Todas Certas...tirei 100.....
Questão
1/5 - Metodologia da Pesquisa
“No caso
específico da utilização de entrevistas individuais no campo das ciências
sociais, devemos também considerar que a apreensão de qualquer tema, por parte
do entrevistado, representa uma expressão individual, que está fortemente
amalgamada a determinadas categorias sociais; logo, podemos apreendê-lo (o
entrevistado) como um canal possível no acesso a determinados elementos e
processos do mundo social” Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em
profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et.
al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 55-56.
Sobre a
questão da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e depois
marque a sequência correta:
I –
A entrevista em profundidade, procura ir além do esquema pergunta-resposta,
incentivando o entrevistado a formular questões com base suas próprias
categorias de pertencimento social, visões de mundo e opiniões.
II – A
entrevista em profundidade não foge do padrão pergunta-resposta. Essa
classificação diz respeito ao questionário que traz questionamentos de assuntos
que se repetem entre os entrevistados (como renda, faixa etária, etc.). Esse
tipo de entrevista é comum, quando o entrevistado é um famoso acadêmico, por
exemplo.
III – Uma
das críticas que se faz ao modelo estruturado de entrevista, que é o oposto de
entrevista em profundidade, é que o entrevistado fica preso as categorias
iniciais propostas pelo pesquisador. Ou seja, fica limitado às alternativas que
são apresentadas em cada pergunta.
|
A
|
Apenas
a assertiva II está correta
|
|
B
|
Apenas
a assertiva I está correta
|
|
C
|
Apenas
as assertivas I e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas I e II estão corretas
|
Questão
2/5 - Análise de Conjuntura
“A
abordagem de levantamento é o método mais comum de coleta de dados primários em
pesquisa de marketing. Agora que conhecemos o conceito desse método, passaremos
à explicação de como ele se classifica”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p. 111, adaptado.
Com base
a contextualização acima, e nos conteúdos da disciplina, examine as assertivas
abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente tipos de métodos de
levantamento de dados.
|
A
|
Telefônicos,
pessoais, postal e eletrônicos
|
|
B
|
Histórico,
geográfico e filosófico
|
|
C
|
Clássico,
moderno e contemporâneo
|
|
D
|
Levantamento
de campo e entrevista em profundidade
|
|
E
|
Teórico,
empírico e metafísico
|
Questão
3/5 - Análise de Conjuntura
“Agora
veremos mais detalhadamente o levantamento dos dados quantitativos, que podem
ser obtidos por meio de pesquisas descritivas ou causais”. Fonte: MADY,
E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p.
109.
Com
base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas
abaixo, e marque aquela que faz a análise correta.
I – A entrevista feita no
levantamento de campo não tem perguntas e categorias de respostas
pré-determinadas. Ela é uma conversa com o entrevistado, e as perguntas devem
ser elaboras no decorrer da entrevista. O importante é estimular o entrevistado
a falar e aprofundar os assuntos debatidos
II
– O levantamento de campo trabalha com fontes históricas e estatísticas já
elaboradas por órgãos oficiais. Mais importante que aplicar um survey ou
enquete, são os documentos históricos e do presente que trazem números que não
são coletados através das respostas de entrevistados.
III
– Também conhecido como survey ou enquete, o levantamento de campo é
utilizado para coletar uma grande variedade de informações. Esse método,
utilizado para a obtenção de informações, baseia-se em questionar os
participantes sobre comportamentos, intenções, atitudes, percepções,
motivações, características demográficas e estilo de vida.
IV
– O questionário é estruturado visando certa padronização no processo de coleta
de dados, portanto, as perguntas e as categorias de respostas são
predeterminadas.
|
A
|
Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
|
|
B
|
Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
|
|
C
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
|
Questão
4/5 - Análise de Conjuntura
“A
pesquisa de mercado pode utilizar dados secundários e primários, sendo
aconselhável que o pesquisador primeiramente busque os dados secundários e,
depois, os dados primários, lembrando, porém que ambos têm vantagens e
desvantagens em sua utilização”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de
Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p. 108 – 109.
Com base
a contextualização acima, e nos conteúdos da disciplina, examine o texto abaixo
com atenção, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas
abaixo.
A
pesquisa descritiva busca descrever geralmente características ou funções de
mercado. Há dois tipos de pesquisa descritiva: (_____________) e
(_______________).
|
A
|
(empírica)
e (teórica)
|
|
B
|
(dinâmica)
e (estática)
|
|
C
|
(natural)
e (humana)
|
|
D
|
(levantamento
de campo) e (observação)
|
|
E
|
(ortodoxa)
e (heterodoxa)
|
uestão
5/5 - Metodologia da Pesquisa
“Estudantes
e pesquisadores de ciências sociais contam com diversas ferramentas de
pesquisa, entre os quais o questionário é uma das mais utilizadas. Sua
popularidade ocorre porque essa técnica é relativamente de fácil aplicação” Fonte:
WEISHEIMER, N. O questionário na pesquisa social. In. PREMEBIDA, A. et. al.
Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, p. 41.
Sobre a
questão da classificação dos questionários, leia as afirmações abaixo e depois
marque a sequência correta:
I –
O questionário fechado contém perguntas com categorias de resposta previamente
estabelecidas. Aqueles com perguntas abertas, contém questões sem resposta
prévia. O questionário misto, articula os dois tipos de perguntas.
II – Os
questionários podem ser três tipos de acordo com as perguntas. Assim, nós temos
o questionário com perguntas fechadas, aqueles com perguntas abertas e os
mistos, com perguntas abertas e fechadas.
III – O
questionário que contém apenas questões fechadas é criticado pela morosidade na
sua aplicação. Isso se dever ao fato do entrevistador registrar a resposta com
frases, orações e até mesmo parágrafos.
|
A
|
Apenas
a assertiva III está correta
|
|
B
|
Apenas
a assertiva I está correta
|
|
C
|
Apenas
a assertiva II está correta
|
|
D
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas I e II estão corretas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário