Questão
1/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“O estudo da variação linguística é complexo. Sua
complexidade equivale à da própria ação humana, por sua vez, determinada por
fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em
língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola
Editorial, 2004. p. 49.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática
de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática que tem por
objeto de estudo abordar a evolução linear de uma língua ao longo do tempo é
chamada: pag 34/35
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A
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gramática
etnolinguística.
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B
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gramática
sociolinguística.
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C
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gramática
histórica.
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D
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gramática
normativa.
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E
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gramática
correta.
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Questão
2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma
relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos
linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a
tornar-se reais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: PRETTI, D. Sociolinguística: Os
níveis de fala. São Paulo: EDUSP, 2003. p. 11.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática
de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da
linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
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A
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dissociadas
uma da outra.
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B
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historicamente
vinculadas uma da outra.
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C
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historicamente
desvinculadas uma da outra.
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|
D
|
dissociados
socialmente uma da outra.
|
|
E
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antagônicas,
pois uma se opõe à outra.
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Questão
3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Todas as
variedades da língua são valores positivos. Não será negando-as,
perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no
ensino. Nem se mudarão em nada esses usos de níveis culturalmente inferiores,
como alguns equivocadamente pensam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: LUFT, C. P. Língua e liberdade.
São Paulo: Ática, 2002. p. 69.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática
de escrita para o letramento no ensino superior sobre os estudos da
sociolinguística em relação à variação linguística, a variante de uma língua
que geralmente serve como parâmetro para os meios de comunicação social é a
norma denominada: pag 42
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A
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descontextualizada
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B
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padrão
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C
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invariável
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D
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inculta
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E
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incorreta
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Questão
4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é
capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma
(longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem
pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: Exercícios
de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de
Leitura do Brasil, 1996. p. 64.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática
de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto, textualidade e
interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve
ser: pag 19
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A
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a frase
isolada.
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|
B
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a
gramática normativa tradicional.
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C
|
o
interlocutor.
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D
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o texto
completo e contextualizado.
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E
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partes
do texto.
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Questão
5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“A variação é constitutiva das línguas humanas,
ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá,
independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua
Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas
variedades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua
Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática
de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática normativa
tradicional torna-se ineficaz para o aprendizado da norma padrão, pois:
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A
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mostra-se
incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
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B
|
leva em
consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos
gramaticais.
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C
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reproduz
de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
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D
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falha
ao não descrever conceitos relativos à sintaxe e à morfologia.
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E
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prioriza
os conceitos gramaticais em detrimento do uso real da língua.
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2 comentários:
O 4º é a letra D
oi vc ja fez as provas
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