CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL – UNINTER
POLO DE APOIO PRESENCIAL - PAP UBERLÂNDIA
CURSO – LICENCIATURA EM HISTÓRIA
OSCILANGE DE LÚCIA CAMPOS PERINI
RU: xxxxxxxx; TURMA: 2016/01
1
TEMA
Confrontar as teorias educacionais de alguns autores
atemporais, os objetivos da UNESCO para a educação, com as mudanças estruturais
em curso na sociedade no século XXI.
1.1
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Confrontar as teorias educacionais de Paulo Freire,
Comenius, Bauman, Incontri dentre outros atemporais e os quatro pilares da
UNESCO com as mudanças em curso na sociedade, a saber, a reconstrução do
chamado modelo de família, bem como as mudanças no perfil característico do
trabalho e descobrir se essas teorias podem ajudar na construção de um novo
modelo de escola que atenda aos anseios do homem do século XXI e seja capaz de
conduzi-lo ao desenvolvimento do ser integral, aquele com capacidades
cognitivas para mudar e respeitar o ambiente em que vive.
2
PROBLEMATIZAÇÃO
A família está em processo de desconstrução e reconstrução,
haja vista que a família nos moldes repressores está em decadência, mas ainda
não sabemos qual o modelo irá substitui-la e consequentemente a escola que
sempre foi um apêndice da família e do trabalho também está em declínio e não
se sustenta, faz-se necessário uma revisão do modelo social vigente.
A escola não tem conseguido desenvolver e envolver o
aluno da era digital, esse não percebe sentido no que aprende e como reflexo
temos um alto índice de descontentamento e de evasão escolar, seja por motivos
alheios a vontade dos alunos, tais como necessidade de trabalho, para ajudar a
família, gravidez, seja por acharem a escola chata, fato é que os alunos não se
sentem motivados a aprender.
O aluno precisa ser confrontado com sigo mesmo e com
o outro, ou seja, é preciso retira-lo da passividade, aparentemente isso nunca
foi alcançado nem com os alunos de ontem e menos ainda com os alunos de hoje, uma
analise mais aprofundada na letra da musica de Pink Floyd “Another brick in the
wall” fica claro o recado do autor quando este faz um pedido ao professor que
deixem as crianças em paz e vai fundo, quando afirma: “nós não precisamos de nenhuma
educação, nós não precisamos de nenhum controle do pensamento”.
Se a escola que sempre foi considerada o apêndice
das relações sociais e profissionais não consegue se motivar como irá conseguir
ser agente motivador? Ela se perdeu em meio às metodologias, as burocracias,
aos diários, as provas e ao comodismo, iguais às famílias que diante da
abolição dos controles tem vivido em descontrole.
A problematização desenvolvida no inicio da pesquisa
de acordo com PREMEBIDA (2013) é a ponta do iceberg e apenas na medida em que
se aprofunda na analise das fontes é que aquilo que está escondido vem à tona, ou
seja, a problemática da pesquisa.
3
JUSTIFICATIVA
Em conversas informais no período de estágio nos
momentos de recreio com alunos das escolas noturnas estagiadas o discente
deparou com algumas respostas a questionamentos feitos aos alunos que o motivou
a se aprofundar e entender o motivo pelo qual os alunos não se interessam em
adquirir conhecimento e em que medida as relações aparentemente complicadas no
âmbito da sociedade tem contribuído para essa apatia.
Alguns alunos entendem que a escola tem como
objetivo apenas fornecer um documento que possa contribuir para que consigam um
trabalho com uma remuneração melhor e com carteira assinada, para outros o
futuro ingresso na faculdade exige deles estudar matérias chatas para conseguir
ser aprovado.
A escola não
é percebida como um local de aprendizado, de convivência e de progresso do ser
humano, é vista como passaporte para algo, ou seja, um mal necessário e a
família e a necessidade de um trabalho cobra dele a participação nessa
instituição.
4
OBJETIVOS
4.1
OBJETIVO GERAL
Demonstrar através das teorias de Freire, Comenius, Platão,
Incontri dentre outros que essas podem alterar o curso do desenvolvimento do
ser integral, ou seja, prepara-los para conviver, ser, fazer e conhecer, a
saber, os pilares da UNESCO.
4.2
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Reafirmar a necessidade de alterar o modelo de
escola hoje, com objetivo de esta ajudar o aluno a enfrentar o momento de
reconstrução e significação da família e assim atender ao futuro do ser humano
enquanto participante da vida social.
·
Validar
se a escola deve auxilia-lo a desenvolver habilidades que o ajudem a se inserir
no mercado de trabalho, diante das alterações tecnologias em curso.
·
Avaliar se as teorias preconizadas seriam
realmente fonte de mudanças estruturais positivas no ser em desenvolvimento ou
são apenas teorias vazias de significação e objetivos e, portanto não aptas
para atender às demandas desse novo homem.
·
Concluir com base nas teorias explicitadas que
para atender não apenas aos quatro pilares da UNESCO, mas sobremaneira para
entregar um ser humano integrado e no futuro ajudar a produzir uma sociedade
melhor a escola precisará mudar o roteiro, promover uma revolução interna.
·
Demonstrar ao corpo docente que este precisa
estar disposto a mudar, não apenas o que acontece no interior das escolas, mas
também no interior de si mesmo, pois, ensinar e aprender são uma via de mão
dupla.
5
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
O pesquisador fará uma analise sobre o debate realizado,
pela ONG “todos pela educação” no Sesc, em parceria com os Jornais “Extra” e
“Globo”, com apoio da TV Globo e do Canal Futura em setembro de 2015, cujo objetivo
foi debater sobre as novas funções da escola no encontro denominado “Educação
360”, haja vista a conformidade entre o objeto de pesquisa e os temas abordados
no encontro. O professor da Unicamp Luiz Carlos Freitas abriu o debate com a
seguinte fala:
“Vamos pensar em velhos alunos, novos
estudantes. Pode parecer bobagem, mas não é. Sabemos que o aluno mudou. Os
alunos hoje têm outras expectativas, outras vivências fora da escola. Mas não
basta reconhecer isso. É fundamental que a gente entenda que temos um novo
aluno em uma velha e mesma escola, que não muda sua estrutura, sua organização,
sua gestão, seus métodos de aprender e de ensinar.”
As metodologias e os conteúdos não despertam o
interesse do aluno do século XXI e modelos disruptivos são teorizados desde
Platão, passando por Rousseau, Freire, Bauman até chegar a Dora Incontri uma
pedagoga com teses e dissertações com temas totalmente fora dos padrões
habituais, porém contemplando a laicidade preconizada e defendida no âmbito da
educação pública.
Educar o
homem do futuro é a missão do homem do presente. O homem do futuro pode viver
desde já construindo a ponte de acesso aos novos tempos. (INCONTRI, 2012,
p.249).
Desde muito
tempo se tenta desenvolver uma escola que atenda aos anseios dos alunos, mas as
metodologias utilizadas ainda não surtiram efeito, ou ainda não foram usadas.
Necessário a incessante busca, rumo a atingir o objetivo. Diante dessa
constatação é possível entender a fala de Freire:
Ensinar
inexiste sem aprender e vice-versa, e foi aprendendo socialmente que,
historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi
assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens
perceberam que era possível – depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos,
métodos de ensinar. FREIRE (2011).
Os alunos atuais são filhos da família do século
XXI, família essa ainda em gestação, as bases desse novo lar ainda não estão
sólidas e a escola pode ser uma fonte transformadora nesse momento de transição,
ou seja, deve aproveitar as instabilidades e desconstruir para reconstruir algo
com valor.
É que sempre que se destrói algo,
urge reconstruir em seguida. Não basta quebrar velhos modelos, é preciso
substitui-los pela solidez de novas estruturas... Ao chinelo sucedeu-se a
indiferença, à necessidade de liberação não se acrescentou a responsabilidade.
Vivemos na era das comunicações e existe uma absurda falta de diálogo. Da
rígida e opressiva família patriarcal, passamos ao desencontro e ao abandono. É
o natural processo dialético das oposições dos extremos. Cabe-nos, agora,
descobrir e criar a síntese da família do 3º milênio. INCONTRI (2001 pág 21).
Onde se opta por um progresso cada vez mais rápido
da civilização tecnológica, a hierarquia dos velhos ordenamentos sociais decai
inclusive em suas estruturas de sustentação, isto é, as estruturas familiares.
CANEVACCI (1981 pag 243), ou seja, Canevacci atenta para as rupturas no
interior das famílias como reflexo de mudanças tecnológicas inovadoras aliadas
ao crescente individualismo apregoado pelos mecanismos de poder, ou seja, as
relações entre capital e trabalho interferem em todas as relações sociais.
As famílias estão em processo de destruição e de
acordo com MARX (2009 pág 77) a sociedade é moldada para atender às
necessidades do Capital, aquilo que ele denominou de estrutura e superestrutura
em seus escritos com Engels, inclusive ele faz uma dura critica aos moldes
familiares e educacionais haja vista que esses são concebidos e disseminados
com o objetivo de se perpetuar a dominação.
De acordo com o relatório construído para a UNESCO, sobre a juventude o
relatório aponta:
“De fato, o professor tem na sua
frente jovens cada vez menos vinculados às famílias ou a movimentos religiosos,
mas que se beneficiam de um volume crescente de informações; ora, ele terá de
levar em consideração esse novo contexto se tiver o desejo de captar a atenção
dos jovens e ser compreendido por eles, transmitir-lhes o gosto de aprender e
explicar-lhes que informação não é conhecimento, o qual exige esforço, atenção,
rigor e vontade. DELORS (2010 pág 20).
De acordo com Schwab (2017 pág 17) “A quarta
revolução industrial está aí, e é chegado o momento de repensar nossos sistemas
econômicos, sociais e políticos” diante dessa constatação feita durante o fórum
econômico de Davos em 2016, faz-se necessário a avaliação referente ao trabalho,
a família e a educação diante dessa revolução.
As formas e as relações de trabalho estão mudando, a
própria economia com a inserção da dita economia colaborativa como o Uber, Airbnb
e outras têm alterado as relações de trabalho e de convívio social, diante
dessas constatações é apregoado que as tecnologias mudarão a natureza social do
trabalho, talvez seja o momento de promover as mudanças apontadas e teorizadas
pelos educadores. Será que chegou a hora de mudar o status quo?
O
trabalho será desenvolvido com base:
·
Em livros de autores como Roberto Freire, Dora
Incontri, Rosseau, Comenius, Platão, Canevacci, Bauman.
·
Relatório feito para a UNESCO desenvolvido por
Jacques Delors.
·
Artigos científicos de banco de dados confiáveis
tipo o Google Acadêmico, Scielo.
·
Sites de jornais que serão utilizados com o
objetivo de contextualizar os assuntos.
·
Materiais de debates desenvolvidos por ONGs em
parcerias com institutos como Ayrton Senna, Unibanco relacionados ao tema
proposto e disponibilizados em seus sites.
6
METODOLOGIA
A metodologia no âmbito das ciências sociais é
importante para que o trabalho não perca o rigor científico necessário ao bom
andamento da pesquisa, quer a pesquisa seja bibliográfica quer seja uma
pesquisa de campo, assim o pesquisador corre menos riscos de praticar
interferências e idiossincrasias PREMEBIDA (2013 pág 18).
Para desenvolver o presente trabalho será usada a
pesquisa utilizando fontes bibliográficas e documentais, conforme orientação da
instituição de ensino, diante da complexidade e exigências de uma pesquisa de
campo.
As fontes serão utilizadas para descrever, analisar
e reafirmar a importância do tema escolhido e nos quais se espera conseguir
confirmar as premissas estabelecidas.
Os resultados a serem obtidos com a pesquisa não são
passiveis de medição numérica, haja vista o caráter subjetivo da pesquisa. Os
questionamentos e as criticas feitos às fontes servirá para que o pesquisador
consiga obter respostas novas em fontes “velhas”.
Ciente de que sua participação no processo de
pesquisa ainda que imbuída do rigor necessário não seja neutra, haja vista as
intencionalidades objetivas e subjetivas intrínsecas ao cidadão que no momento
é ao mesmo tempo pesquisador e participe da construção dessa história, o
pesquisador aceita o desafio em ser o mais rigoroso possível e assim evitar emitir
juízo de valor.
REFERÊNCIAS
CANEVACCI, Massimo. Dialética da Família: Gênese, estrutura e dinâmica de uma instituição
repressiva por: Engels, Freud, Reich, Marcuse, Fromm, Lévi-Strauss, Adorno,
Horkheimer, Habermas, Laing e outros. São Paulo: Brasiliense, 1976.
COMENIUS, Jan Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
INCONTRI, Dora. A educação Segundo o Espiritismo. São Paulo: Editora Comenius, 2012.
______________. A educação da nova era. São Paulo: Editora Comenius, 2001.
______________. Pedagogia Espírita: um projeto brasileiro e suas raízes. São Paulo:
Editora Comenius, 2012.
MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Livros Escala, 2009.
PLATÃO. A
república. São Paulo: Martin Claret, 2000.
PLATÃO. Apologia
de Sócrates, o banquete e Fedro. São Paulo: Coleção Folha de São Paulo, 2010.
PREMEBIDA, Adriano e Outros. Pesquisa Social. Curitiba:
Intersaberes, 2013.
ROUSSEAU. J.J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2017.
VASCONCELOS, José Antônio. Metodologia do ensino de histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012.
18 comentários:
Por favor, voce por gentileza poderia publicar as provas objetivas e discursivas das disciplinas Analise de Conjuntura e Metodologia da Pesquisa? Preciso delas para construir um degrauzinho de felicidade em minha vida. Obrigado.
O que eu tinha eu postei, você deu uma verificada?
Sim. Já vi. Novamente obrigado por ajudar a iluminar este mundo.
Muito obrigado, salvou meu dia.
boa noite, Oscilange ! Imensamente agradecido !
Fico satisfeita em poder ajudar, afinal estudamos de maneira virtual essa foi uma forma de interagir....abraços fraterno
Achei muito interessante o tema e vou ler várias referências suas. Meu TCC é sobre a Pedagogia da Alimentação Infantil, mas já sou professora há 5 anos e iniciando agora o despertar da espiritualidade. Gratidão!
Carolina, obrigada por passar por aqui...os livros da Dora Incontri, são muito bons!
Estou precisando de ajuda tcc a importância de estudar a história indígena na construção do Brasil
Que tipo de ajuda quer com o seu TCC?
Gostaria de ajuda com o projeto do meu tcc. Escolhi o tema O negro na formação da sociedade brasileira estou sem ideias ou melhor não tenho a menor ideia de como montar.
Oi! obrigado por esse modelo, ajudou muito.
Qual a fonte que deve ser postado ?
Olá. Seu projeto modelo foi de muita serventia para que eu pudesse desenvolver o meu. Gratidão.
Poderia me ajudar com inspiração para o projeto e o TCC com o tema "Nazismo e os prejuízos causados aos Judeus" ?
Minha gratidão a Deus por sua vida, e pela orientação fornecida. Abriu-me os olhos e consegui finalizar a proposta do TCC. meu muito obrigado.
Estava sem rumo e graças a sua publicação- projeto de pesquisa- as ideias estão surgindo.
Saiba que essa pequena atitude é capaz de ajudar a muitos...
Obrigada!
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