quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Objetiva e Discursiva: Metodologia do ensino de história

Fiz a prova objetiva e discursiva, segue mais ou menos o que me lembro.

OBJETIVA
1) Relacionar as características de:
Heródoto (1)
Tucídides (2)
Agostinho (3)
entre as opções tinha

( ) não se contenta em escrever queria explicar
( ) queria entender a historia com base na religião
( ) preocupado com os detalhes
( ) destaque nas reflexões teóricas e de natureza historiográfica.

2) Sobre mitos, falando de gregos e romanos
3) O maior objetivo do estudo da historia é:
4) Relacionar historia tradicional e historia cultural
5) Qual a historia surgida a partir do sec XIX é considerada rigorosa em diferenciar fatos de ficção e é despida de comprometimento moral

resposta fiquei em duvida entre a científica e moderna

6) Na abordagem tradicional o que significa aprender historia, as respostas eram tipo decorar datas, memorizar conteudos.
7) A memória pode ser dividida em vários tipos: individual, coletiva, histórica, responda o que caracteriza a memória histórica
8) Historia cultural qual os dois grandes eixos, marquei cultura e cotidiano.
9) Qual a maior contribuição da historia tradicional - respondi que estabelece padrões rigorosos
10) O cristianismo influenciou o modo como entendemos a humanidade, isso se deve ao:
respondi que foi o nascimento de Cristo.

 DISCURSIVA:
1) Qual a importância do cristianismo para a história
2) Quais as características essenciais dos registros produzidos por Tucídides, Heródoto e que contribuem para os historiadores na atualidade
3) Explique a relação existente entre memória coletiva, individual e histórica.
4) como Dukheim definia a educação no inicio do século XX

Nenhum comentário: