segunda-feira, 28 de maio de 2018

APOL RI: micro e macro // ética

Todas certas...


Questão 1/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Assim, tanto em nossa vida pessoal como no ambiente organizacional existem pessoas que dispõem de competências para liderar e outras para serem lideradas. Nas empresas não é diferente, e também é cada vez maior a busca por líderes efetivos e diferenciados, profissionais com habilidades para liderar, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação e cumpram com qualidade aquilo que lhes foi determinado. Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 

Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir.

 “É aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.”
A
Administrador burocrático.
B
Líder manipulador.
C
Líder transformador.
D
Administrador profissional.
E
Líder realizador

Questão 2/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir.

 “Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.” 
A
Líder manipulador.
B
Administrador burocrático.
C
Líder transformador.
D
Administrador profissional.
E
Líder Realizador

Questão 3/5 - Economia Macro e Micro
"Dois paradigmas procuram explicar as causas das flutuações na produção e no emprego: o paradigma clássico-liberal (...) e o paradigma keynesiano (...)". (TEBCHIRANI, F. R. Princípios de economia micro e macro. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 6).
A respeito do paradigma clássico-liberal, assinale a alternativa correta.
A
A preocupação do paradigma clássico-liberal são questões de médio prazo
e referentes à demanda agregada em impostos.
B
O paradigma clássico liberal centra sua preocupação em questões estruturais
 de longo prazo e relacionadas à oferta agregada.
C
Pela visão clássica e liberal, as ofertas agregadas de curto prazo devem
prevalecer sempre em detrimento das ofertas desagregadas.
D
Na visão liberal, o Estado deve sempre intervir na economia para corrigir
as falhas de mercado, naturais nesses modelos.
E
Pelo paradigma clássico-liberal os ajustes de ofertas agregadas se dão
pela contraprestação de demandas de valores em curto prazo.

Questão 4/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território nacional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. De forma simplificada a concorrência desleal representa atos praticados pela indústria ou comércio para prejudicar os concorrentes. A partir dessa discussão analise as sentenças a seguir.
I. A formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética.
II. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética.
III. O cartel, além de destruir o princípio constitucional da livre concorrência, também impede que a sociedade possa escolher livremente de quem e como adquirir seus bens de consumo.
IV. O desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas.
V. A prática da concorrência parasitária promove uma imitação, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade.
Assinale a alternativa que separa essas sentenças corretamente no que concerne a práticas de concorrência desleal praticadas no campo macroeconômico e no campo microeconômico.
A
Macroeconômico: I, II, V / microeconômico: III, IV.
B
Macroeconômico: I, III / microeconômico, II, IV, V.
C
Macroeconômico: I, II, III / microeconômico: IV, V.
D
Macroeconômico: IV, V / microeconômico: I, II, III.
E
Macroeconômico: I,II, III e IV / microeconômico, V.

Questão 5/5 - Economia Macro e Micro
Examine as assertivas abaixo sobre as diferenças entre o paradigmas clássico liberal e keynesiano na análise do mercado de trabalho.
Depois assinale a alternativa que faz a análise correta. 

I - A economia clássica-liberal se baseia no princípio de que, a longo prazo, os preços se ajustam de modo a conduzir os mercados de bens e de trabalho ao equilíbrio.
II – O paradigma keynesiano considerava que o ajustamento dos salários aos desequilíbrios do mercado de trabalho ocorresse lentamente, não garantindo o pleno emprego da força de trabalho.
III – Para os keynesiano a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada.
IV – A economia clássica liberal, para permitir a ocupação da capacidade ociosa das empresas, e a elevação do nível de emprego, destaca o papel do governo, que com seus gastos de custeio e investimento seria capaz de aumento o nível de produção.
A
Apenas as assertivas I e II estão corretas
B
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas



Segue gabarito:
1 - A
2 - A
3 - B
4 - C
5 - A

Nenhum comentário: