domingo, 15 de julho de 2018

APOL: Politicas Publicas e Sociologia

Todas certas..


Questão 1/5 - Políticas Públicas
Os indicadores são instrumentos imprescindíveis no processo de formulação e de gestão das políticas públicas. Qualquer tipo de avaliação ou de monitoramento de planos, de programas ou de ações governamentais está baseado na análise de indicadores. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012).

Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, como é possível classificar os Indicadores?
Tendo em vista o questionamento acima, analise as proposições abaixo indicando V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(V) Indicadores de resultados e indicadores de impacto.
(V) Indicadores de resultados podem ser de produtos e de objetivos.
(F) Indicadores de soluções.
(F) Indicadores de custos.
A
V, F, V, V
B
F, F, V, V
C
V, V, F, V
D
V, V, F, F
E
V, V, V, V

Questão 2/5 - Sociologia Clássica
O capitalismo é a história da expropriação do trabalhador que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia; ele vê como normal o fato de trabalhar, de receber um salário no final do mês e não ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe sua condição. Trata-se de um trabalho alienado. Essas considerações foram desenvolvidas por qual sociólogo?
A
Émile Durkheim.
B
Auguste Comte.
C
Nicolau Maquiavel.
D
Karl Marx.
E
Max Weber.

Questão 3/5 - Políticas Públicas
O monitoramento e a avaliação são conceitos interligados, mas apresentam distinções quanto aos seus objetivos e as suas funções. MONITORAR significa acompanhar de forma sistemática e consiste, fundamentalmente, na comparação de produtos ou resultados obtidos com as metas ou quantidades programadas. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 203).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a resposta que contempla corretamente a definição de AVALIAR:
A
Avaliar é uma tarefa complexa e compreende coletar informações não
apenas do monitoramento, mas também de outras fontes para a
compreensão e a explicação dos resultados causados pela política
 pública sobre o público-alvo e sobre os aspectos econômico, social
 e ambiental do seu entorno.
B
Avaliar é uma tarefa simples que não necessita de informações do
monitoramento, mas somente dos resultados causados pela política pública.
C
Avaliar faz parte do monitoramento e não é base para explicação dos
resultados causados pela política pública.
D
Avaliar é uma tarefa complexa e compreende coletar informações
 somente relativas ao monitoramento.
E
Avaliar não é uma tarefa complexa e compreende coletar informações
apenas do monitoramento para a compreensão e a explicação dos
resultados causados pela política pública sobre o público-alvo.

Questão 4/5 - Políticas Públicas
O IDH é uma medida que permite avaliar e medir a qualidade de vida de uma população. Foi criado em 1990 pelo economista paquistanês Mahbud ul Hag e, desde 1993, a ONU vem usando esse indicador no seu relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 205).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, com relação à construção do IDH, analise as proposições abaixo indicando V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(V) Para a educação, o cálculo do IDH considera dois indicadores: a taxa de alfabetização e a taxa de escolarização.
(V) Para a longevidade, considera-se o indicador esperança de vida ao nascer.
(V) Para a renda, é tomado o Produto Interno Bruto (PIB) per capita da população.
(F) Para a educação, o cálculo do IDH considera apenas um indicador: a taxa de nutrição.
A
V, V, V, V
B
V, V, V, F
C
V, V, F, V
D
F, F, V, V
E
V, F, V, V

Questão 5/5 - Sociologia Clássica
Segundo Marx, por mais que o salário fosse alto, ele sempre iria se constituir apenas de uma parte da riqueza que o trabalhador produz. A maior parte da riqueza era apropriada pelo capitalista. Como Marx chamava a parte da riqueza gerada pelo trabalhador que não era entregue a ele, mas sim apropriada pelo capitalista?
A
Mais-valia.
B
Reificação.
C
Materialismo histórico.
D
As relações de produção.
E
Luta de classes.

Gabarito

1 – D
2 – D
3 – A
4 – B
5 – A

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