Questão 1/5 - Políticas Públicas
Os indicadores são instrumentos
imprescindíveis no processo de formulação e de gestão das políticas públicas.
Qualquer tipo de avaliação ou de monitoramento de planos, de programas ou de
ações governamentais está baseado na análise de indicadores. (QUEIROZ,
Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba:
InterSaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de
acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras
realizadas, como é possível classificar os Indicadores?
Tendo em vista o questionamento
acima, analise as proposições abaixo indicando V para (Verdadeiro) ou F
para (Falso).
Após a análise das proposições,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(V) Indicadores de resultados e
indicadores de impacto.
(V) Indicadores de resultados
podem ser de produtos e de objetivos.
(F) Indicadores de soluções.
(F) Indicadores de custos.
|
A
|
V, F, V, V
|
|
B
|
F, F, V, V
|
|
C
|
V, V, F, V
|
|
D
|
V, V, F, F
|
|
E
|
V, V, V, V
|
Questão 2/5 - Sociologia Clássica
O
capitalismo é a história da expropriação do trabalhador que, com isso, fica
dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado
do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia; ele vê
como normal o fato de trabalhar, de receber um salário no final do mês e não
ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para
produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é
separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe
sua condição. Trata-se de um trabalho alienado. Essas considerações foram
desenvolvidas por qual sociólogo?
|
A
|
Émile Durkheim.
|
|
B
|
Auguste Comte.
|
|
C
|
Nicolau Maquiavel.
|
|
D
|
Karl Marx.
|
|
E
|
Max Weber.
|
Questão 3/5 - Políticas Públicas
O monitoramento e a avaliação são
conceitos interligados, mas apresentam distinções quanto aos seus objetivos e
as suas funções. MONITORAR significa acompanhar de forma sistemática e
consiste, fundamentalmente, na comparação de produtos ou resultados obtidos com
as metas ou quantidades programadas. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e
Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 203).
Considerando o texto acima e de
acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas,
assinale a resposta que contempla corretamente a definição de AVALIAR:
|
A
|
Avaliar é uma
tarefa complexa e compreende coletar informações não
apenas do
monitoramento, mas também de outras fontes para a
compreensão e a
explicação dos resultados causados pela política
pública sobre o público-alvo e sobre os
aspectos econômico, social
e ambiental do seu entorno.
|
|
B
|
Avaliar é uma
tarefa simples que não necessita de informações do
monitoramento,
mas somente dos resultados causados pela política pública.
|
|
C
|
Avaliar faz parte
do monitoramento e não é base para explicação dos
resultados
causados pela política pública.
|
|
D
|
Avaliar é uma
tarefa complexa e compreende coletar informações
somente relativas ao monitoramento.
|
|
E
|
Avaliar não é uma
tarefa complexa e compreende coletar informações
apenas do
monitoramento para a compreensão e a explicação dos
resultados
causados pela política pública sobre o público-alvo.
|
Questão 4/5 - Políticas Públicas
O IDH é uma medida que permite
avaliar e medir a qualidade de vida de uma população. Foi criado em 1990 pelo
economista paquistanês Mahbud ul Hag e, desde 1993, a ONU vem usando esse
indicador no seu relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD). (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas.
Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 205).
Considerando o texto acima e de
acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras
realizadas, com relação à construção do IDH, analise as proposições
abaixo indicando V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
Após a análise das proposições,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(V) Para a educação, o cálculo do
IDH considera dois indicadores: a taxa de alfabetização e a taxa de
escolarização.
(V) Para a longevidade,
considera-se o indicador esperança de vida ao nascer.
(V) Para a renda, é tomado o
Produto Interno Bruto (PIB) per capita da população.
(F) Para a educação, o cálculo do
IDH considera apenas um indicador: a taxa de nutrição.
|
A
|
V, V, V, V
|
|
B
|
V, V, V, F
|
|
C
|
V, V, F, V
|
|
D
|
F, F, V, V
|
|
E
|
V, F, V, V
|
Questão 5/5 - Sociologia Clássica
Segundo
Marx, por mais que o salário fosse alto, ele sempre iria se constituir apenas
de uma parte da riqueza que o trabalhador produz. A maior parte da riqueza era
apropriada pelo capitalista. Como Marx chamava a parte da riqueza gerada pelo
trabalhador que não era entregue a ele, mas sim apropriada pelo capitalista?
|
A
|
Mais-valia.
|
|
B
|
Reificação.
|
|
C
|
Materialismo histórico.
|
|
D
|
As relações de produção.
|
|
E
|
Luta de classes.
|
Gabarito
1 – D
2 – D
3 – A
4 – B
5 – A
Nenhum comentário:
Postar um comentário