Questão
3/10 - AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
O professor precisa estar preparado, também, para
os momentos em que o seu planejamento necessite ser modificado sem que com isso
ele perca a sua essência. Observando também que planejar não significa alienar-se
da realidade dando assim autonomia para que o mesmo adapte o seu planejamento a
cada realidade de sala de aula.
Caso, após a realização da avaliação, queira ler o
texto na íntegra acesse:
www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/04/Arquivos04/05.pdf
Para que a afirmativa citada acima aconteça de
fato, cabe ao professor:
I. Compreender que o planejamento é uma prática que
procura ajudar a sanar problemas de organização de conteúdos.
II. Entender que planejamento por si próprio, não é
a solução absoluta de todos os problemas que surgirão quanto à organização
metodológica.
III. Ter em vista que o planejamento é somente um
passo de uma longa caminhada no processo de ensino aprendizagem.
IV. Entender que o planejamento é de
responsabilidade do pedagogo da escola o qual considera as mudanças nele como
inapropriadas.
Está correto o que se afirma nas proposições:
A
|
I e II
|
|
B
|
II, III
e IV
|
|
C
|
I, II e
IV
|
|
D
|
I, II e
III
|
|
E
|
III e
IV
|
Questão
7/10 - AULA 9 - RELIGIÃO E CULTURA
O grande nome do paradigma pluralista é o teólogo
britânico John Hich. No ano de 1973, o inclusivismo estava nos seus anos
iniciais e Hick lança o livro God and the Universe of Faiths. Essays in the
Philosophy e propõe uma “revolução copernicana” bem como um “novo mapa” do
universo da fé.
(Do autor)
Conforme conteúdo apresentado no texto base,
assinale a alternativa que indica corretamente o paradigma pluralista: CORRETA LETRA D
A
|
Cada
religião tem um salvador
|
||
B
|
Apenas
Jesus Cristo salva
|
||
C
|
Não
existe salvação fora da Igreja
|
||
D
|
Não
existe uma única religião correta.
|
||
E
|
Todas
as religiões são iguais.
|
||
Questão
9/10 - AULA 6 - OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Veja o
texto a seguir:
Fonte: http://www.comofazer.email/2015/10/Como-enviar-um-email-no-Gmail-passo-a-passo-para-mandar-email.html
Considerando o texto acima e o texto “Introdução aos parâmetros curriculares nacionais” no que diz respeito à área de língua portuguesa, o que é correto afirmar?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. CORRETA LETRA A
A
|
A escolha do gênero e-mail em uma aula de língua
portuguesa deve-se ao fato de que é necessário escolher gêneros que
considerem a diversidade de textos que circulam socialmente.
|
|
B
|
O
gênero e-mail deve ser evitado em muitos casos, pois é restrito ao público
adolescente, não pode trabalhado, por exemplo, na Educação de Jovens e Adultos
– EJA.
|
|
C
|
O
gênero e-mail deve ser trabalhado, pois, devido ao fato do ensino de língua
portuguesa desconsiderar os gêneros orais, sobram poucos gêneros escritos
para serem trabalhados.
|
|
D
|
É
importante ter o cuidado de trabalhar o gênero de forma que não haja
discussão sobre temas polêmicos, desvirtuando assim, a proposta do ensino
fundamental.
|
|
E
|
No
trabalho com o gênero e-mail deve-se desconsiderar os fenômenos da linguagem,
considerando, preferencialmente, a estrutura do gênero.
|
Questão
10/10 - AULA 8 - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS APLICABILIDADES
Leia o excerto do texto a seguir:
“Ao considerar que a aprendizagem sofre a
influência de inúmeras variáveis, torna-se ainda mais complexo o campo de
investigação sobre as Dificuldades de Aprendizagem. Ao refletir sobre esses
temas deve-se considerar o contexto cultural, a diversidade e as peculiaridades
apresentadas, que são características inatas do ser humano. Nessa perspectiva,
dependendo do contexto, pode ser viável destacar que os estudantes aprendem de
modos diferentes, cada um da sua própria maneira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000200009
De acordo com Gardner, em sua Teoria das
Inteligências Múltiplas, destaca as várias Inteligências das crianças,
particularmente daquelas que no contexto escolar podem ser consideradas como
incapazes de aprender. Segundo o autor:
1 Todos os indivíduos são inteligentes, mas de
maneiras diferentes;
2 As Inteligências são aperfeiçoadas, ou não,
dependendo dos estímulos que as crianças recebem, e do ambiente cultural que as
cercam.
3 A escola deveria oferecer uma formação que
possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais coletivos e não individuais.
COMENTÁRIO: a escola deveria oferecer uma formação que possibilitasse o
desenvolvimento dos potenciais individuais.
4 A escola deveria oferecer uma formação que
possibilitasse o desenvolvimento dos potenciais individuais, permitindo e
favorecendo situações de aprendizagem que contemplem a pluralidade de
manifestação e expressão do intelecto.
Agora, selecione a alternativa correta: CORRETA LETRA A
Agora, selecione a alternativa correta: CORRETA LETRA A
A
|
1, 2,
4.
|
|
B
|
1, 2,
3, 4.
|
|
C
|
3
|
|
D
|
2, 4.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário