Questão
1/5 - Metodologia da Pesquisa
“A
observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois
apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas,
como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A
observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo
construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e
relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados”. Fonte:
MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto
como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba:
Intersaberes, 2013, p. 67.
Sobre a
observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois
marque a alternativa que faz uma análise correta:
I –
Na observação simples o pesquisador está livre para interpretar os resultados
da observação de acordo com suas crenças e valores. Na observação simples, não
existe a necessidade de separação entre pesquisador e objeto.
II
– Na observação simples, são coletados dados, fatos são anotados, e as
informações são coletadas sem um planejamento prévio. É isso diferencia a
observação simples dos outros tipos de observação.
III
– Na observação simples o pesquisador deve levar em conta o distanciamento por
parte do observador do seu objeto de estudo, visto que o estabelecimento de
qualquer tipo de laço afetivo pode vir a comprometer o trabalho em si.
A
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Apenas
a assertiva I está correta
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B
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Apenas
a assertiva III está correta
|
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
a assertiva II está correta
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E
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Apenas
assertivas I e II estão corretas
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Questão
2/5 - Análise de Conjuntura
“É
importante observar que uma grande quantidade de pesquisas de mercado é
realizada para que as empresas compreendam e influenciem o comportamento do
cliente”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014,
Intersaberes, capítulo 4, p. 153
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – As atitudes dos consumidores
não ajudam as empresas a prever os comportamentos de compra. É necessária uma
análise mais profunda, ou seja, um estudo do comportamento.
II
– Os pesquisadores defendem que as atitudes são uma parte incompreensível do
comportamento humano, sendo, portanto impossível examiná-las na atividade de
pesquisa.
III
– As empresas querem conhecer o comportamento do cliente, porém, para tanto,
costumam utilizar com mais frequência a mensuração de atitudes que a de
comportamento.
IV
– Os pesquisadores defendem que as atitudes são antecessoras do comportamento,
sendo mais fácil perguntar sobre atitudes que observar e interpretar o
comportamento real das pessoas.
A
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Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
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B
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Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
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C
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
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|
E
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Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
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Questão
3/5 - Metodologia da Pesquisa
“O
observador sabe o que procura e o que carece de importância em determinada
situação: deve ser objetivo, reconhecer os possíveis erros e eliminar suas influências
sobre o que vê e recolhe” Fonte: (LAKATOS; MARCONI, 1985, p. 171)
Sobre a
observação sistemática na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois
marque a alternativa que faz a análise correta:
I –
A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado. O pesquisador
elabora previamente um material para a organização e registro dos dados, com os
tópicos e as categorias a serem analisadas de acordo com a situação
apresentada.
II
– Na observação sistemática existe maior objetividade do pesquisador. Ele
estabelece claramente qual o problema e planeja previamente a observação.
III
– A observação sistemática difere da observação simples pela postura do
pesquisador. Na observação sistemática, o pesquisador se distancia do objeto, e
não deixa suas crenças e valores afetarem a pesquisa. Na observação simples, ao
contrário, ele deixa suas crenças e valores interferirem nos resultados da
pesquisa.
A
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Apenas
a assertiva III está correta
|
|
B
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
C
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Apenas
as assertivas I e III estão corretas
|
|
D
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Apenas
as assertivas I e II estão corretas
|
|
E
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Apenas
a assertiva I está correta
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Questão
4/5 - Análise de Conjuntura
“Veremos
que muitas das questões de levantamento de dados são elaboradas para medir atitudes
– por exemplo, um fabricante de sorvetes quer saber quais as marcas mais
lembradas quando o cliente em potencial pensa em sorvete; um varejista de
produtos eletroeletrônicos deseja conhecer o perfil do seu público alvo, e
essas informações são obtidas por meio de mensuração e construção de escalas”. Fonte:
MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo
4, p. 145, adaptado.
Com base
a contextualização acima, e no conteúdo da disciplina, examine o texto abaixo
com atenção, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas
abaixo.
(_________) ou (___________) refere-se à aplicação de números ou símbolos a determinadas características de objetos de interesse, levando em consideração algumas regras definidas previamente.
A
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(levantamento
de campo) ou (observação)
|
|
B
|
(entrevista
ordenada) ou (entrevista em profundidade)
|
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C
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(medir)
ou (mensurar)
|
|
D
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(média)
ou (mediana)
|
|
E
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(amostra)
ou (população)
|
Questão
5/5 - Metodologia da Pesquisa
“O método etnográfico surgiu no âmbito da
antropologia, no início do século XX, diferenciando as formas de produção do
conhecimento desse campo daquelas presentes em outras disciplinas que compõem
as ciências sociais”. Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método
etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba:
Intersaberes, 2013, p. 80.
Acerca das características e pressupostos da
etnografia, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa que faz a
análise correta:
I – Uma das condições fundamentais para que se
trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em
relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios
abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista,
e não um estudo etnográfico
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio
das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas,
para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O
objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos
entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um
afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao
qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas
de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
A
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Apenas
a assertiva I está correta
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B
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Apenas
a assertiva I está correta
|
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C
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Apenas
as assertivas I e III estão corretas
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D
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Apenas
as assertivas II e III estão corretas
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E
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Apenas
as assertivas I e II estão corretas
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