Questão
2/10 - AULA 6 - OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Considerando o texto, que é uma charge, e a partir do que nos traz a “Introdução aos Parâmetros Curriculares” o que é correto afirmar? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) O texto acima, a charge, a uma discussão de relevância social que deve ser restrita às áreas de Sociologia e Filosofia.
( ) Em todas as áreas do conhecimento deve-se eleger conteúdos que tenham relevância social e que sejam potencialmente significativos para o desenvolvimento de capacidades.
( ) Essa charge, por exemplo, contempla o item “contribuem para a construção de instrumentos de compreensão e intervenção na realidade em que vivem os alunos.”
( ) A escolha do gênero é dependente de qual disciplina será trabalhada, a charge não é um gênero adequado para algumas disciplinas, por exemplo.
Agora, marque a sequência correta:
A
|
V – F –
V – F
|
|
B
|
F – V –
F – F
|
|
C
|
V – V –
F – V
|
|
D
|
F – V –
V – F
|
|
E
|
F – F –
V - V
|
Questão
3/10 - AULA 9 - RELIGIÃO E CULTURA
Leia atentamente o texto a seguir:
“O antropólogo americano Clifford Geertz sintetiza
do seguinte modo a vasta pesquisa de Clyde Kluckhohn sobre o conceito de
cultura, realizada mediante 126 diferentes definições: cultura é o modo de vida
global de um povo; o legado social que o indivíduo adquire de seu grupo; uma
forma de pensar, sentir e acreditar; uma abstração do comportamento”
(Do autor)
Conforme conteúdo apresentado na aula e no texto
base, assinale a alternativa que indica corretamente de que maneira o
antropólogo Clifford GEERTZ entende as culturas:
A
|
Como
sistemas simbólicos.
|
|
B
|
Maneira
unilateral de pensar.
|
|
C
|
Produção
única do saber.
|
|
D
|
Hegemonia
nas relações.
|
|
E
|
Homogênea
e singular
|
Questão
5/10 - AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
O planejamento “é um instrumento direcional de todo
o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências,
indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios
necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da
educação”. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40)
Caso, após a realização da avaliação, queira ler o
texto na íntegra acesse:
nead.uesc.br/arquivos/Fisica/instrumentacao/artigo.pdf
Sobre o planejamento é correto o que está exposto
nas afirmativas:
I. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento,
seguindo roteiro e métodos determinados.
II. O planejamento enquanto
construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica
para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional.
III. Planejamento é algo restrito que pode ser
compreendido de uma única forma.
IV. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à
tona, fazer acontecer, concretizar.
Assinale a alternativa correta:
A
|
I, II e
III
|
|
B
|
II e IV
|
|
C
|
I, II e
IV
|
|
D
|
I e III
|
|
E
|
II e
III
|
Questão
9/10 - AULA 8 - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS APLICABILIDADES
Leia o texto a seguir
“Da mesma forma que existem numerosas maneiras de
expressar-se, provavelmente há ainda mais maneiras de adquirir conhecimento e
entender o universo. Indivíduos são capazes, segundo Gardner, de entender e
dominar as áreas mais profundas do conhecimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Quais os benefícios das inteligências múltiplas na
escola?
I - Você passa a considerar o conceito de
habilidade intelectual como algo mais amplo. Desenhar, compor ou ouvir música,
assistir a uma apresentação — atividades assim podem ser vitais para o
aprendizado; tão importantes quanto escrever ou calcular. Estudos mostram que
muitos alunos que costumam ir mal em testes tradicionais passam a aprender
rapidamente quando atividades artísticas, atléticas ou musicais são
incorporadas a sua rotina.
II -Você vai oportunizar um aprendizado autêntico,
baseado nas necessidades, interesses e talentos de seus alunos. Uma sala de
aula de múltiplas inteligências funciona como no mundo real: o autor e o
ilustrador de um livro são valorizados da mesma forma. Os alunos tornam-se mais
ativos e envolvidos.
III - O envolvimento dos pais e da comunidade em
geral com a escola aumentará. Isso acontece, pois, os alunos terão a
oportunidade de mostrar o próprio trabalho através de painéis e audiências.
Essas atividades envolvendo o aprendizado traz os membros da comunidade para
dentro do processo.
IV - Os alunos poderão demonstrar e compartilhar as
habilidades que dominam melhor, aumentando, além de tudo, sua autoestima.
Desenvolver seus pontos fortes costuma dar ao aluno a motivação para, um dia,
tornar-se um especialista na área.
V - Quando você está ensinando para o entendimento,
e não para as notas, seus alunos acumulam experiências educacionais positivas e
a capacidade de criar soluções para problemas do dia-a-dia.
Assinale a alternativa correta.
A
|
I, III,
IV
|
|
B
|
I, II,
III
|
|
C
|
I,
III, V
|
|
D
|
II,
III, IV
|
|
E
|
I, II,
III, IV, V
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário