Todas certas...ufa! ultima Apol desse módulo.
Questão
1/5 - Análise de Conjuntura
“A ética
procura estabelecer se uma ação ou atitude é correta ou não, com o objetivo de
assegurar que nenhuma pessoa seja prejudicada ou sofra consequências adversas
por causa das atividades de pesquisa de mercado.” Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, CAPÍTULO 6, p. 304, adaptado.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – Os
pesquisadores têm responsabilidades relacionadas a sua profissão, a seus
clientes e a seus pesquisados. Sendo assim, precisam se comprometer com altos
padrões éticos para assegurar que tanto a função como a informação conquistem e
mantenham boa reputação.
II – As
técnicas reservadas usadas pela empresa de pesquisa podem ser reveladas pelos
clientes às empresas concorrentes, já que foram os clientes contrataram os
serviços. É um direito, portanto, dos clientes.
III – Em
situações em que as informações ficam distorcidas, seja pelo pesquisador, seja
pelo cliente, o público fica em desvantagem. Sendo assim, é responsabilidade
conjunta do pesquisado e do cliente assegurar que os resultados de uma pesquisa
se disseminem com precisão.
IV – Os
pesquisadores têm responsabilidades relacionadas a sua profissão, a seus
clientes e a seus pesquisados. Sendo assim, precisam se comprometer com altos
padrões éticos para assegurar que tanto a função como a informação conquistem e
mantenham boa reputação. O pesquisador não deve abusar de sua posição. Ele
detém o conhecimento e é o responsável por utilizar devidamente sua posição e,
portanto, precisa fazer uma pesquisa de qualidade que respeite, ao mesmo tempo,
os recursos, o tempo e o dinheiro dos clientes.
|
A
|
Apenas
as assertivas I, III e IV estão corretas
|
|
B
|
Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
|
|
C
|
Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
|
Questão
2/5 - Análise de Conjuntura
“Convém
ainda lembrar que a comunicação escrita pode ser realizada pelos seguintes
meios: relatórios de pesquisa, artigos e revistas de jornais, entrevistas e
jornais em meios de comunicação escritos, entre outros. O relatório de pesquisa
tende a variar de acordo com o pesquisador ou com a empresa de pesquisa que foi
contratada para a elaboração do projeto”. Fonte: MADY, E. B. Pesquisa
de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, CAPÍTULO 6, p. 278
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – O resumo executivo ou
gerencial descreve brevemente os resultados. Por isso, raramente ele é lido
pelos contratantes, que se interessam mais pela apresentação dos resultados,
que é mais detalhada.
II
– A apresentação dos resultados é a parte mais longa do relatório de pesquisa,
uma vez que pesquisador deve descrevê-los minuciosamente.
III
– No tópico metodologia o pesquisador deve detalhar como o projeto de pesquisa
foi conduzido. Essa parte deve considerar, entre outros, os seguintes aspectos:
método de pesquisa, informação das fontes de dados utilizadas e tipo de
pesquisa primária.
IV
– O resumo executivo ou gerencial muitas vezes é a única que os contratantes
leem, em virtude da falta de tempo. O resumo descreve brevemente o problema de
pesquisa adotado, os principais resultados encontrados, as conclusões e as
recomendações.
|
A
|
Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
|
|
B
|
Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
|
|
C
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
|
Questão
3/5 - Metodologia da Pesquisa
“A
‘matéria prima’ da análise de conteúdo são os textos. Nesse caso, o material a
ser analisado por meio do emprego dessa técnica por ser constituído por textos
literários, livros (científicos ou não), biografias, documentos oficiais,
revistas, jornais, documentários, filmes...” Fonte: MEDEIROS, A. S;
SILVA, R. A. O estudo do texto nas ciências sociais: notas sobre análise de
conteúdo e de discurso. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social.
Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 116.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – A pré-analise é um momento
exploratório da pesquisa. É nela que se reúnem as informações sobre o conteúdo
que será analisado.
II
– Na pré-análise além reunir as informações que serão analisadas, é preciso
entrevistar os autores dos textos. Isso ampliará o conhecimento teórico do
investigador sobre o material analisado.
III
– Após o estudo minucioso das informações, o autor deve refletir com base no
material empírico. Ele deve buscar nexos e relações hipotéticas, que forneçam
uma representação interpretativa sobre a realidade.
|
A
|
Apenas
a assertiva I está correta
|
|
B
|
Apenas
a assertiva II está correta
|
|
C
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas I e III estão corretas
|
|
E
|
Apenas
a assertiva III está correta
|
Questão
4/5 - Metodologia da Pesquisa
“Lembre-se
de redigir suas hipóteses de modo preciso. Assim como no problema ou nos
objetivos, cada palavra é um conceito ou uma categoria analítica, devendo ser
adequada e teoricamente fundamentada” Fonte: MEDEIROS, A. S.;
WEISHEIMER, N. Roteiro para elaboração de projeto de pesquisa. In. PREMEBIDA,
A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013,
Capítulo 10, p. 133.
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – A
hipótese deve apresentar todos os fundamentos teóricos do projeto de pesquisa.
Nessa parte, o pesquisador deve tornar explícito o seu entendimento de todos os
conceitos e de todas as categorias presentes no seu objeto de estudo, no
problema de pesquisa e nos objetivos. Isso tudo é cumprido apenas com a
elaboração da hipótese.
II – As
hipóteses devem fazer parte de um projeto de pesquisa, ou seja, são um item
obrigatório em qualquer projeto de pesquisa. Elas são o resultado de
conhecimento sólido e inquestionável, o que pode levar o investigador a
desenvolver seu trabalho com base em noções pré-concebidas.
III – As
hipóteses são respostas prováveis do problema de pesquisa. Elas se sustentam em
conhecimentos prévios, originados da teoria social de outros estudos empíricos.
Elas podem ser testadas, e nesse momento o cientista social verificará se elas
se confirmam ou não.
|
A
|
Apenas
a assertiva III está correta
|
|
B
|
Apenas
a assertiva II está correta
|
|
C
|
Apenas
a assertiva I está correta
|
|
D
|
Apenas
as assertivas I e II estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
Questão
5/5 - Análise de Conjuntura
“A
apresentação de resultados é a última etapa do processo de pesquisa de mercado,
ou seja, o momento da preparação e da apresentação do relatório de pesquisa. É
nessa ocasião que o pesquisador comunicará o resultado do seu trabalho à
empresa que o contratou, sendo, portanto, fundamental, que o relatório seja bem
redigido, bem organizado e inclua todos os aspectos relacionados à pesquisa”. Fonte:
MADY, E. B. Pesquisa de Mercado. Curitiba: 2014, Intersaberes, CAPÍTULO
6, p. 278
Com base
na contextualização acima, e no conteúdo da aula, analise as assertivas abaixo,
e marque aquela que faz a análise correta.
I – O
relatório e sua apresentação servem de elemento orientador para as decisões da
administração.
II – O
relatório e sua apresentação influenciam a empresa a contratar novamente o
serviço para pesquisas futuras.
III – O
responsável pela apresentação oral deve dominar o assunto e conhecer o seu
público.
IV – A
apresentação do resultado deve ser apenas por meio de uma comunicação oral, sem
qualquer espécie de relatório impresso.
|
A
|
Apenas
as assertivas I e IV estão corretas
|
|
B
|
Apenas
as assertivas I, II e III estão corretas
|
|
C
|
Apenas
as assertivas II e III estão corretas
|
|
D
|
Apenas
as assertivas III e IV estão corretas
|
|
E
|
Apenas
as assertivas II, III e IV estão corretas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário