segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

AVALIAÇÃO DE INTERDICISPLINARIDADE III



Questão 3/10 - AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
O professor precisa estar preparado, também, para os momentos em que o seu planejamento necessite ser modificado sem que com isso ele perca a sua essência. Observando também que planejar não significa alienar-se da realidade dando assim autonomia para que o mesmo adapte o seu planejamento a cada realidade de sala de aula.
Caso, após a realização da avaliação, queira ler o texto na íntegra acesse: www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/04/Arquivos04/05.pdf
Para que a afirmativa citada acima aconteça de fato, cabe ao professor:
I. Compreender que o planejamento é uma prática que procura ajudar a sanar problemas de organização de conteúdos.
II. Entender que planejamento por si próprio, não é a solução absoluta de todos os problemas que surgirão quanto à organização metodológica.
III. Ter em vista que o planejamento é somente um passo de uma longa caminhada no processo de ensino aprendizagem.
IV. Entender que o planejamento é de responsabilidade do pedagogo da escola o qual considera as mudanças nele como inapropriadas.
Está correto o que se afirma nas proposições:
A
I e II
B
II, III e IV
C
I, II e IV
D
I, II e III
E
III e IV


Questão 7/10 - AULA 9 - RELIGIÃO E CULTURA
O grande nome do paradigma pluralista é o teólogo britânico John Hich. No ano de 1973, o inclusivismo estava nos seus anos iniciais e Hick lança o livro God and the Universe of Faiths. Essays in the Philosophy e propõe uma “revolução copernicana” bem como um “novo mapa” do universo da fé.
(Do autor)
Conforme conteúdo apresentado no texto base, assinale a alternativa que indica corretamente o paradigma pluralista: CORRETA LETRA D
A
Cada religião tem um salvador
B
Apenas Jesus Cristo salva
C
Não existe salvação fora da Igreja
D
Não existe uma única religião correta.
E
Todas as religiões são iguais.






Questão 9/10 - AULA 6 - OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Veja o texto a seguir:
Descrição: http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9ne/fcyi4V9UXKCwGF1+TLrWWmt9Kplzbrtr8BcfsK+P1TMYfUVTpw7WOPYHvyAi14T2vGpgt3sDHJm3yHSmmTUAzaVCrnsDU/7bajxEDyo6

Fonte: http://www.comofazer.email/2015/10/Como-enviar-um-email-no-Gmail-passo-a-passo-para-mandar-email.html

Considerando o texto acima e o texto “Introdução aos parâmetros curriculares nacionais” no que diz respeito à área de língua portuguesa, o que é correto afirmar?

Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. CORRETA LETRA A
A
A escolha do gênero e-mail em uma aula de língua portuguesa deve-se ao fato de que é necessário escolher gêneros que considerem a diversidade de textos que circulam socialmente. 
B
O gênero e-mail deve ser evitado em muitos casos, pois é restrito ao público adolescente, não pode trabalhado, por exemplo, na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
C
O gênero e-mail deve ser trabalhado, pois, devido ao fato do ensino de língua portuguesa desconsiderar os gêneros orais, sobram poucos gêneros escritos para serem trabalhados.
D
É importante ter o cuidado de trabalhar o gênero de forma que não haja discussão sobre temas polêmicos, desvirtuando assim, a proposta do ensino fundamental.
E
No trabalho com o gênero e-mail deve-se desconsiderar os fenômenos da linguagem, considerando, preferencialmente, a estrutura do gênero.

Questão 10/10 - AULA 8 - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS APLICABILIDADES
Leia o excerto do texto a seguir:
“Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação sobre as Dificuldades de Aprendizagem. Ao refletir sobre esses temas deve-se considerar o contexto cultural, a diversidade e as peculiaridades apresentadas, que são características inatas do ser humano. Nessa perspectiva, dependendo do contexto, pode ser viável destacar que os estudantes aprendem de modos diferentes, cada um da sua própria maneira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200009
De acordo com Gardner, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, destaca as várias Inteligências das crianças, particularmente daquelas que no contexto escolar podem ser consideradas como incapazes de aprender. Segundo o autor:
1 Todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes;
2 As Inteligências são aperfeiçoadas, ou não, dependendo dos estímulos que as crianças recebem, e do ambiente cultural que as cercam.
3 A escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais coletivos e não individuais. COMENTÁRIO: a escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais.
4 A escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais, permitindo e favorecendo situações de aprendizagem que contemplem a pluralidade de manifestação e expressão do intelecto.

Agora, selecione a alternativa correta: CORRETA LETRA A
A
1, 2, 4.
B
1, 2, 3, 4.
C
3
D
2, 4.

Nenhum comentário: