Questão 1/5 - Arqueologia
Atente para o extrato de texto a
seguir:
“Maior
que a de outros campos do conhecimento que também utilizam a cultura material
como dado, essa forte identificação tem suas raízes, certamente, no fato de
que, por não poder contar mais com os atores sociais em cena, ela constitui a
fonte primária da Arqueologia para o acesso ao passado da humanidade, quando
não a única, como ocorre na arqueologia pré-histórica”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lima, T. A. Cultura
material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu
Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23,
jan./abr., 2011. p. 12.
Com base
no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio
Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, assinale a
alternativa que apresenta corretamente um exemplo de cultura material.
|
A
|
Animais vivos.
|
|
B
|
Plantas na natureza.
|
|
C
|
Construções.
|
|
D
|
Pensamento dos indivíduos.
|
|
E
|
Comportamento humano.
|
Questão 2/5 - Arqueologia
Atente para a citação a
seguir:
“Todos os
homens modernos que vivem hoje no mundo fazem parte de uma única espécie, a do Homo
sapiens sapiens. Quando teria surgido essa nossa espécie, onde? Há duas
maneiras de buscar informações e de tentar responder a essas perguntas: por
meio da genética e da paleontologia. Juntando-se ambas as vias de pesquisa, os
estudiosos têm proposto uma origem africana recente para o Homo sapiens
sapiens”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em FUNARI, P. P., NOELLI,
F. S. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 29.
Considerando o fragmento de texto
e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação:
Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre as características dos
hominídeos que deram origem ao homem, analise as afirmativas a seguir,
assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(V) O Homo sapiens sapiens é uma subespécie do Homo sapiens.
(F) O Homo sapiens nasceu do cruzamento do Homo sapiens com o Homo habilis.
(V) Homo neanderthalensis tinha alimentação à base de caça e coleta de vegetais.
(V) O Homo sapiens já apresentava postura ereta e configuração que temos hoje em dia.
(V) O Homo sapiens sapiens é uma subespécie do Homo sapiens.
(F) O Homo sapiens nasceu do cruzamento do Homo sapiens com o Homo habilis.
(V) Homo neanderthalensis tinha alimentação à base de caça e coleta de vegetais.
(V) O Homo sapiens já apresentava postura ereta e configuração que temos hoje em dia.
Agora,
indique a opção que apresenta a sequência correta:
|
A
|
F – F – V – V
|
|
B
|
F – V – F – V
|
|
C
|
V – F – V – V
|
|
D
|
V – F – F – F
|
|
E
|
V – F – F – V
|
Questão 3/5 - Arqueologia
Considere
o fragmento de texto a seguir:
“Costuma-se,
antes de propor uma escavação, encontrar informações em documentos, em
testemunhos orais, fotos e pinturas sobre possíveis ocupações antigas e, em
seguida faz-se um reconhecimento do terreno [...]”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P. P. Arqueologia.
São Paulo: Contexto, 2012. p. 29.
Com base
no fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Arqueologia,
Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre
prática arqueológica, indique uma metodologia de trabalho muito usual em
Arqueologia com intuito de facilitar a vida do arqueólogo.
|
A
|
Punção
|
|
B
|
Prospecção
|
|
C
|
Enquadramento
|
|
D
|
Sucção
|
|
E
|
Propulsão
|
Questão 4/5 - Arqueologia
Observe a afirmação a
seguir:
“No
contexto da Arqueologia antropológica norte-americana, surgiu um movimento, na
década de 1960, que se autodenominava [...] Arqueologia Processual, capitaneada
por Lewis Binford. Começou-se com o grito de guerra de que a ‘Arqueologia é
Antropologia ou não é nada’, em claro desafio ao caráter histórico da
Arqueologia histórico-cultural”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P.P. Teorias
e métodos na Arqueologia contemporânea: o contexto da Arqueologia Histórica. Mneme,
Revista de Humanidades, Rio Grande do Norte v. 6, n. 13, p. 1-5, dez./jan.,
2005. p. 2.
Com base
no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio
Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas indique que
outro nome recebe a corrente processualista na Arqueologia.
|
A
|
Nova Arqueologia
|
|
B
|
Colecionismo
|
|
C
|
Arqueologia Velha
|
|
D
|
Arqueologia de Gabinete
|
|
E
|
Arqueologia Contextual
|
Questão 5/5 - Arqueologia
Leia o extrato de texto a
seguir:
“A
arqueologia é uma atividade profundamente sedutora e o patrimônio arqueológico
exerce grande fascínio sobre o público. Essa atração, quando bem canalizada
pela educação, gera respostas muito positivas”.
Após esta
avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, T. Um Passado
para o Presente: Preservação Arqueológica em Questão. In: LIMA, Tânia
Andrade (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Patrimônio Arqueológico: o desafio da preservação. Brasília: IPHAN, n. 33, p.
6-21, 2007. p. 8-9.
Levando em consideração a
passagem de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio
Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, sobre educação
patrimonial, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras
e F para as falsas.
( F) A educação patrimonial limita-se ao ensino das técnicas de escavação em sala de aula.
(V) Pedagogos e licenciados cumprem papel crucial no processo de ensino e aprendizagem da educação patrimonial.
(F) A educação patrimonial está voltada apenas para academia e profissionais que trabalham com arqueologia.
(V) A educação patrimonial favorece um diálogo entre profissionais de arqueologia e comunidade.
( F) A educação patrimonial limita-se ao ensino das técnicas de escavação em sala de aula.
(V) Pedagogos e licenciados cumprem papel crucial no processo de ensino e aprendizagem da educação patrimonial.
(F) A educação patrimonial está voltada apenas para academia e profissionais que trabalham com arqueologia.
(V) A educação patrimonial favorece um diálogo entre profissionais de arqueologia e comunidade.
Agora, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta:
|
A
|
V – F – V – F
|
|
B
|
F – V – F – V
|
|
C
|
F – F – F – V
|
|
D
|
V – V – V – F
|
|
E
|
F – F – V – F
|
2 comentários:
boa noite, vc parou de fazer as de RI ?
Estou postando apenas as APOLs mas continuo RI, não parei não....
Postar um comentário