segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Apol: Relações Internacionais - Metodologia de Pesquisa e Analise de Conjuntura

Todas certas....100



Questão 1/5 - Metodologia da Pesquisa
“A observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas, como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados”. Fonte: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 67.

Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que faz uma análise correta:
 I – Na observação simples o pesquisador está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores. Na observação simples, não existe a necessidade de separação entre pesquisador e objeto.
 II – Na observação simples, são coletados dados, fatos são anotados, e as informações são coletadas sem um planejamento prévio. É isso diferencia a observação simples dos outros tipos de observação.
 III – Na observação simples o pesquisador deve levar em conta o distanciamento por parte do observador do seu objeto de estudo, visto que o estabelecimento de qualquer tipo de laço afetivo pode vir a comprometer o trabalho em si.
A
Apenas a assertiva I está correta
B
Apenas a assertiva III está correta
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas a assertiva II está correta
E
Apenas assertivas I e II estão corretas

Questão 2/5 - Análise de Conjuntura
“É importante observar que uma grande quantidade de pesquisas de mercado é realizada para que as empresas compreendam e influenciem o comportamento do cliente”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 4, p. 153
Com base na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo, e marque aquela que faz a análise correta.
 I – As atitudes dos consumidores não ajudam as empresas a prever os comportamentos de compra. É necessária uma análise mais profunda, ou seja, um estudo do comportamento.
 II – Os pesquisadores defendem que as atitudes são uma parte incompreensível do comportamento humano, sendo, portanto impossível examiná-las na atividade de pesquisa.
 III – As empresas querem conhecer o comportamento do cliente, porém, para tanto, costumam utilizar com mais frequência a mensuração de atitudes que a de comportamento.
 IV – Os pesquisadores defendem que as atitudes são antecessoras do comportamento, sendo mais fácil perguntar sobre atitudes que observar e interpretar o comportamento real das pessoas.
A
Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa
“O observador sabe o que procura e o que carece de importância em determinada situação: deve ser objetivo, reconhecer os possíveis erros e eliminar suas influências sobre o que vê e recolhe” Fonte: (LAKATOS; MARCONI, 1985, p. 171)
Sobre a observação sistemática na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que faz a análise correta:
 I – A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado. O pesquisador elabora previamente um material para a organização e registro dos dados, com os tópicos e as categorias a serem analisadas de acordo com a situação apresentada.
 II – Na observação sistemática existe maior objetividade do pesquisador. Ele estabelece claramente qual o problema e planeja previamente a observação.
 III – A observação sistemática difere da observação simples pela postura do pesquisador. Na observação sistemática, o pesquisador se distancia do objeto, e não deixa suas crenças e valores afetarem a pesquisa. Na observação simples, ao contrário, ele deixa suas crenças e valores interferirem nos resultados da pesquisa.
A
Apenas a assertiva III está correta
B
Apenas as assertivas II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas I e III estão corretas
D
Apenas as assertivas I e II estão corretas
E
Apenas a assertiva I está correta

Questão 4/5 - Análise de Conjuntura
“Veremos que muitas das questões de levantamento de dados são elaboradas para medir atitudes – por exemplo, um fabricante de sorvetes quer saber quais as marcas mais lembradas quando o cliente em potencial pensa em sorvete; um varejista de produtos eletroeletrônicos deseja conhecer o perfil do seu público alvo, e essas informações são obtidas por meio de mensuração e construção de escalas”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, capítulo 4, p. 145, adaptado.
Com base a contextualização acima, e no conteúdo da disciplina, examine o texto abaixo com atenção, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

(_________) ou (___________) refere-se à aplicação de números ou símbolos a determinadas características de objetos de interesse, levando em consideração algumas regras definidas previamente.
A
(levantamento de campo) ou (observação)
B
(entrevista ordenada) ou (entrevista em profundidade)
C
(medir) ou (mensurar)
D
(média) ou (mediana)
E
(amostra) ou (população)

Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa
“O método etnográfico surgiu no âmbito da antropologia, no início do século XX, diferenciando as formas de produção do conhecimento desse campo daquelas presentes em outras disciplinas que compõem as ciências sociais”. Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 80.
Acerca das características e pressupostos da etnografia, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
A
Apenas a assertiva I está correta
B
Apenas a assertiva I está correta
C
Apenas as assertivas I e III estão corretas
D
Apenas as assertivas II e III estão corretas
E
Apenas as assertivas I e II estão corretas

Nenhum comentário: