infantil.
Numere as colunas que correspondem as classificações dos brinquedos cantados conforme o tipo da música:
1. Brinquedos de marcha:
2. Brinquedos de palmas:
3. Brinquedos de pegar:
( ) “Pirolito que bate, bate”.
( ) “Vamos passear no bosque”.
( ) “Marcha, soldado”.
Agora, marque a sequência correta:
A
|
1, 2 e 3;
| |
B
|
2, 1 e 3;
| |
C
|
1, 3 e 2;
| |
D
|
3, 2 e 1;
| |
E
|
2, 3 e 1;
|
0:07:18
Questão 9/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
Os brinquedos cantados surgem na espontaneidade da cultura popular. Geralmente são cantigas anônimas acompanhadas de movimentos expressivos saltitantes e ou dramatizados.
Numere as colunas que correspondem as classificações dos brinquedos cantados conforme o tipo da música:
1. Brinquedos de rodas.
2. Brinquedos de grupos opostos:
3. Brinquedos de fileira.
( ) “O pobre e o rico”.
( ) “Ciranda cirandinha”.
( ) “Passarás, não passarás”.
Agora, marque a sequência correta:
A
|
1, 2 e 3;
| |
B
|
2, 1 e 3;
| |
C
|
1, 3 e 2;
| |
D
|
3, 2 e 1;
| |
E
|
2, 3 e 1;
|
Questão 10/10 - AULA 5 - BRINQUEDOS CANTADOS
A atividade de recreação permite que os participantes exteriorizem ideias, sentimentos e emoções. Dessa forma, a recreação deve...
A
|
Ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal e para as relações sociais.
| |
B
|
Atividades recreativas levam as pessoas a “estados psicológicos negativos”.
| |
C
|
A prática deve ser orientada e cobrada, atendendo os interesses de quem dirige a atividade.
| |
D
|
Ser uma atividade que o indivíduo busca como capacitação profissional.
| |
E
|
Ser desenvolvida de forma voluntária, esperando resultados ou benefícios específicos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário