segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

INTERDICIPLINARIDADE III - AVALIAÇÃO



Questão 2/10 - AULA 6 - OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Veja o texto a seguir:
Descrição: http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9nPz07tahIwypivMHjY/nPBZpmwl6Rh9gkTtvrsW3mpvKqPNdQ3VODERfgihn9NPikQa34ns6POxKj6nc+mQNYism71qiPSJwzGqQ4FFcfwh

Considerando o texto, que é uma charge, e a partir do que nos traz a “Introdução aos Parâmetros Curriculares” o que é correto afirmar? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) O texto acima, a charge, a uma discussão de relevância social que deve ser restrita às áreas de Sociologia e Filosofia.
( ) Em todas as áreas do conhecimento deve-se eleger conteúdos que tenham relevância social e que sejam potencialmente significativos para o desenvolvimento de capacidades.
( ) Essa charge, por exemplo, contempla o item “contribuem para a construção de instrumentos de compreensão e intervenção na realidade em que vivem os alunos.”
( ) A escolha do gênero é dependente de qual disciplina será trabalhada, a charge não é um gênero adequado para algumas disciplinas, por exemplo.

Agora, marque a sequência correta:
A
V – F – V – F
B
F – V – F – F
C
V – V – F – V
D
F – V – V – F
E
F – F – V - V

Questão 3/10 - AULA 9 - RELIGIÃO E CULTURA
Leia atentamente o texto a seguir:
“O antropólogo americano Clifford Geertz sintetiza do seguinte modo a vasta pesquisa de Clyde Kluckhohn sobre o conceito de cultura, realizada mediante 126 diferentes definições: cultura é o modo de vida global de um povo; o legado social que o indivíduo adquire de seu grupo; uma forma de pensar, sentir e acreditar; uma abstração do comportamento”
(Do autor)
Conforme conteúdo apresentado na aula e no texto base, assinale a alternativa que indica corretamente de que maneira o antropólogo Clifford GEERTZ entende as culturas:
A
Como sistemas simbólicos.
B
Maneira unilateral de pensar.
C
Produção única do saber.
D
Hegemonia nas relações.
E
Homogênea e singular

Questão 5/10 - AULA 7 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
O planejamento “é um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação”. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40)
Caso, após a realização da avaliação, queira ler o texto na íntegra acesse:
nead.uesc.br/arquivos/Fisica/instrumentacao/artigo.pdf
Sobre o planejamento é correto o que está exposto nas afirmativas:
I. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, seguindo roteiro e métodos determinados.
II. O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional.
III. Planejamento é algo restrito que pode ser compreendido de uma única forma.
IV. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar.
Assinale a alternativa correta:
A
I, II e III
B
II e IV
C
I, II e IV
D
I e III
E
II e III
Questão 9/10 - AULA 8 - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS APLICABILIDADES
Leia o texto a seguir
“Da mesma forma que existem numerosas maneiras de expressar-se, provavelmente há ainda mais maneiras de adquirir conhecimento e entender o universo. Indivíduos são capazes, segundo Gardner, de entender e dominar as áreas mais profundas do conhecimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Quais os benefícios das inteligências múltiplas na escola?
I - Você passa a considerar o conceito de habilidade intelectual como algo mais amplo. Desenhar, compor ou ouvir música, assistir a uma apresentação — atividades assim podem ser vitais para o aprendizado; tão importantes quanto escrever ou calcular. Estudos mostram que muitos alunos que costumam ir mal em testes tradicionais passam a aprender rapidamente quando atividades artísticas, atléticas ou musicais são incorporadas a sua rotina.
II -Você vai oportunizar um aprendizado autêntico, baseado nas necessidades, interesses e talentos de seus alunos. Uma sala de aula de múltiplas inteligências funciona como no mundo real: o autor e o ilustrador de um livro são valorizados da mesma forma. Os alunos tornam-se mais ativos e envolvidos.
III - O envolvimento dos pais e da comunidade em geral com a escola aumentará. Isso acontece, pois, os alunos terão a oportunidade de mostrar o próprio trabalho através de painéis e audiências. Essas atividades envolvendo o aprendizado traz os membros da comunidade para dentro do processo.
IV - Os alunos poderão demonstrar e compartilhar as habilidades que dominam melhor, aumentando, além de tudo, sua autoestima. Desenvolver seus pontos fortes costuma dar ao aluno a motivação para, um dia, tornar-se um especialista na área.
V - Quando você está ensinando para o entendimento, e não para as notas, seus alunos acumulam experiências educacionais positivas e a capacidade de criar soluções para problemas do dia-a-dia.
Assinale a alternativa correta.
A
I, III, IV
B
I, II, III
C
I,  III, V
D
II, III, IV
E
I, II, III, IV, V

Nenhum comentário: