sábado, 5 de novembro de 2016

03.Portfólio elemento mediador da práxis pedagógia e avaliação - Interdiciplinares III

Eliane, Valeu!!
 
Questão 1/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Leia o fragmento de texto a seguir:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 36, faz proposições para que novas estratégias de ensino possam ser utilizadas em sala de aula e uma ambiência favorável ao desenvolvimento de novas aprendizagens e habilidades deve ser proporcionada aos alunos com vistas para um ensino com o foco na aprendizagem.

Após esta avaliação, caso queira ler o artigo 36 da Lei integralmente, ele está disponível em: LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional decretada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf
Acesso em:26 setembro de 2016

Considerando o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, sobre a prática pedagógica na graduação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. ( ) Mudança epistemológica é relevante, pois amplia os paradigmas da docência universitária e a metodologia.
II. ( ) O processo formativo contempla a prática pedagógica de forma significativa para acadêmicos e docentes.
III. ( ) Estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica devem adentrar a formação pedagógica dos docentes.
IV. ( ) Na prática pedagógica do professor ensino, aprendizagem e avaliação devem ser apresentados de forma redutora.

Agora marque a sequência correta.
A
F – V – F – V
B
V – F – V – F
C
V – V – V – F
D
V – V – F – V
E
V – F – V – V



Questão 2/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Leia o excerto a seguir:

“O portfólio é um trabalho organizado pelo próprio educando, tendo o professor ao seu lado como propositor e mediador das atividades, assinalando caminhos, e não induzindo às trilhas. Assim, entende-se que este trabalho é uma metodologia de aprendizagem e um processo de avaliação construído ao longo de uma caminhada escolar.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010.

Com base no artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, sobre avaliar a aprendizagem do aluno tendo o portfólio como elemento mediador, assinale a afirmativa correta:
A
Avaliar resulta no reducionismo do processo de ensino e ampliação dos conteúdos programáticos dos cursos de licenciaturas.
B
O processo de avaliação consiste em avaliar o próprio ensino e aprendizagem oferecidos.
C
A avaliação é um termômetro para que a instituição modifique constantemente os conteúdos para que o aluno a assimile e reprodução.
D
Avaliar significa aferir e medir o desempenho dos acadêmicos em um determinado curso e disciplina.
E
O percurso de ensino e aprendizagem de um acadêmico deve ser aferido pelo sistema de avaliação da instituição.



Questão 3/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
As atividades de orientações propostas no portfólio “não devem ser confundidas com atividades impostas e padronizadas e, sim, como uma metodologia de aprendizagem e avaliação que leva o aluno, a reflexão, a autonomia, a liberdade de expressão e a criatividade.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010.

De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, sobre a avaliação do portfólio proposto nas universidades, selecione a alternativa correta.
A
O processo avaliativo do portfólio deve ser estudado, compreendido e aperfeiçoado, pois corresponde a uma ação didática.
B
A avaliação do portfólio faz parte do processo de ensino, linear e autônomo.
C
A avaliação do portfólio propicia ao docente mensurar e aferir o conhecimento do aluno.
D
A avaliação do portfólio possibilita que a instituição classifique o ensino e aprendizagem do aluno de forma reguladora.
E
A avaliação do portfólio permite que a instituição verifique a aplicabilidade das atividades sugeridas ao aluno.


Questão 4/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
O portfólio se apresenta como uma filosofia formativa, de aprendizagem e de avaliação escolar, onde o aluno é levado a ter uma visão prospectiva do seu processo de aprendizagem [...] o portfólio leva a um repensar as formas que o currículo escolar e a cultura da sala de aula estão sendo encaminhados.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010.

De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre o uso da avaliação para o portfólio.
A
A avaliação do portfólio é um instrumento para que o docente classifique e mensure o conhecimento dos alunos.
B
A avaliação do portfólio possibilita que o acadêmico amplie o conhecimento sobre a teoria.
C
A avaliação do portfólio está sobreposta à prática do acadêmico.
D
A avaliação do portfólio contempla respostas as questões propostas aos acadêmicos.
E
A avaliação do portfólio deve contribuir para que a aprendizagem se torne significativa.


Questão 5/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Organizar um portfólio é uma atividade desafiadora, pois além de possibilitar que o aluno aprenda os conteúdos de uma disciplina há uma proposta diferenciada de trabalho, pesquisa, investigação e uma perspectiva interdisciplinar.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.9.


De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre a aplicabilidade do portfólio no ensino superior.
A
A aplicabilidade do portfólio contempla a ação direta do docente no processo de avaliação.
B
A aplicabilidade do portfólio está inserida no desenvolvimento das atividades teórica para a aferição do conhecimento do aluno.
C
A aplicabilidade do portfólio pressupõe a teoria para assimilação e reprodução do conhecimento.
D
A aplicabilidade do portfólio ressalta o trabalho pedagógico de forma processual com vistas para a aprendizagem relacional e significativa.
E
A aplicabilidade do portfólio acontece nas instituições de ensino superior para cumprimento de normas e resoluções.

Questão 6/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Elaborar um portfólio possibilita aos alunos vivenciar um processo de ação – reflexão, além de lhes propiciar novos entendimentos sobre o processo de ensino- aprendizagem e avaliação, numa concepção de ensino formadora, dialógica e interacionista, em substituição de uma prática de ensino viciosa revestida de medo, individualismo e competição.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.10.

De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre os propósitos de aplicação do portfólio.
A
O portfólio possibilita que o aluno se aproprie de um conhecimento teórico elaborado e sua avaliação.
B
O portfólio apresenta atividades lúdicas e teóricas para a descrição das atividades apresentadas aos estudantes.
C
O portfólio totaliza ações expressivas do curso e teorias elaboradas como registro avaliativo do professor.
D
O portfólio considera que a autoavaliação e os diferentes formatos ou modalidades possam ser explorados e organizados junto aos estudantes.
E
O portfólio caracteriza a teoria em detrimento a prática social do aluno.

Questão 7/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
O portfólio é uma metodologia de aprendizagem e avaliação construída ao longo de uma caminhada escolar. A elaboração de um portfólio abre espaços para uma perspectiva de construções, onde o aluno poderá organizar esse material de diferentes maneiras.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.


De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre o portfólio atrelado às práticas avaliativas.
A
As práticas avaliativas se distanciam das atividades do portfólio.
B
As práticas avaliativas acontecem para que o professor possa medir o conhecimento do aluno durante a elaboração do portfólio.
C
As práticas avaliativas são percursos teóricos que antecedem à elaboração do portfólio.
D
As práticas avaliativas possibilitam que o docente perceba as ações pedagógicas para mudanças significativas.
E
As práticas avaliativas contextualizam o portfólio para a sistematização e reprodução do conhecimento científico.

Questão 8/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Á medida que os alunos vão elaborando os portfólios, há os entendimentos que sua organização não é uma atividade realizada, simplesmente, para se cumprir uma tarefa escolar, mas, um convite ao trabalho de pesquisa, de investigação, de avaliação e de auto-avaliação.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.02.


De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre qual forma de avaliar o portfólio o professor deve considerar.
A
O professor deve considerar a avaliação processual e reprodutora do conhecimento.
B
O professor deve considerar a avaliação formativa e contínua.
C
O professor deve considerar a avaliação na etapa final do portfólio.
D
O professor deve considerar a avaliação como recurso neutro do processo de ensino-aprendizagem.
E
O professor deve considerar a avaliação distante das tendências pedagógicas da escola.

Questão 9/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Inúmeras habilidades são desenvolvidas ou potencializadas nos alunos no decorrer da construção dos portfólios, porém, faz-se necessário o entendimento por parte dos professores que sua presença, orientação e incentivos são elementos imprescindíveis.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.03.

De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre o significado do portfólio na educação.
A
Portfólio é uma avaliação sobre os conteúdos estudados pelo aluno ao longo de um bimestre.
B
Portfólio é uma atividade que contempla a resolução de exercícios sobre um determinado conteúdo.
C
Portfólio é um conjunto de questionários com perguntas abertas e fechadas respondidas pelo aluno sobre inúmeros conteúdos.
D
Portfólio é a reunião de atividades que o aluno realiza ao longo de todo o curso de graduação.
E
Portfólio é o agrupamento de trabalhos elaborados por técnicas e temas diferentes produzido pelo aluno durante um determinado período.

Questão 10/10 - AULA 3 - PORTFOLIO: ELEMENTO MEDIADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO.
Portanto, o portfólio se apresenta como uma filosofia formativa, de aprendizagem e de avaliação escolar, onde o aluno é levado a ter uma visão prospectiva do seu processo de aprendizagem [...] complementa que o portfólio leva a um repensar as formas que o currículo escolar e a cultura da sala de aula estão sendo encaminhados.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL Márcia Regina. et al. Portfólios: uma opção metodológica para o ensino de ciências. VII Enpec. Florianópolis: ABRAPEC, 2009, p.02. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1241.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2010, p.


De acordo com o artigo “O portfólio na prática pedagógica universitária: reflexões de um grupo de doutorandos em educação”, assinale a alternativa correta sobre qual aprendizagem pode ser desenvolvida pelo aluno por meio do portfólio.
A
Aprendizagem sistemática.
B
Aprendizagem de valor quantitativo.
C
Aprendizagem processual.
D
Aprendizagem significativa.
E
Aprendizagem intuitiva.

Nenhum comentário: