sexta-feira, 4 de maio de 2018

Apol: RI Macro e Micro e Etica

Errei a 2, ja coloquei a que acho que é a correta.



Questão 1/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir. 
Seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças.
A
Anomia.
B
Heteronomia.
C
Socionomia.
D
Autonomia.
E
Consciência Coletiva


Questão 2/5 - Economia Macro e Micro
"É evidente que a análise do mercado – e de seu ajustamento – depende agora das instituições que regem o seu funcionamento (Lesourne, 1992). Ademais, a análise microeconômica se torna inerentemente dinâmica. É preciso considerar a flecha do tempo, pois as ações individuais e as sequências dos eventos agregados são dependentes de trajetória. Supõe-se no que se segue que o funcionamento do mercado ocorre por meio de transações bilaterais e que os produtores tenham um papel ativo na formação de preços". Fonte: PRADO, Eleutério F. S.. Formação de preços como processo complexo. Estud. Econ.,  São Paulo ,  v. 37, n. 4, p. 745-769,  dez.  2007.
A respeito da microeconomia e da análise microeconômica, assinale a alternativa correta.
A
A microeconomia amplia detalhes de mercados específicos para analisá-los
B
A microeconomia tem por objeto de estudo as relações entre oferta e demanda, assim como entre preço e justiça social.
C
A Microeconomia é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento dos agentes econômicos empresariais, assim como dos mercados nos quais operam, mas não das relações entre oferta e demanda.
D
A oferta e a demanda são os pressupostos básicos de estudo da microeconomia, ponto que diferencia-se em relação à macroecomomia, que estuda as relações entre agentes econômicos.
E
Microeconomia e Macroeconomia são falácias, conceitos que não explicam categoria analítica própria na ciência econômica.

Questão 3/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Agimos corretamente na sociedade guiados por uma reflexão sobre o que é certo ou errado ou sob uma mão pesada de algo que nos obriga constantemente a agir corretamente e que nos pune em caso de deslizes? Em outras palavras, é a ética ou a lei que orientam nossas ações corretas? Pergunta difícil, mas que para ser respondida exige primeiro que se entenda a diferença entre alguns conceitos, tais como lei, moral, ética e cultura. Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir.
 Constitui acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para atingir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser. Pag 48
A
Lei.
B
Moral.
C
Ética.
D
Cultura.
E
Estado

Questão 4/5 - Economia Macro e Micro
John Maynard Keynes (1883-1946) é considerado o fundador da macroeconomia. Fonte: TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 1. Pag 26
  Sobre o pensamento econômico de Keynes, assinale somente a alternativa correta.
A
Keynes desenvolveu o conceito de mais-valia, que é a apropriação do excedente econômico criado pelo capitalista.
B
Para Keynes o homem econômico, que é racional e calculador, empenha-se na maximização de sua satisfação.
C
Keynes acreditava que instabilidade dos preços, ou seja, a inflação, é um fenômeno monetário, exigindo o controle efetivo do estoque de moedas.
D
Keynes formulou uma visão ainda mais ortodoxa ao introduzir o conceito de expectavas racionais. Segundo esse conceito os agentes percebem adequadamente o contexto, eliminando erros sistemáticos.
E
Keynes mostrou que as economias capitalistas não tinham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, para o uso da política econômica.

Questão 5/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Centrado na razão humana e não mais na religião, este sistema foi proposto por Immanuel Kant (1724-1804). Para esse importante filósofo alemão, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano (ser racional), por meio do uso da razão, da necessidade de obedecer certas regras, ou “imperativos categóricos”. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 1.
Enunciado: De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa que faz a melhor análise.
I – Segundo o pensamento de Kant, devemos tratar a humanidade e próximo como um fim, e nunca como um meio;
II – Kant acreditava que a humanidade poderia ser usada como meio. Para ele os fins justificavam os meios;
III – Kant acreditava que um ato bom é aquele praticado por todos, indistintamente;
IV – Kant acreditava que os atos de bondade deveriam ser analisados contextualmente. Portanto, seu pensamento não buscava procedimentos de validade universal;
A
Apenas as assertivas I e III estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV

Nenhum comentário: