sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Objetiva e Discursiva: Fundamentos da pesquisa histórica

Segue as questões:

1) texto sobre a passagem do tempo ser individual e portanto psicológica.
Sobre a aceleração do tempo histórico e a atualidade, marque V ou F



2) texto sobre fontes e métodos são problemas para historiadores. Novas pesquisas demandam novas fontes. Sobre historia e o uso de fontes assinale V ou F
(F) o historiador existe independente das fontes
(v) o que distingue o historiador dos contadores de historia é as fontes
(v) tarefa de inquirir as fontes função do historiador
(f) a fácil tarefa de lidar com as fontes

3) O que importa é não analisar o filme como espelho da realidade. Sobre o uso de filmes na sala de aula, assinale a correta.
o caráter de entretenimento do cinema dever ser considerado pelo historiador - essa a questão correta.

4) Para que estudar história? um povo sem memória é um povo sem história, esses dizeres não valem mais.
Sobre as funções da pesquisa histórica analise as assertivas.
(v) o pesquisador inicia a partir das duvidas
(v) a duvida é premissa e parte dos vestigios
(f)
(v) o historiador questiona, investiga, responde e narra.

5) A tarefa do historiador envolve a pesquisa, sem pesquisa este não existe e esta demanda uma problemática a ser investigada e é preciso das fontes e disponibilidade dessas. Contar historias sem fontes não é fazer pesquisa histórica.
Sobre projeto de pesquisa assinale
a correta é: o ponto central de um projeto é a apresentação de hipóteses.

6) O documento é um monumento, é algo que forma e não informa.
Sobre história e suas fontes assinale
As fontes, os vestígios do passado, são matéria prima do historiador, sem a qual não há passado a ser analisado e compreendido.

7) Sobre o uso das fontes em sala de aula e o livro didático assinales.
a correta é: os professores devem considerar o livro como seu primeiro objeto de pesquisa.

8) Sobre a abrangência das pesquisa histórica analise as assertivas.
(v) os historiadores tem ampliado o campo até chegar a historia do tempo presente
(f)
(f)
(v) os historiadores trabalham com os recortes temporais distintos, ou seja pode em uma pesquisa falar sobre egito antigo, tempo medieval e atualidade.

9) Sobre o uso de fontes na sala de aula assinale
aulas de história devem, atualmente explorar documentos históricos, possibilitando aos estudantes a identificação das suas características....

10) A estratégia de ouvir relatos não é nova. Sobre a elaboração de uma pesquisa com história oral em sala de aula assinale
A historia oral é em geral bem recebida, pois geralmente os relatos são realizados com pessoas conhecidas.

DISCURSIVA

1) Sobre as funções da história responda: porque pensar em história não é apenas pensar no passado.

2) Sobre a visão geral da pesquisa histórica apresente os elementos característicos de uma pesquisa que o distinguem de um contador de historias.
respondi essa: passando pelas fases de um projeto de pesquisa. tema, delimitar tema, problematizar as fontes, justificar a pesquisa, levantar hipóteses e concluir se as suas hipóteses estavam corretas ou se foram refutadas.

3) Sobre a historia e o uso de fontes, explique a importância das fontes para o oficio do historiador.
respondi essa: falei que a fonte é matéria prima e que sem essa não existe historiador, falei sobre as diversas fontes existentes hoje e que usa-las é um desafio e todas tem suas especificidades.

4) Sobre a história com ciência, explique de que maneira é possível sustentar que a história é ciência.

5 comentários:

Unknown disse...

OI VC TEM O ESTUDO DE
CASO

Jose da Silva disse...

Por favor, voce tem as provas objetivas e discursivas das disciplinas Analise de Conjuntura e Metodologia da Pesquisa?

Oscilange disse...

postei uma parte que tinha aqui anotado,mas a objetiva de metodologia não achei.

Jose da Silva disse...

Eu vi que postou. Muito obrigado pela gentileza. Todo sucesso e felicidade para ti e tua família.

Oscilange disse...

Igualmente..