quarta-feira, 21 de março de 2018

APOL: História do Brasil

Todas certas....



Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FGV. CPDOC. Estado Novo e Fascismo. <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo>. Acesso em 15 jun. 2016.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
A
DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
B
Eletropaulo
C
Telesp
D
Plano SALTE
E
Sindicato

Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
A
Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
B
Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
C
Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
D
Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
E
Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.

Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
A
Grega
B
Eslovena
C
Japonesa
D
Romena
E
Australiana

Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
A
Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
B
Propagandas de remédios.
C
Debates políticos entre diversos partidos.
D
Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
E
Sorteios da loteria federal.

Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
A
Não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
B
Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
C
Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
D
A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
E
Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.

2 comentários:

Unknown disse...

muito obrigada mim ajudou muito

Unknown disse...

Poll história moderna