domingo, 25 de março de 2018

APOL: Lingua Portuguesa

Errei uma....ajudem aí (sou péssima de Português)!



Questão 1/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O estudo da variação linguística é complexo. Sua complexidade equivale à da própria ação humana, por sua vez, determinada por fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 49. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática que tem por objeto de estudo abordar a evolução linear de uma língua ao longo do tempo é chamada: pag 34/35
A
gramática etnolinguística.
B
gramática sociolinguística.
C
gramática histórica.
D
gramática normativa.
E
gramática correta.

Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRETTI, D. Sociolinguística: Os níveis de fala. São Paulo: EDUSP, 2003. p. 11. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
A
dissociadas uma da outra.
B
historicamente vinculadas uma da outra.
C
historicamente desvinculadas uma da outra.
D
dissociados socialmente uma da outra.
E
antagônicas, pois uma se opõe à outra.

Questão 3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todas as variedades da língua são valores positivos. Não será negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudarão em nada esses usos de níveis culturalmente inferiores, como alguns equivocadamente pensam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUFT, C. P. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 2002. p. 69. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os estudos da sociolinguística em relação à variação linguística, a variante de uma língua que geralmente serve como parâmetro para os meios de comunicação social é a norma denominada: pag 42
A
descontextualizada
B
padrão
C
invariável
D
inculta
E
incorreta

Questão 4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996. p. 64. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto, textualidade e interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve ser: pag 19
A
a frase isolada.
B
a gramática normativa tradicional.
C
o interlocutor.
D
o texto completo e contextualizado.
E
partes do texto.

Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática normativa tradicional torna-se ineficaz para o aprendizado da norma padrão, pois:
A
mostra-se incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
B
leva em consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos gramaticais.
C
reproduz de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
D
falha ao não descrever conceitos relativos à sintaxe e à morfologia.
E
prioriza os conceitos gramaticais em detrimento do uso real da língua.