domingo, 8 de julho de 2018

APOL RI: Politicas publicas e sociologia


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Questão 1/5 - Sociologia Clássica
O francês Auguste Comte (1791-1857) aparece como um dos pioneiros na elaboração tanto da sociologia quanto das respostas que ela poderia dar aos desafios que lhe eram colocados.
Quanto à obra de Auguste Comte, indique se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta:

(F) Comte entendia que a sociedade que surgia da revolução francesa estava passando por um momento de desorganização e instabilidade. Essa sociedade só poderia ser reformada com a volta ao passado e aos valores tradicionais do feudalismo.
(V) Comte afirmava que a sociologia seria a última ciência a se desenvolver, uma vez que o seu objeto de estudo foi o último a alcançar um pleno desenvolvimento: a sociedade europeia.
(V) A sociologia, como ciência positiva, poderia restaurar a ordem social a partir do momento que conseguisse descobrir as leis que regiam o desenvolvimento das relações sociais.
(F) A obra de Comte e as reflexões que realizou sobre a sociedade e a ciência positivista continuam levantando questões e subsidiando as respostas a serem elaboradas. A sociologia comtiana continua, então, com fôlego explicativo para abordar as questões do presente.
(F) Outra questão apontada por Comte diz respeito à religião. Como a sociedade estava desorganizada, era preciso uma religião forte, pois a fé traria novamente a organização e a estabilidade sociais.
A
F – F – V – V – V
B
F – V – V – F – V
C
V – F – V – V – F
D
F – V – V – F – F
E
V – V – V – F – F

Questão 2/5 - Sociologia Clássica
Na sua obra Curso de filosofia positiva, Comte formulou a teoria dos três estágios pelos quais o conhecimento humano passaria até o seu pleno desenvolvimento: o teleológico, o metafísico e o positivo (ou empírico).
A respeito desses três estágios, é correto afirmar que:
A
No estágio teleológico a vontade divina, como fundamento da sociedade,
é substituída pelas causas naturais.
B
No estágio metafísico a ciência seria a forma de explicação do mundo,
da natureza e uma ferramenta de reforma para a sociedade.
C
O estágio positivo seria o último estágio do desenvolvimento do
 conhecimento humano.
D
No estágio positivo os pensamentos são guiados pela fé e pelas crenças.
E
No estágio positivo o fenômenos físicos e sociais seriam explicados pela
especulação filosófica.

Questão 3/5 - Políticas Públicas
Há grandes diferenças entre o planejamento empresarial e o planejamento governamental: enquanto o planejamento no setor privado está voltado para o lucro para maximizar os interesses dos acionistas, o planejamento público está explícita e diretamente voltado para o interesse público, para a promoção do bem social. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 180).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise se as proposições abaixo dizem respeito ao planejamento governamental, indicando V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
(V) a influência dos atores sociais envolvidos nas políticas públicas tende a aumentar as dificuldades e o grau de imprevisibilidade dos resultados pretendidos.
(F) não há influência dos atores sociais nas políticas públicas, muito menos estes podem interferir no grau de imprevisibilidade dos resultados pretendidos.
(F) não há influência dos atores sociais nas políticas públicas, muito menos estes podem interferir nas dificuldades dos resultados pretendidos.
(F) não há qualquer influência dos atores sociais nas políticas públicas.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
F, V, V, V
B
F, F, V, V
C
V, V, F, V
D
V, F, F, F
E
V, V, V, F

Questão 4/5 - Políticas Públicas
O marco lógico, também denominado quadro lógico, matriz lógica ou log frame, “é uma ferramenta de trabalho que permite apresentar de forma sistemática e lógica os objetivos de uma política pública ou de um projeto privado e as suas reações de causalidade” (AMADO; GUITTET, 1978).  (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 185).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, em relação à definição de marco lógico, analise as proposições abaixo indicando  V para (Verdadeiro) ou F para (Falso).
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(V) é uma ferramenta que pode ser utilizada para preparação, execução, avaliação e reprogramação de políticas públicas.
(V) é uma ferramenta bastante apropriada para a gestão de um programa governamental por permitir uma síntese das informações fundamentais para monitoramento durante sua execução.
(F) por meio desta ferramenta, não se consegue verificar em que grau o objetivo do programa está sendo atingido.
(F) é uma ferramenta que não se estrutura na forma de relações de causalidade e de meio-fim.
A
V, F, V, V
B
F, F, V, V
C
V, V, F, F
D
V, V, V, V
E
V, V, F, V

Questão 5/5 - Políticas Públicas
As decisões de um governo são decorrentes de um jogo social de vários atores ou stakeholders. Cada um deles quer fazer valer seus interesses – tanto no sentido de se beneficiar com as ações governamentais como não ter os seus interesses prejudicados. Os stakeholders agem segundo suas preferências e interesses e pretendem influir, condicionar, bloquear ou ativar as decisões públicas utilizando todo tipo de recursos.  (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 179-180).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta que define a “análise de interesses” ou a “análise de stakeholders”:
A
É uma ferramenta utilizada para identificar e analisar as relações de
 interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições)
envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de 
gestão de políticas públicas
B
É uma ferramenta utilizada não para identificar, mas sim somente para
analisar as relações de interesses entre os principais atores sociais
 (pessoa ou instituições) envolvidos direta ou indiretamente nos processos
 de formulação e de gestão de políticas públicas.
C
É uma ferramenta que nem identifica e nem analisa as relações de 
interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições) 
envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de 
gestão de políticas públicas.
D
É uma ferramenta que identifica e analisa as relações de interesses dos
particulares não envolvidos nos processos de formulação e de gestão de
políticas públicas.
E
É uma ferramenta que somente identifica, mas não analisa, as relações de
 interesses entre os principais atores sociais (pessoas ou instituições)
envolvidos direta ou indiretamente nos processos de formulação e de 
gestão de políticas públicas.

Gabarito
1 – D
2 – C
3 – D
4 – C
5 – A

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