terça-feira, 14 de novembro de 2017

APOL RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Metodologia de Pesquisa e Analise Conjuntura



Todas Certas...tirei 100.....
Questão 1/5 - Metodologia da Pesquisa
“No caso específico da utilização de entrevistas individuais no campo das ciências sociais, devemos também considerar que a apreensão de qualquer tema, por parte do entrevistado, representa uma expressão individual, que está fortemente amalgamada a determinadas categorias sociais; logo, podemos apreendê-lo (o entrevistado) como um canal possível no acesso a determinados elementos e processos do mundo social”  Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 55-56.

Sobre a questão da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:
 I – A entrevista em profundidade, procura ir além do esquema pergunta-resposta, incentivando o entrevistado a formular questões com base suas próprias categorias de pertencimento social, visões de mundo e opiniões. 
II – A entrevista em profundidade não foge do padrão pergunta-resposta. Essa classificação diz respeito ao questionário que traz questionamentos de assuntos que se repetem entre os entrevistados (como renda, faixa etária, etc.). Esse tipo de entrevista é comum, quando o entrevistado é um famoso acadêmico, por exemplo.
III – Uma das críticas que se faz ao modelo estruturado de entrevista, que é o oposto de entrevista em profundidade, é que o entrevistado fica preso as categorias iniciais propostas pelo pesquisador. Ou seja, fica limitado às alternativas que são apresentadas em cada pergunta.
A
Apenas a assertiva II está correta
B
Apenas a assertiva I está correta
C
Apenas as assertivas I e III estão corretas
D
Apenas as assertivas II e III estão corretas
E
Apenas as assertivas I e II estão corretas

Questão 2/5 - Análise de Conjuntura
“A abordagem de levantamento é o método mais comum de coleta de dados primários em pesquisa de marketing. Agora que conhecemos o conceito desse método, passaremos à explicação de como ele se classifica”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p. 111, adaptado.
Com base a contextualização acima, e nos conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente tipos de métodos de levantamento de dados.
A
Telefônicos, pessoais, postal e eletrônicos
B
Histórico, geográfico e filosófico
C
Clássico, moderno e contemporâneo
D
Levantamento de campo e entrevista em profundidade
E
Teórico, empírico e metafísico

Questão 3/5 - Análise de Conjuntura
“Agora veremos mais detalhadamente o levantamento dos dados quantitativos, que podem ser obtidos por meio de pesquisas descritivas ou causais”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p. 109.
 Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela que faz a análise correta.
 I – A entrevista feita no levantamento de campo não tem perguntas e categorias de respostas pré-determinadas. Ela é uma conversa com o entrevistado, e as perguntas devem ser elaboras no decorrer da entrevista. O importante é estimular o entrevistado a falar e aprofundar os assuntos debatidos
 II – O levantamento de campo trabalha com fontes históricas e estatísticas já elaboradas por órgãos oficiais. Mais importante que aplicar um survey ou enquete, são os documentos históricos e do presente que trazem números que não são coletados através das respostas de entrevistados.
 III – Também conhecido como survey ou enquete, o levantamento de campo é utilizado para coletar uma grande variedade de informações. Esse método, utilizado para a obtenção de informações, baseia-se em questionar os participantes sobre comportamentos, intenções, atitudes, percepções, motivações, características demográficas e estilo de vida.
 IV – O questionário é estruturado visando certa padronização no processo de coleta de dados, portanto, as perguntas e as categorias de respostas são predeterminadas.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Questão 4/5 - Análise de Conjuntura
“A pesquisa de mercado pode utilizar dados secundários e primários, sendo aconselhável que o pesquisador primeiramente busque os dados secundários e, depois, os dados primários, lembrando, porém que ambos têm vantagens e desvantagens em sua utilização”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 3, p. 108 – 109.
Com base a contextualização acima, e nos conteúdos da disciplina, examine o texto abaixo com atenção, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.
A pesquisa descritiva busca descrever geralmente características ou funções de mercado. Há dois tipos de pesquisa descritiva: (_____________) e (_______________).
A
(empírica) e (teórica)
B
(dinâmica) e (estática)
C
(natural) e (humana)
D
(levantamento de campo) e (observação)
E
(ortodoxa) e (heterodoxa)

uestão 5/5 - Metodologia da Pesquisa
“Estudantes e pesquisadores de ciências sociais contam com diversas ferramentas de pesquisa, entre os quais o questionário é uma das mais utilizadas. Sua popularidade ocorre porque essa técnica é relativamente de fácil aplicação” Fonte: WEISHEIMER, N. O questionário na pesquisa social. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 3, p. 41.
Sobre a questão da classificação dos questionários, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:
 I – O questionário fechado contém perguntas com categorias de resposta previamente estabelecidas. Aqueles com perguntas abertas, contém questões sem resposta prévia. O questionário misto, articula os dois tipos de perguntas.
II – Os questionários podem ser três tipos de acordo com as perguntas. Assim, nós temos o questionário com perguntas fechadas, aqueles com perguntas abertas e os mistos, com perguntas abertas e fechadas.
III – O questionário que contém apenas questões fechadas é criticado pela morosidade na sua aplicação. Isso se dever ao fato do entrevistador registrar a resposta com frases, orações e até mesmo parágrafos.
A
Apenas a assertiva III está correta
B
Apenas a assertiva I está correta
C
Apenas a assertiva II está correta
D
Apenas as assertivas II e III estão corretas
E
Apenas as assertivas I e II estão corretas

Nenhum comentário: